Mercado de Capitais - Avaliação FINAL
5 pág.

Mercado de Capitais - Avaliação FINAL


DisciplinaAdministração145.119 materiais1.047.013 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Mercado de Capitais
	Avaliação:
	1. Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os Produtos de Investimento Financeiro, também conhecidos como ativos financeiros, são utilizados para diversas finalidades e por diversos agentes econômicos. As famílias, as empresas, as instituições financeiras e também o próprio Estado realizam investimentos através de diversos produtos, cada qual com seus objetivos. Com relação às características dos produtos de Investimento Financeiro, analise as afirmativas a seguir:
I- Os investimentos de renda fixa são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente.
II- O investimentos de Renda Variável são aqueles em que o rendimento é prefixado, faz parte das condições do título.
III- Os investimentos de renda fixa são aqueles em que o rendimento não é prefixado, não faz parte das condições do título.
IV- O investimentos de Renda Variável são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente, podendo ter seu rendimento atrelado inteiramente de forma prefixada ou vinculado à correção monetária (pós-fixada).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	A ciência econômica se preocupa com o estudo da alocação dos recursos produtivos na economia. Esta preocupação se deve ao fato de que os indivíduos possuem necessidades, vontades e desejos diferentes uns dos outros e são ilimitados. Como são chamados os agentes econômicos que formam poupança, ou seja, consomem menos do que ganham?
	 a)
	Agentes escassos.
	 b)
	Agentes superavitários.
	 c)
	Agentes deficitários.
	 d)
	Agentes financeiros.
	3.
	Nos investimentos em papéis financeiros apresenta-se uma série da fatores de risco a serem considerados, um deles é o risco de mercado em si. Este risco envolve fatores que estão acontecendo nos fatores externos que podem influenciar no desempenho, e que podem ter impacto no preço do capital desses investimentos. Sobre esses fatores de risco, analise as sentenças a seguir:
I- Se uma empresa, que atua em bolsa, tiver grandes volumes de investimentos nos mercados futuros em moeda estrangeira, logo, uma crise econômica internacional poderia impactar nas perspectivas de rentabilidade da empresa, havendo pressão de perda valor das ações em questão.
II- Este tipo de risco tem vínculo com o comportamento do preço do ativo financeiro conforme as condições de gestão das empresas responsáveis pelo pagamento desses ativos financeiros.
III- Existem fatores de riscos macroeconômicos que podem influenciar nos investimentos no mercado de capitais, a mera mudança de perspectiva econômica das grandes economias podem influenciar nos investimentos financeiros.
IV- Investidores que tiverem investimentos em ações com empresas que possam vir a ter fortes valores em empréstimos em debêntures, em US$, após a valorização do dólar americano, poderá ter impacto no preço das ações dessas empresas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	No mercado de capitais há uma série de riscos a serem considerados, um deles é o risco de pagamento, ou seja, há possibilidade de os recursos investidos não serem pagos, especialmente no momento do vencimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando uma grande empresa tiver problemas na hora de pagar suas obrigações, logo, os detentores de debêntures poderão sofrer perdas conforme o nível de risco de crédito da empresa.
(    ) O risco de crédito do país pondera a possibilidade da falta de pagamento dos vencimentos dos papéis da dívida pública. Assim, quanto maior o país, menor será a TMA exigida.
(    ) O risco de debêntures mede a possibilidade da falta de pagamento dos papéis de dívida das entidades públicas focadas em atividades econômicas produtivas.
(    ) O aumento da porcentagem de inadimplência de um banco prejudica os papéis financeiros deste banco, logo, esses papéis começam a perder valor, em função do aumento do risco de crédito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um produto de investimento de renda fixa e carrega em si o risco de crédito da instituição que irá realizar o pagamento dos juros e do valor principal da aplicação aos investidores na data de resgate (caso resgatado antes do prazo final) ou ao final da aplicação. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos CDBs.
	 a)
	Os prazos servem para os bancos terem conhecimento de seus fluxos e poder utilizar essa captação de recurso para ofertar seus empréstimos e financiamentos, utilizar essa captação, de maneira geral.
	 b)
	Quanto maior o prazo, os bancos tendem a oferecer uma rentabilidade menor para esses CDBs.
	 c)
	Por se tratar de um produto de renda variável, não deve ser determinado o prazo de vencimento.
	 d)
	Estão autorizados por lei a emitir CDBs as Factoring.
	6.
	Os investimentos de renda fixa são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente, podendo ter seu rendimento atrelado inteiramente de forma prefixada ou vinculado à correção monetária (pós-fixada), ou às variações das taxas de juros nominais. Aplicadores, após um período definido pelo título, terão um ganho financeiro acrescido de juros. Não somente o governo emite títulos, os bancos também dispõem desta ferramenta chamada de títulos privados, nos quais, no vencimento, o investidor recebe o valor acrescido de juros. Qual a denominação destes títulos?
	 a)
	Crédito Direto ao Consumidor.
	 b)
	Repasse de Recursos.
	 c)
	Depósitos Interbancários.
	 d)
	Certificados de Depósitos Bancários.
	7.
	Entre as alternativas de aplicação disponíveis no mercado estão os títulos públicos, os certificados de depósito bancário, os recibos de depósito bancário, as letras de câmbio, entre outros. Os títulos emitidos pelo governo são extremamente úteis para a condução de políticas macroeconômicas no país. Com relação aos títulos públicos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os títulos públicos são aqueles emitidos pelas empresas, mas que ficam em poder do público por tempo indeterminado.
II- A emissão de títulos públicos tem como um de seus objetivos captar recursos para atender às necessidades do governo.
III- Os títulos públicos são pré-fixados e não indexados à inflação, uma vez que suas taxas de remuneração são conhecidas anteriormente à aplicação.
IV- Por meio de uma LFT - Tesouro SELIC, o Tesouro Nacional consegue remunerar o investidor com base na Taxa Selic do período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	8.
	Várias empresas podem ter seus recursos financeiros negociados na bolsa de valores. Para que essas empresas possam ter suas ações negociadas, é necessário que elas atendam a algumas exigências da Comissão de Valores Mobiliários. Dentre essas empresas, estão as empresas de capital aberto. Assinale a alternativa CORRETA que caracteriza uma empresa de capital aberto:
	 a)
	Empresa de capital aberto divide suas ações com um grande número de acionistas.
	 b)
	Empresa de capital aberto é aquela que possui um investidor ou um pequeno grupo de investidores.
	 c)
	Empresa de capital aberto são todas as empresas familiares.
	 d)
	Empresa de capital aberto tem suas ações divididas por um pequeno número de acionistas.
	9.
	Na economia moderna,