Buscar

Teoria das Organizações aula 07-04

Prévia do material em texto

Professora:
Sheila Brandão Mirandola
Teoria das Organizações
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
 Robbins (2002), define comportamento organizacional como uma área de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das organizações.
A partir da década de 1950 que se desenvolve inicialmente nos Estados Unidos uma nova concepção de administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e sobretudo uma nova visão da teoria da administração baseado no comportamento humano nas organizações. 
2
A ORIGEM DA TEORIA COMPORTAMENTAL
 
 O movimento behaviorista surgiu com a evolução de uma dissidência da Escola das Relações Humanas, que reserva a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho. 
A teoria comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativa. 
3
NÍVEIS DE ESTUDO DO COMPORTAMENTO SEGUNDO ROBBINS (2002) 
Nível indivíduo: estuda as varáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização, como idade, sexo, estado civil, valores e personalidade.
Nível do grupo: estuda o comportamento dos grupos e trata de tópicos como a diferença entre grupo e equipe, formação de equipes eficazes, padrões de comunicação, estilos de liderança, níveis de conflito
Nível dos sistemas organizacionais: estuda as diferentes formas de estrutura organizacional e trata tópicos tais como desenho da organização formal, processos de trabalho, políticas e práticas de gestão de pessoas.
4
TEORIA COMPORTAMENTAL 
 
A Teoria Comportamental procurava demonstrar variedade de estilos da administração que estão à disposição do administrador. A administração das organizações em geral está fortemente condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem dentro delas, o comportamento das pessoas. Estas convicções moldam não apenas a maneira de conduzir as pessoas, mas também a maneira pela qual se divide o trabalho, se planejam e organizam as atividades.
5
6
 TEORIA DOS DOIS FATORES
Frederick Herzber, foi autor da teoria dos dois fatores que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Para ele existiam dois fatores que afetavam o indivíduo:
Fatores motivadores: a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes no cargo
Fatores higiênicos: a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão , dos colegas e do contexto geral do cargo.
 
7
8

Continue navegando