Buscar

Didática e a Formação do Professor discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:448767) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9310186
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da Pedagogia Progressista, encontramos a tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, a qual temos como representantes os educadores brasileiros Demerval Saviani e José Carlos Libâneo, e, nesta perspectiva, muitos professores seguem esta linha de trabalho que objetiva determinar que a escola  tem o papel de transformar o ensino, garantindo-o com qualidade. A partir desta afirmação, escreva uma redação com o tema: COMO A TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DO CONTEÚDO SE APRESENTA COM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE ENSINO E O PAPEL DO PROFESSOR.
	Resposta Esperada:
Na tendência Crítico Social dos Conteúdos, a escola possui um papel determinante, pois ela passa a auxiliar no desenvolvimento do conhecimento crítico e deixa de classificar o aluno, tendo uma gestão democrática. Com relação aos conteúdos de ensino, os conhecimentos universais devem ser mantidos e realizar uma conexão entre o que ocorreu na história e relacioná-la com a contemporaneidade, sendo que o papel do professor, neste momento, passa a ser de mediador e que aguçará a curiosidade destes alunos e despertará neles a possibilidade de conectar o que está ocorrendo na atualidade com fatos ocorridos no passado. É importante que o professor perceba que o pensar e a construção do saber do aluno não podem ficar estagnados, mas que este aluno possa superar a visão fragmentada do conteúdo por uma visão mais clara e reflexiva.
Parte inferior do formulário
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448766) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9382898
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Pelos corredores das escolas e em reuniões pedagógicas costumam-se ouvir inúmeras inverdades com relação à avaliação da aprendizagem. Com relação a isso, ouve-se que a promoção dos alunos tira o estímulo dos mais estudiosos, ou ainda a qualidade do ensino diminui quando todos os alunos são promovidos. A qualidade de ensino diminuiu a partir do momento em que todos os alunos são promovidos? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
Não é verdade, pois é necessário que sejam observados diversos elementos para que se obtenha o baixo nível de qualidade escolar.
Podemos determinar que o baixo nível de ensino se dá pela falta de organização e de objetivos claros junto  às esferas nacionais, estaduais e municipais. A falta de informações dos profissionais da educação com relação à teoria e à prática desencadeiam sérios problemas no espaço educacional. Existem profissionais que ainda acreditam que a escola tradicional em sua totalidade seja a mais correta e acabam engessando o movimento de construção do conhecimento por parte do aluno.
Ao professor cabe reformular-se em seu trabalho dentro do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma possível mudança neste quadro de apatia pedagógica.
	2.
	Dentro da didática, podemos determinar a evolução que esta vem obtendo, e é impossível deixar de falar sobre alguns dos filósofos que auxiliaram no seu desenvolvimento, como o notável escritor e filósofo Jean Jacques Rousseau, que escreveu entre tantos documentos o contrato social. As ideias deste filósofo influenciaram outros filósofos, como Johann Heinrich Pestalozzi. Frente a isso, disserte sobre o método que Pestalozzi usava e qual sua preocupação com relação ao homem.
	Resposta Esperada:
Sua preocupação estava relacionada à formação de um homem absoluto, sendo que este aprende fazendo. Neste método, a preocupação estava com relação à forma como ele acontecia, através de suas habilidades e valores e não com relação ao conteúdo. Assim sendo, partia-se do que já se sabia para o novo conhecimento. Este filósofo foi considerado como o fundador da escola primária. Cabe ressaltar que este filósofo amava a educação e buscava, na sua época, uma educação voltada para o povo e não somente para os mais abastados. Sua preocupação estava voltada para o desenvolvimento físico, moral e intelectual das crianças e jovens, sendo esta desenvolvida através de experiências vivenciadas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais