A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário - página 1
Pre-visualização do material Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário - página 2
Pre-visualização do material Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário - página 3

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

1. Pergunta 1
/1
As Forças Armadas incluem três organizações: Exército, Marinha e Aeronáutica, as quais visam à defesa nacional. Quanto ao fornecimento de refeições, os SA que atendem as Forças Armadas podem seguir as mesmas recomendações de outros do setor de trabalho, com algumas especificações.
I)Respeitando-se os círculos hierárquicos, que tratam do âmbito de convivência entre militares de uma mesma categoria, os salões de refeições dividem-se de acordo com a patente.
II)O Manual de Alimentação das Forças Armadas, aprovado pela Portaria Normativa 219 do Ministério da Defesa, de 12/2/2010, aprova o Manual de Alimentação das Forças Armadas, focando principalmente na estrutura física para a produção de refeições.
III)A Normativa 219 de 12/2/2010 enfatiza a importância de uma alimentação adequada, a qual deve promover a saúde do efetivo por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, ou seja, que forneça macro e micronutrientes em quantidade e qualidade adequadas. Até mesmo devido à peculiaridade do público-alvo, que é composto pelas equipes de serviço que devem ter 100% de suas necessidades nutricionais atendidas, pois permanecem 24 horas nas Organizações Militares.
IV)Destaca-se o módulo de alimentação a pontos remotos, sistema de abastecimento alimentar para ser usado em pontos distantes, montado em containers, que podem ser transportados em aviões. Esses módulos incluem gerador e distribuidor de energia elétrica e água potável, almoxarifado de produtos secos e perecíveis, área de produção (cozinha), área de distribuição das refeições e de higienização, em que são instalados refrigeradores, armários refrigerados, frigideiras elétricas, fornos, exaustores, cubas, banho-maria e máquina de lavar louças.
Correta
(B) Estão corretas somente as l,lll, lV
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Estrutura física, previsão de equipamentos e utensílios de uma UAN hospitalar devem seguir os mesmos padrões conceituais necessários para o planejamento de UAN voltadas ao público sadio. No entanto, devem contemplar áreas específicas que objetivam o preparo e a distribuição de refeições a pacientes, sendo elas:
I)Recebimento de mercadorias, estoque, lactário, nutrição enteral.
II)Instalações sanitárias e vestiários, higienização de material de limpeza, estoque, cozinha dietética.
III)Lactário, cozinha dietética, nutrição enteral, copas de apoio.
IV)Cozinha dietética, copas de apoio, recebimento de mercadorias, higienização de material de limpeza.
V)Recebimento de mercadorias, área de gás, copas de apoio.
Correta
(A) Apenas a afirmação III 
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
Recomendações gerais podem ser feitas para os diversos SA, porém, a análise detalhada das particularidades de cada estabelecimento não pode ser esquecida, sob pena de não se adaptarem corretamente aos objetivos propostos por cada serviço. O setor do trabalho inclui empresas do ramo industrial, em que o fornecimento de refeições visa atender aos trabalhadores com relação aos seus direitos e contribuir para manutenção da sua saúde, minimizando índices de acidentes de trabalho e melhorando a produtividade. Importante nesse setor ressaltar a importância do programa de alimentação do trabalhador (PAT) e a norma regulamentadora (NR) 24. No setor do trabalho:
I)O dimensionamento e a composição das áreas podem variar amplamente de acordo com o estilo do cardápio, mas, devem contar, em geral, com os principais: setores de recepção e inspeção; pré-preparo; distribuição; higienização; áreas administrativas, como secretaria, planejamento e supervisão técnica; sanitários para clientes e funcionários.
II)Deve-se considerar tipo de refeições oferecidas, sendo que, em geral, as empresas oferecem pelo menos uma grande refeição, sendo o almoço a mais comum, porém também pode ser oferecido desjejum, jantar, ceia e lanches. O desjejum pode ser preparado nas mesmas áreas de pré-preparo e preparo em que são produzidas as grandes refeições, ou, quando existe um local para preparo de lanches, o desjejum pode ser feito no mesmo local.
III)Deve-se considerar inicialmente o número de refeições servidas, visto que quanto maior o número, menor será a necessidade de separação entre os setores de trabalho.
IV)Algumas unidades necessitam de um local específico para preparação e expedição de café, que irá atender à produção de café durante as refeições e para abastecer os setores da empresa ao longo do dia. O porte de uma ou mais cafeteiras dependerá da demanda da unidade.
Correta
(A) Estão corretas somente as ll,lV
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
Lactário é a área destinada a produção, envase, distribuição e higienização de fórmulas lácteas e complementares a lactentes, em estabelecimentos assistenciais de saúde que têm atendimento pediátrico, produzindo mamadeiras, chás, sucos e, em alguns casos, sopas para as crianças internadas. Quando houver setor de nutrição enteral, os ambientes poderão ser compartilhados com o lactário em condições específicas. A localização do lactário deve preconizar os seguintes fatores:
I)Maior afastamento possível de áreas de casos infectocontagiosos.
II)Maior afastamento possível das áreas de circulação de pessoal, pacientes e visitantes.
III)Máxima proteção contra contaminação do ar.
IV)Maior afastamento possível do berçário.
V)Maior afastamento possível do SA.
Correta
(A) Estão corretas somente as l,ll,lll
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
O número de passageiros de avião em rotas nacionais no Brasil aumentou 170% entre os anos de 2004 e 2014. Consequentemente, os serviços de catering aéreo também aumentaram consideravelmente, o que exigiu das empresas responsáveis pela produção das refeições servidas nos aviões investimentos em modernos sistemas de controle de qualidade na produção. Além da aquisição de gêneros alimentícios de qualidade e boa procedência e do controle rigoroso no recebimento e armazenamento de insumos, o planejamento criterioso do cardápio é um dos pontos fundamentais para se garantir a qualidade sensorial, nutricional e sanitária das refeições produzidas pelos serviços de catering aéreo.Fonte: Mendonça, R.T. Cardápios técnicas e planejamento. Rio de Janeiro: Rubio, 2014 (adaptado).
Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Além das alterações nutricionais, microbiológicas e sensoriais que podem ocorrer nas refeições transportadas, a elaboração de um cardápio para o serviço de catering aéreo exige atenção redobrada quanto à utilização de alimentos indigestos.
PORQUE
II. A pressurização dos aviões potencializa o efeito de alguns alimentos de difícil digestão, podendo causar desconfortos gastrintestinais em quem os consome.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Correta
(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
O setor de educação infantil, fundamental e médio varia bastante, principalmente se público ou privado. O dimensionamento deve considerar os tipos de refeições que serão servidos e o padrão do cardápio.
I)Escolas públicas recebem recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que devem ser destinados à compra de gêneros.
II)Com relação à estrutura, recomenda-se que, no mínimo, seja separada a área em que se trabalhe com alimentos crus e cozidos.
III)Escolas públicas recebem recursos do PNAE que devem ser destinados a reformas ou manutenção da estrutura física.
IV)As escolas atendem crianças e adolescentes, com per capita de alimentos menores e, consequentemente, equipamentos de menor porte e setor de armazenamento também reduzido.
V)Índices para cálculo da área de cada setor (dimensionamento) são recomendados para unidades do ensino infantil, fundamental e médio, de pequeno porte.
Correta
(C) Estão corretas somente as l,ll,lV
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
O setor comercial inclui restaurantes de hotéis, os quais se assemelham com os restaurantes comerciais quanto à estrutura física. Além do atendimento aos hóspedes,