Buscar

Trabalho de processo civil11

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS-(PUC-GO)
EDRI- ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DANIELA ABREU BENÍCIO 
CORREÇÃO DE PROVAS 1N1 E 2N1
TURMA A01
PROF. LUIS CARLOS DE CASTRO COELHO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
1. Com relação aos princípios gerais do direito processual civil, analise as afirmativas seguintes: 
I. Os princípios, em relação ao modelo constitucional de processo civil, são mandados de otimização do sistema com conteúdo normativo de teor mais aberto se comparados às regras, podendo-se afirmar que a coisa julgada é uma regra que densifica, primordialmente, o princípio da segurança jurídica. 
CERTO: ​A doutrina processualista brasileira reconhece um modelo processual estabelecido na constituição, podemos perceber isso ao lermos o art 1° do Código de processo civil. Os princípios são uma espécie de valores que norteiam a direito, tendo aplicação mais ampla enquanto a lei tem uma aplicação mais concreta, sendo assim os princípios criam condições mais favoráveis ao sistema como forma de propiciar segurança jurídica para as partes, princípio que se consagra com o instituto da coisa julgada. 
II. O princípio do devido processo legal decorre da norma contida na Constituição, no art. 5º, LIV, garantindo às partes voz e meios para se defenderem, respeitando os direitos fundamentais. 
 CERTO ​O devido processo legal é um princípio do qual decorrem princípios como contraditório e ampla defesa. Exemplo ART. 5º, LIV, CF: NINGUÉM SERÁ PRIVADO DA LIBERDADE OU DE SEUS BENS SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL. 
III. No que diz respeito ao princípio da inafastabilidade da jurisdição como meio de propiciar o amplo e incondicionado exercício ao direito de ação, é perfeitamente exigível o depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial interposta para discussão da exigibilidade do crédito tributário, consagrando-se a regra do solve et repete.
 ERRADO. ​A cláusula solve et repete , que significa pague e depois reclame, é uma renúncia à exceção de contrato não cumprido (artigos 476 e 477 do Código Civil) foi afastada peremptoriamente pelo STF, na súmula vinculante 28 que dispõe que é inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário. 
IV. Segundo o princípio da congruência, deve o juiz decidir, observados os limites da lide estabelecidos pelo pedido do autor, evitando-se decisões extra petita, citra, infra petita ou ultra petita.
 CERTO​ O juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, conforme dispõem os arts. 141 e 492 do CPC/2015, para que não conceda mais ou menos do que o autor pediu. O princípio da congruência também é chamado de princípio da adstrição ou correlação. 
A partir da análise, conclui-se que estão corretas: Alternativas:
 a) I e III apenas. 
b) I, II e IV, apenas.
 c) II e III apenas. 
d) III e IV apenas. 
 
2. Acerca dos princípios do processo civil, assinale a alternativa incorreta: ​Alternativa incorreta letra “B”. 
 a​) A inobservância, pelo juiz, do princípio da adstrição, tem o condão de gerar ofensa aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. CERTO​. ​O princípio da adstrição, correlação ou congruência, indica que a sentença deve resolver a lide conforme o que foi pedido pelo autor, nem 
mais (sentença extra petita) nem menos (ultra petita),(art. 492, CPC/2015). E ainda evitando o que se denomina de decisão surpresa, expressamente vedada pelo art. 10, CPC/2015, segundo o qual “O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício”. Por isso, afirma-se que a petição inicial é um espelho da sentença. 
 b) ​Observa o princípio da igualdade das partes o juiz que determina a emenda da inicial, antes de indeferi-la. 
 ERRADO. ​ O juiz que verificar a existência de vícios sanáveis na petição inicial, e solicitar à parte sua emenda indicando precisamente o que deve ser corrigido ou emendado antes de indeferi-la, não observa o princípio da igualdade e sim o do contraditório. 
c) ​A legislação brasileira contempla situações em que o juiz está autorizado a agir de ofício, mitigando-se, nessas hipóteses, o princípio dispositivo. 
CERTO. ​Além das matérias que o juiz pode (e deve) conhecer de ofício enquanto não ocorrer o trânsito em julgado (art. 485, §3.º, CPC/2015), há outras hipóteses que excepcionam o princípio do dispositivo, por exemplo, nas hipóteses em procedimento de jurisdição voluntária (arts. 738 e 744, CPC/2015), que podem ser iniciadas de ofício pelo juiz. 
d) ​Pelo princípio do contraditório, o autor pode deduzir a ação em juízo, alegar e provar os fatos constitutivos de seu direito, e ao réu é assegurado o direito de contestar todos os fatos alegados pelo autor, como também o de fazer a prova contrária, ainda que em caso de revelia. 
CERTO. ​O direito ao contraditório é uma garantia fundamental que se encontra no art. 5º, LV, Constituição Federal, o qual não impede o réu revel de produzir provas, desde que compareça no tempo oportuno (Súmula 231, STF). Não pode o juiz decidir qualquer questão, ainda que seja autorizado de ofício, sem der oportunidade a prévia manifestação das partes, respeitando aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório e da cooperação. O CPC/2015, entendendo o contraditório como sinônimo de efetiva participação das partes, proíbe expressamente a decisão das questões de ordem pública “decisões de terceira via”, sem a prévia oitiva das partes, com excessão das hipóteses previstas em lei: “não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida. Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica: I – à tutela provisória de urgência; II – às hipóteses de tutela de evidência previstas no art. 311, incisos II e III; III – à decisão prevista no art. 701” (art. 9º, CPC/2015). 
3. O Código de Processo Civil prevê que o comparecimento espontâneo do réu aos autos supre a falta de sua citação. Nessa norma vislumbra-se o princípio processual:
 A regra a qual se refere a questão está contida no art. 259 §1º do Código de Processo Civil. Correta alternativa "A" 
a) da instrumentalidade dos atos processuais. 
CERTO. ​Para que a citação seja valida, devem ser observadas todas as formalidades previstas na lei processual, sob pena de renovação do ato. Assim, o art. 214, § 1º, do Código de Processo Civil, dispõe que "para a validade do processo é indispensável a citação inicial do réu" e "o comparecimento espontâneo do réu supre a falta de citação.” Dessa forma, o princípio da instrumentalidade prevê que o ato que alcançar o fim ao qual foi destinado será válido, mesmo, que praticado de outra forma, que não a prevista em lei, desde que não cause prejuízo para a parte contrária. 
 b) da eventualidade. 
 ERRADO. ​É um dos princípios norteadores da contestação. Assegura que surgindo uma oportunidade para a prática de um ato e está sendo ignorada impede que ela venha a renascer depois. Podemos observar tal princípio no art. 336 do CPC que obsta que o réu, superado o prazo da contestação, traga argumentos defensivos que deveriam vir logo após a citação.
c) da congruência ou adstrição. 
ERRADO. ​O princípio da congruência ou adstrição refere-se à necessidade de o magistrado decidir a lide dentro dos limites que buscam as partes, para não proferir sentença extra, ultra ou infra petita. Tal princípio pode ser identificado no art. 460 do CPC: "É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi pedido." 
d) da persuasão racional 
ERRADO. Alguns doutrinadores abordam o princípio do livre convencimento como princípio da persuasão racional’ sendo assim, trata-se de uma outra denominação para o princípio do “Livre Convencimento do Juiz.”
d) do livreconvencimento do juiz.
 ERRADO. ​ Este princípio regula a apreciação e avaliação das provas existentes nos autos, indicando que o juiz deve formar livremente sua convicção de acordo com o que lhe foi apresentado.
4. A garantia do juiz natural:
 Alternativa correta letra "C" 
a) permite a criação de tribunal para julgar determinado caso. 
ERRADO​. Não permite a criação de tribunal para julgar determinado caso. 
b) confere aos tribunais, indiscriminadamente, o poder de avocação de processos. 
ERRADO​. Juridicamente, avocação significa o ato de atrair para si alguma competência. Assim, deve haver critérios pré-estabelecidos para que juízos diversos ou instâncias diferentes avoquem processos para si. Se feita de forma indiscriminada, a avocação ofende um dos aspectos do juiz natural: a impossibilidade de modificação posterior da competência. 
c) admite a pré-constituição, por lei, de critérios objetivos de determinação da competência. 
 CERTO​. É justamente uma das características da garantia do juiz natural: a pré-constituição, por lei, de critérios objetivos de determinação da competência. 
d)possibilita a derrogação e a disponibilidade das competências. 
ERRADO​. A derrogação e a disponibilidade de competência têm a ver com o fato de o juiz recusar a competência que lhe foi conferida. Isso também ofende o princípio. 
e) inviabiliza a edição de regras de competência determinada por prerrogativa de função.
