Buscar

Contextulizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINNASSAU
CURSO NUTRIÇÃO
DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
NOME DO(A) PROFESSOR(A) ARIELE MILET DO AMARAL 
NOME DO(A) TUTOR(A) MISMA MAHELI AS DA SILVA
NOME DO(A) ALUNO(A) IGOR FILIPE BEZERRA DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Contaminação Cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos de um alimento contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado. Existem aproximadamente 250 tipos de doenças alimentares, responsáveis por sérios problemas de saúde pública e expressivas perdas econômicas (Oliveira et al., 2010). Sua principal característica é o desenvolvimento de sinais e sintomas entéricos que acometem a população, em geral podendo resultar em surtos de variadas proporções (Dias et al., 2011).
A Contaminação cruzada tem uma grande influência nos altos números de Doença Transmitida por Alimentos (DTA’s), alguns fatores podem influenciar o crescimento desses números, uma limpeza inadequada após a manipulação de alimentos crus, como por exemplo, carne de frango, pode exercer um papel fundamental na contaminação por Salmonella no ambiente doméstico, salientando-se inclusive que este patógeno possa sobreviver por pelo menos 24 horas em superfícies encontradas nas cozinhas (PARRY et al., 2005)
A contaminação cruzada pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície por meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Um exemplo é o a tabua de corte de carne que depois do uso, não foi bem higienizada e foi novamente utilizada para o corte de outro gênero, como vegetais. Os Micro-organismo presentes na carne que estiverem em contato e ficarem na tabua, logo se transferiram para os vegetais devido as condições ideias para o seu crescimento e desenvolvimento de forma a estes, vemos aqui um veículo de contaminação e risco a saúde (STOLARSKL et al., 2015).
Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar esse tipo de contaminação, como por exemplo, separar as carnes cruas de outros alimentos, usar facas e tabuas separadas para alimentos crus e cozidos, pois esses utensílios são uns dos maiores responsáveis pela contaminação cruzada, devemos também guardar alimentos em recipientes fechados, lavar bem os utensílios e as mãos após manipular alimentos crus, guardar na geladeira os alimentos preparados ainda quentes, evitando assim a contaminação.
Levando em conta o grande índice de doenças transmitidas por alimentos, devemos tomar todos as precauções para não ocorrer transferências de patógenos de alimento contaminado para outro não contaminado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
OLIVEIRA, Ana Beatriz Almeida de et al. Doenças transmitidas por alimentos, principais agentes etiológicos e aspectos gerais: uma revisão. Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 30, n. 3 (Jul./set. 2010), p. 279-285, 2010.
DE MELO, Eveny Silva et al. Doenças transmitidas por alimentos e principais agentes bacterianos envolvidos em surtos no Brasil. Pubvet, v. 12, p. 131, 2018.
Oliveira, Camila. Fontes de contaminação cruzada, Contaminação cruzada pg. 27,32 Ser educacional
ANVISA. Agência nacional de vigilância sanitária. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anos-anteriores/anvisa-alerta-para-perigo-de-contaminacao-cruzada-em-alimentos Acesso em: 08/06/2022
Parry SM, Slader J, Humphrey T, Holmes B, Guildea Z, Palmer SR, SEWIDLG. A caseϰϳ control study of domestic kitchen microbiology and sporadic Salmonella infection. Epidemiol Infect. 2005;133:829–835

Outros materiais