Buscar

TGP REVISÃO PARA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- (FCC - 2010 - TJ-MS - Juiz) -  É princípio informativo do processo civil o princípio:
A) da inércia, significando que o processo se origina por impulso oficial, mas se desenvolve por iniciativa da parte.
B) da eventualidade, significando que as partes devem comparecer em todos os atos do processo, manifestando- se eventualmente.
C) da congruência, significando que o juiz deve ser coerente na exposição de suas razões de decidir.
D) da instrumentalidade das formas, significando que o ato deve ser considerado em si mesmo, sem preocupações teleológicas.
E) CERTO-dispositivo, significando que o juiz não pode conhecer de matéria a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.
2- Os princípios constitucionais são as principais normas fundamentais de conduta de um indivíduo mediante as leis já impostas, além de exigências básicas para tratar uma determinada situação e podem ser classificados como a base do próprio Direito. A propósito, a regra constitucional segunda a qual "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", expressa o seguinte princípio:
A) Juiz Natural.
B) Isonomia.
C) Investidura.
D) Legalidade.
E) CERTO- Inafastabilidade do controle jurisdicional.
3- O art. 5º, inciso LV da Constituição Federal consagra o Princípio do Contraditório. Com o advento do NCPC é claro ao determinar em seu art. 9º, que ¿Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida¿. Tal fenômeno vem sendo denominado, pelos estudiosos do Direito como:
A) CERTO- Neoconstitucionalismo
B) Neo-adequação
C) Neoprocessualismo dualista
D) Constitucionalismo liberal
E) Neoprocessualismo
4- São princípios da Jurisdição
A) Igualdade, contraditório e ampla defesa
B) dignidade da pessoa humana e solidariedade social
C) CERTO- Devido processo legal, isonomia e inafastabilidade
D) dignidade da pessoa humana e inafastabilidade
	E) Imunidade e solidariedade
5- (FCC/ALESE/2018) - Os princípios processuais da inércia da jurisdição, da isonomia e da primazia do mérito significam, respectivamente, que o Judiciário:
A) deve vencer sua inércia, visando a tornar-se mais eficiente, em prol da sociedade; deve o juiz tratar as partes com igualdade; e o mérito do pedido deve prevalecer, devendo o juiz suprir e sanar irregularidades em qualquer ocasião.
B) CERTO- só age, como regra, quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com igualdade no processo; e deve, o juiz, priorizar a prestação da jurisdição julgando o mérito da ação, sempre que for possível suprindo e sanando irregularidades processuais.
C) só age, como regra, quando provocado pelas partes; o juiz deve ser imparcial e observar o contraditório e a ampla defesa; e o pedido de maior mérito deve ser julgado procedente pelo juiz.
D) só age quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com base na lei, observando o contraditório e a ampla defesa; e somente quem tem mérito deve vencer o processo, não se permitindo privilégios a ninguém por sua condição pessoal.
E) age com menos eficiência do que deveria, mostrando-se inerte; o juiz deve tratar as partes com igualdade; e o juiz deve julgar com prioridade o mérito, sanando as irregularidades processuais sempre que possível.
6- Antonio Macedo Filho, representado por sua genitora, promoveu ação de conhecimento em face de Pedro Macedo para obter pensão alimentícia. Ocorre que o magistrado julgou o pedido procedente sem fundamentar a sentença, o que viola de forma específica o princípio:
A) do juiz natural.
B) CERTO- da motivação das decisões judiciais.
C) da duração razoável do processo.
D) da isonomia.
E) da publicidade.
7- Analisando o princípio constitucional da inafastabilidade do controle jurisdicional, marque o item correto:
A) aplica-se ao processo civil e significa a obrigatoriedade de o Juiz decidir as demandas propostas, quaisquer que sejam.
B) aplica-se ao processo civil e significa que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei para impedir a prestação jurisdicional.
C) não se aplica ao processo civil, por ser próprio do Direito Material.
D) CERTO- aplica-se ao processo civil e significa que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão ou ameaça a direito.
E) não se aplica ao processo civil, por ser de direito substancial constitucional.
8- Diz respeito ao principio da isonomia:
A) Todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de serem consideradas nulas de pleno direito.
B) Ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal.
C) CERTO- Em âmbito processual, significa restabelecer o equilíbrio entre as partes, e possibilitar a sua livre e efetiva participação no processo, como corolário do princípio do devido processo legal.
D) O princípio se impõe como uma garantia fundamental essencial, possibilitando o início da relação processual e permitindo-se invocar a tutela do Estado
E) Constitui projeção do direito constitucional à informação e suporte para a efetividade do contraditório, garantindo o controle da sociedade sobre a atividade jurisdicional desenvolvida.

Outros materiais