 ERRADO​. Pelo contrário: as que concedem foro privilegiado a certas autoridades públicas (por prerrogativa de função) não violam o princípio do juiz natural justamente por serem preestabelecidas à prática dos fatos que serão julgados.
5. Em relação à jurisdição e à competência, é correto afirmar que:
Alternativa correta letra "A" 
a) a jurisdição é una e não fracionável; o que se reparte é a competência, que com a jurisdição não se confunde, por tratar, a competência, da capacidade de exercer poder outorgada pela Constituição e pela legislação infraconstitucional. CERTO. ​Esta é a única alternativa que contempla as duas hipóteses do enunciado: jurisdição e competência. A jurisdição de fato é una e indivisível, mas é comum dividi-la para efeitos didáticos, quanto ao objeto, à hierarquia, ao órgão. Também é dividida em contenciosa e voluntária. 
b) a jurisdição tem por objetivo solucionar casos litigiosos, pois os não litigiosos são resolvidos administrativamente.
 ERRADO. Também existe a jurisdição voluntária, que trata de situações não conflituosas, mas que dependem da decisão do Juiz. 
c)a arbitragem é modo qualificado e específico de exercício da jurisdição por particulares escolhidos pelas partes. 
ERRADO​. A doutrina majoritária defende que a arbitragem não é um meio de jurisdição, e sim um meio alternativo à ela, pois somente o Estado e detentor do poder jurisdicional. Por outro lado, a doutrina minoritária (Fredie Didier Jr.) entende ser jurisdição propriamente dita, exercida por particulares, com autorização do Estado. 
 d)em nenhuma hipótese poderá o juiz exercer a jurisdição de ofício, sendo preciso a manifestação do interesse da parte nesse sentido. 
ERRADO​. existem situações em que o Juiz pode agir de ofício, como nas situações em que reconhece a existência de normas de ordem pública, conforme art. 333, §5º do CPC/15.
e)a jurisdição é deferida aos juízes e membros do Ministério Público em todo território nacional.
 ERRADO. A jurisdição é típica do Estado, que a realiza por meio do Poder Judiciário e não dos membros do Ministério Público. 
 
6. Jurisdição é:
 Alternativa correta letra "C" 
a) a faculdade atribuída ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situações jurídicas ocorridas na vida em sociedade. 
ERRADO. ​ Somente o Poder Judiciário exerce jurisdição. A faculdade de propor e sancionar leis é uma atribuição constitucional do Presidente da República de caráter legislativo (atípica das atividades do Executivo), mas dissociadas da jurisdição. 
b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, através das leis, as regras jurídicas de observância obrigatória. ERRADO​. Esta é a função típica do Poder Legislativo (inovar na ordem jurídica). 
c) o poder das autoridades judiciárias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. 
CERTO​. trata-se de uma transcrição do conceito de jurisdição. 
d) o direito individual público, subjetivo e autônomo, de pleitear, perante o Estado a solução de um conflito de interesses.
 ERRADO. ​Trata-se do conceito de ação e o enunciado da questão trata da jurisdição. 
e) o instrumento pelo qual o Estado procede à composição da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de intereses.
 ERRADO. ​A jurisdição não é um instrumento, pois se trata de um Poder. O instrumento é o PROCESSO e não a Jurisdição. 
7. Na fase de saneamento do processo, o juiz verificou que o conhecimento do mérito da demanda dependia da verificação de fato delituoso objeto de inquérito policial, não tendo ainda o Ministério Público ajuizado a correspondente ação penal. Nesse caso, o juiz: 
Alternativa correta letra "B" 
a) não pode determinar a suspensão do processo, cabendo-lhe examinar incidentemente a questão prévia, haja vista que as instâncias cível e criminal não se confundem. 
ERRADO. ​Art 315 Caso o conhecimento do mérito dependa de verificação da existência de fato delituoso, o juiz poderá determinar a suspensão do processo até a pronúncia da justiça criminal. 
b) pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal; porém, se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão, deverá dar andamento ao feito e examinar incidentemente a questão prévia. 
CERTO. ​Art. 315. Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal. § 1º Se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão, cessará o efeito desse, incumbindo ao juiz cível examinar incidentemente a questão prévia. § 2º Proposta a ação penal, o processo ficará suspenso pelo prazo máximo de 1 (um) ano, ao final do qual aplicar-se-á o disposto na parte final do § 1º. 
c) deve determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal, podendo manter o processo suspenso por prazo indeterminado, desde que a ação penal seja proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão.
ERRADO. Quando o conhecimento do mérito da demanda depender da verificação de fato delituoso o juiz PODE determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal (art. 315, caput, CPC). Entretanto, se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão, deverá dar andamento ao feito e examinar incidentemente a questão prévia (art. 315, § 1º, CPC).
d)somente pode ordenar a suspensão do processo, pelo prazo máximo de 1 (um) ano, a partir de quando venha a ser proposta a ação penal. 
 ERRADO​. O erro consiste em afirmar que a suspensão do processo só poderia se dar após propositura da ação penal, contudo o§ 1º do Art 315 CPC, prevê a possibilidade de suspensão também antes da propositura: § 1º Se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três) meses, contado da intimação do ato de suspensão, cessará o efeito desse, incumbindo ao juiz cível examinar incidentemente a questão prévia. 
e) deve determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal, pelo prazo mínimo de 1 (um) ano e máximo de 2 (dois), salvo se o procedimento de investigação criminal vier a ser arquivado, sem o oferecimento de denúncia. 
 ERRADO. ​Art. 315. Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal. § 2º Proposta a ação penal, o processo ficará suspenso pelo prazo máximo de 1 (um) ano,ao final do qual aplicar-se-á o disposto na parte final do § 1º.
8. Indique a alternativa que, de acordo com o Código de Processo Civil, apresenta situação em que o processo não poderá ficar suspenso por prazo superior a 6 (seis) meses: 
Alternativa correta letra "A" 
a) Pela convenção das partes 
CORRETO
Suspende-se o processo: 
II - pela convenção das partes; § 4º O prazo de suspensão do processo nunca poderá exceder 1 (um) ano nas hipóteses do inciso V e 6 (seis) meses naquela prevista no inciso II. 
b) Por motivo de força maior.
 ERRADO. ​Por ser uma impossibilidade de ordem física, ou natural, seus efeitos perduram enquanto não desaparece a respectiva causa. 
c​) Quando for oposta exceção de incompetência do juízo, da Câmara ou do tribunal, bem como de suspeição ou impedimento do juíz. ERRADO. ​As hipóteses de suspensão do processo estão contidas no art. 313, do CPC/15, encontrando-se, dentre elas, a arguição de impedimento ou de suspeição do juízo. Porém a exceção de incompetência foi revogada pelo CPC/15, onde as incompetências relativa e absoluta devem ser arguidas em preliminar de contestação. 
d) ​No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes. ERRADO. ​Tomado conhecimento do fato o juiz deverá determinar a suspensão do processo. 
 ​Art. 313. Suspende-se o processo: 
 I pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; 
§ 1º Na hipótese do inciso I, o juiz suspenderá o processo, nos termos do art. 689. § 2º Não ajuizada ação de habilitação, ao tomar conhecimento da morte, o juiz determinará a suspensão do processo e observará o seguinte: 
falecido o réu, ordenará a intimação do autor para que promova a citação do respectivo espólio, de quem for o sucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, no prazo que designar, de no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) meses; falecido o autor e sendo transmissível o direito em litígio, determinará a intimação de seu espólio, de quem for o sucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, para que manifestem interesse na sucessão processual e se habilite no prazo designado, sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito. 
9. Objetivamente fale sobre propositura da ação. 
Para a propositura da ação deve haver interesse e legitimidade, essas são as condições da ação. Seguindo de petição inicial protocolizada e a citação do réu que mesmo promovida por juízo incompetente ainda será válida, pois se presume que o ato atingiu a sua finalidade de comunicar o réu da existência de demanda em seu desfavor. A legitimidade é atributo da pessoa detentora do direito que será cobrado, por isso os incapazes ou relativamente incapazes tem legitimidade para propor ação, mas devem ser representados ou assistidos uma vez que lhes falta capacidade processual, deve haver ainda um órgão investido de jurisdição e um procurador com capacidade postulatória. 
10. O que vem a ser litispendência? Seu início e fim?
 Litispendência é quando existem duas ações de pedido, causa de pedir e mesmas partes tramitando em juízos diferentes, nesse caso deve o juiz suspender na primeira instância até que seja a outra demanda decidida. A decisão final será aplicada aos dois casos. 
 
 
 PROVA 2N1
1. Analise as afirmativas sobre os temas da suspensão e da extinção do processo no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativa incorreta letra “C”
a) Suspende-se o processo quando o advogado responsável por ele constituir o único patrono da causa e tornar-se pai. 
CERTO. artigo 313, inciso X do Código de Processo Civil, dispões que: Suspende-se o processo quando o advogado responsável pelo processo constituir o único patrono da causa e tornar-se pai.  
b) Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal. 
CERTO. A alternativa é uma perfeita descrição do artigo 315 do Código de Processo Civil.
c) Durante a suspensão, é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, inclusive no caso de arguição de impedimento e de suspeição ERRADO. Art. 314.  Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, EXCETO no caso de arguição de impedimento e de suspeição. 
d) A extinção do processo dar-se-á por sentença. CERTO. Trnascrição do artigo 316 do Código de Processo Civil.
e) Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte oportunidade para, se possível, corrigir o vício. 
CERTO. Transcrição do artigo 317 do Código de Processo Civil. 
2. Em consonância com a lei processual vigente, a hipótese que não cabe suspensão do feito é:
Alternativa correta letra “A”
a) o requerimento, formulado na petição inicial, de desconsideração da personalidade jurídica; 
CERTO. Conforme o artigo 134 parágrafo 3o do Código de Processo Civil
b) a perda da capacidade processual de qualquer das partes. 
ERRADO. Art. 313. Suspende-se o processo: I - pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
c) o vínculo de prejudicialidade externa.
ERRADO. Trata-se de causa de suspensão conforme art. 313, V, CPC:  "Suspende-se o processo: V - quando a sentença de mérito: a) depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente; b) tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo;"
d) a convenção das partes. 
ERRADO. De acordo com o artigo 313 inciso II do Código de Processo Civil: "Suspende-se o processo: II - pela convenção das partes";
e) a admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.
ERRADO o artigo 313 inciso IV do Código de Processo Civil dispõe que: "Suspende-se o processo: IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;
3. Em uma audiência de instrução e julgamento, os procuradores do autor e do réu perceberam a possibilidade de se obter uma composição extrajudicial do feito, uma vez que esta não era possível naquele momento. Assim, convencionaram, em conjunto, pelo sobrestamento dos atos do processo pelo prazo de um ano, por considerarem que esse seria o tempo máximo necessário para que obtivessem junto aos seus clientes a solução amigável do conflito.
Alternativa correta letra “B”
 Nesse quadro, deverá o julgador:
a) admitir a suspensão do feito pelo prazo de um ano, pois há que se fomentar a atividade de composição dos conflitos; 
ERRADO. o prazo estimulado para suspensão por convenção das partes no artigo 313 parágrafo 4o do Código de Processo Civil de até seis meses. 
b) inadmitir a suspensão do feito pelo prazo pretendido, uma vez que o prazo máximo, nessa hipótese, seria de seis meses; 
CERTO. Art. 313. § 4o O prazo de suspensão do processo nunca poderá exceder 1 (um) ano nas hipóteses do inciso V e 6 (seis) meses naquela prevista no inciso II.
c) inadmitir a suspensão do feito e designar nova data para a audiência, intimando todos os presentes desta decisão;
ERRADO. Admite sim, suspensão nos termos do artigo 313 inciso II,NCPC, mas apenas por seis meses conforme parágrafo 4o .
d) extinguir o feito, uma vez que a hipótese em tela seria equivalente à paralisação do feito por negligência das partes; 
ERRADO. Pois trata-se de suspensão por convenção das partes, artigo 313 inciso II,NCPC.
e) extinguir o feito, uma vez que a hipótese em tela é tratada como abandono da causa por parte do autor. 
ERRADO. Pois trata-se de suspensão por convenção das partes, artigo 313 inciso II NCPC. 
4. Sobre opedido, como elemento da petição inicial, é CORRETO afirmar: Alternativa correta letra “D”
a) Tratando-se de prestações sucessivas, elas se reputam incluídas independentemente de declaração do autor e serão abrangidas pela condenação as que se vencerem até julgamento em segundo grau de jurisdição. 
ERRADO. Pois o artigo 323 do Código de Processo Civil, diz que elas serão abrangidas enquanto durar a obrigação. Art. 323. Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.
b) É lícito ao autor formular pedidos alternativos, para que o juiz conheça do posterior quando não puder acolher o anterior. ERRADO. Art. 326. É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior. Parágrafo único. É lícito formular mais de um pedido, alternativamente, para que o juiz acolha um deles.
c) É lícito ao autor cumular pedidos, desde que eles sejam compatíveis entre si, que haja uniformidade procedimental e que o juízo não seja relativamente incompetente para qualquer um dos pedidos. ERRADO. Art. 327. É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão. § 1º São requisitos de admissibilidade da cumulação que: I - os pedidos sejam compatíveis entre si;
d) A interpretação do pedido deverá ocorrer no contexto geral da postulação. 
CERTO. Art. 322, § 1º, do CPC - A interpretação do pedido considerará o conjunto da postulação e observará o princípio da boa-fé.
5. Face ao procedimento comum é correto afirmar que:
a) A prescrição e decadência são causas de indeferimento da petição inicial, com base na segurança jurídica. ERRADO. A petição inicial só será indeferida nas hipóteses do artigo 330 do Código de Processo Civil. Além do mais a prescrição e a decadência não são causas de indeferimento e sim, de improcedência liminar.
b)Na atual sistemática processual, a formulação pelo autor de pedido indeterminado, independentemente da natureza jurídica da causa, acarretará a inépcia da petição inicial. 
 ERRADO. Não será inepta se estiver dentro das possibilidades de pedido genérico. Art. 330, §1º, II (Petição Inepta).
c) Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar na contestação a incompetência absoluta e relativa, já a indevida concessão do benefício de gratuidade da justiça deverá ser impugnada via peça processual apartada, sob pena de nulidade. ERRADO. Todas devem ser alegadas em preliminar de contestação, Conforme dispõe o art. 333,II,XII CNPC. 
d) Caso não disponha o autor dos dados completos do réu, poderá o mesmo na petição inicial, requerer ao juiz as diligências necessárias à sua obtenção, não sendo motivo para seu indeferimento. 
CERTO. Conforme o artigo 319, parágrafo §1o do Código de Processo Civil Caso não disponha das informações previstas no inciso II, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias à sua obtenção.
6. O pedido formulado na petição inicial deve ser certo e determinado, cabendo anotar que:
Alternativa correta letra “D”
a) são considerados pedidos implícitos os juros legais, a correção monetária e a multa. 
ERRADO. Não se considera incluído aquilo que não tenha sido expressamente postulado, pois em regra os pedidos são interpretados restritivamente. Porém, alguns pedidos são considerados implícitos. Exemplo: O art. 322, §1º, menciona os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios. Os juros de mora são inclusos na liquidação, mesmo que tenha sido omisso o pedido e a condenação, conforme a Súmula 254 do STF. Também se considera implícito o pedido de incidência de correção monetária, que não é acréscimo, mas atualização do valor nominal da moeda. E a multa não é considerada implícita no pedido, diferentemente dos juros, correção monetária e verbas de sucumbência
b) a interpretação do pedido considerará o princípio dos sistemas de vasos comunicantes da postulação. ERRADO. Artigo 322, § 2 do Código de Processo Civil. A interpretação do pedido considerará o conjunto da postulação e observará o princípio da boa-fé.
c) na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações conjuntivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor. ERRADO. pois isso é o que ocorre nas prestações sucessivas, conforme o artigo 323 do Código de Processo Civil e com os citados no artigo 322 parágrafo 1o. 
d) é lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior. CERTO. Conforme o artigo 326 do Código de Processo Civil . 
e) é possível formular pedido genérico nas ações reflexivas, se o autor não puder individuar os bens demandados.
ERRADO. As ações reflexivas não se encontram nas hipóteses de pedido genérico previstas no parágrafo 1o do artigo 324 do Código de Processo Civil 
7. Na forma do Código de Processo Civil, analise as assertivas a seguir.
Alternativa correta letra “B” 
I. A petição inicial será indeferida quando for inepta, a parte for manifestamente ilegítima, o autor carecer de interesse processual, e não forem atendidas as prescrições dos Artigos 106 e 321 do Código de Processo Civil. CERTO. Essas hipóteses estão expressas no Art. 330, incisos I, II, III e IV. 
II. O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos Artigos 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido e completado. CERTO. É o que está expressamente disposto no artigo 321 do Código de Processo Civil. 
III. Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigações em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las. CERTO. Conforme o artigo 323 do Código de Processo Civil. "Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las" 
IV. É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, devendo haver entre eles conexão. São requisitos de admissibilidade da cumulação que os pedidos sejam compatíveis entre si, que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo e que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. 
ERRADO. Não é regra que haja conexão, conforme o caput do artigo 327 do Código de Processo Civil; "é lícita a cumulação,em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão"
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas. 
c) I e III, apenas.
d) I, II, III e IV.
e) II, apenas.
8. Em virtude do julgamento de improcedência liminar do pedido:
Alternativa correta letra “B”
a) provido eventual recurso interposto pelo autor, havendo necessidade de dilação probatória, os autos serão devolvidos à instância ordinária para que siga seu curso normal, quando o réu será citado. ERRADO. O juiz determinará o curso do processo em consonância com o parágrafo 4o do inciso IV do artigo 332 do Código de Processo Civil
b) no caso de vários pedidos e em que apenas um diga respeito a entendimento firmado em incidente de resolução de demanda repetitiva, o juiz poderá indeferir a petição inicial quanto ao pedido repetido e determinar a citação do réu com relação aos demais. CERTO. de acordo com o inciso III do artigo 332 do Código de Processo Civil. Art. 332. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
c) o texto normativo em análise, por estar localizado dentro do procedimento ordinário comum do Livro do processo de conhecimento, não se aplica às ações que se processam por rito especial, a exemplo do mandado de segurança. ERRADO. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução, parágrafo único do artigo 318 do Código de Processo Civil. 
d) a hipótese retratada pode ser de julgamento com resolução do mérito ou sem resolução do mérito, como no caso de impossibilidade jurídica do pedido. ERRADO. O juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse pessoal. Conforme inciso VI do artigo 485 do Código de Processo Civil. 
e) no caso de julgamento parcial de algum dos pedidos cumulados na petição inicial, prosseguindo o processo quanto aos demais pleitos, o recurso cabível pelo autor será o de apelação. ERRADO. O Recurso cabível será o Agravo de Instrumento e não Apelação. Artigo 356 parágrafo 5o do Código de Processo Civil
9. Considere as assertivas abaixo sobre os requisitos da petição inicial.
Alternativa correta letra “D”
I - Se, mesmo após dar ao autor a oportunidade de emendar a petição inicial, persistir vício que determinou a emenda, o Juiz indeferirá a petição inicial sem determinar a citação do réu. 
CERTO. Baseada no artigo 321, p. único do Código de Processo Civil.
II - É facultado ao autor, até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente do consentimento do réu, bem como fazê-lo, até o saneamento do processo, com o consentimento do réu, assegurado o devido contraditório. Contudo, situação idêntica não se aplica à hipótese de reconvenção, considerando que já estabelecidos, de antemão, a causa de pedir e o pedido correlato. ERRADO. De acordo com o caput do artigo 329 inciso II do Código de Processo Civil. “O autor poderá até a citação aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir independentemente de consentimento do réu”
III - Após a citação do réu, não mais poderá o Juiz indeferir a petição inicial; poderá, contudo, acolher eventual preliminar suscitada pelo réu, ainda que se trate de preliminar sobre tema capaz de ensejar o indeferimento da petição inicial, extinguindo, porém, o processo, sem resolução do mérito. 
CERTO. Com base no inciso I do artigo 485 do Código de Processo Civil. “O juiz não resolverá o mérito quando indeferir a petição inicial.”
Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III 
e) I, II e III
10. Todas as alternativas completam corretamente o enunciado, EXCETO:
Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:
Alternativa INCORRETA letra “D”
a)enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça. CERTO. Com base no inciso I do artigo 332 do Código de Processo Civil. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: I- ENUNCIADO de súmula do STF ou do STJ.
b) acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos. CERTO. Com base no inciso II do artigo 332 do Código de Processo Civil. “Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: II-ACÓRDÃO proferido pelo STF ou pelo STJ em julgamento de recursos repetitivos;”
c) entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência. 
CERTO. Com base no inciso III do artigo 332 do Código de Processo Civil. “Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;”
d) entendimento decorrente de julgados proferidos pelo juiz sentenciante, equiparado à condição de precedente pela atual legislação processual. ERRADO. Esta hipótese não se inclui nas expressas no artigo 332 do Código de Processo Civil.
11. Sobre os atos do juiz ao receber a petição inicial, nos termos em que disciplinada pelo Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:
Alternativa correta letra “B”
a) A carência de ação é fundamento para o indeferimento da petição inicial. 
ERRADO. Esta não está contida nas hipóteses do artigo 330 do Código de Processo Civil 
b) Indeferida a petição inicial ou julgado liminarmente improcedente o pedido, pode o juiz se retratar se interposta apelação contra a sentença. CERTO. Com base no caput do artigo 331 do Código de Processo Civil. “Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.”
c) A improcedência liminar do pedido só ocorre para as causas em que a fase instrutória é dispensada, não havendo hipótese que independa desse requisito. ERRADO. Com base no parágrafo 2o do artigo 332 do Código de Processo Civil. Não interposta a apelação, o réu será intimado do trânsito em julgado da sentença, nos termos do art. 241.
d) Recebida a petição inicial pelo juiz, não sendo o caso de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido, o réu será citado para contestar o pedido de imediato. 
ERRADO. Com base no caput do artigo 334 do Código de Processo Civil. O réu será citado com pelo menos 20 dias de antecedência.
e) Nos termos do Código de Processo Civil de 2015, pode o juiz converter a ação individual em coletiva, remetendo o feito ao juízo competente. ERRADO. Trata-se de artigo vetado (art. 333 CPC).
12. Com relação à extinção do processo, é correto afirmar que: 
Alternativa correta letra “D”
a) não há resolução de mérito quando o juiz homologar transação ou renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção. ERRADO.Conforme o artigo 487, inciso III, “C” do Código de Processo Civil. Haverá resolução do mérito quando o juiz homologar a renúncia á pretensão formulada na ação ou na reconvenção. 
c) há resolução de mérito quando o juiz extinguir o processo por ausência de legitimidade ou de interesse processual. 
ERRADO. Com base no inciso VI do artigo 485 do Código de Processo Civil. O juiz NÃO resolverá o mérito nesse caso, devendo reconhecer de oficio a matéria.
d) interposta apelação contra o ato jurisdicional que extinguir o processo sem resolução de mérito, o juiz poderá, em 5 (cinco) dias, retratar-se. CERTO. Com base no parágrafo 7o do artigo 485 do Código de Processo Civil. Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se. 
e) o juiz poderá extinguir o processo por abandono da causa pelo autor em qualquer momento, independentemente de requerimento do réu.
ERRADO. Conforme o parágrafo 6o do artigo 485 do Código de Processo Civil. Oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu. 
13. O Juiz deve extinguir o processo sem resolução do mérito quando:
Alternativa correta letra “D”
a) houver transação.
 ERRADO. De acordo com o inciso III, b, do artigo 487 do Código de Processo Civil. Nesse caso HAVERÁ resolução do mérito.
b) houver decadência. ERRADO. Com base no inciso II do artigo 487 do Código de Processo Civil, também HAVERÁ resolução do mérito.
c) ocorrer a prescrição. ERRADO. De acordo com o inciso II do artigo 487 do Código de Processo Civil, quando ocorrer a prescrição HAVERÁ a resolução do mérito.
d) houver litispendência. CERTO. Quando o juiz reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada NÃO resolverá o mérito. 
e) o réu reconhecer a procedência do pedido. ERRADO. Com base no inciso III, a do artigo 487 do Código de Processo Civil. Também haverá resolução do m[erito, nessa hipótese.
14. Telma emprestou R$ 10.000,00 para Ana Paula, pessoa maior e capaz. Esta, porém, não devolveu o dinheiro na data aprazada. Em razão do inadimplemento, Telma ajuizou ação contra a mãe de Ana Paula, Odete, que possui melhores condições financeiras que a filha. De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz deverá:
Alternativa correta letra “C”
a) extinguir o processo com resolução de mérito, conhecendo, de ofício, da ilegitimidade de parte.
ERRADO. Com base no artigo 485, inciso VI do Código de Processo Civil.
b) aguardar a resposta de Odete e extinguir o processo sem resolução de mérito, mas apenas se, na contestação, for suscitada ilegitimidade de parte, vedado conhecer da matéria de ofício. ERRADO. Pelo contrário, o juiz conhecerá de ofício a matéria, conforme dispõe o art. 485 parágrafo 3o do Código de Processo Civil.
c) extinguir o processo sem resolução de mérito, conhecendo, de ofício, da ilegitimidade de parte. CERTO. O não juiz resolverá o mérito, conforme dispõe o artigo 485, inciso VI do Código de Processo Civil.
d) aguardar a resposta de Odete e extinguir o processo com resolução de mérito, mas apenas se, na contestação, for suscitada ilegitimidade de parte, vedado conhecer da matéria de ofício. ERRADO. Com base no artigo 485, inciso VI do Código de Processo Civil.
e)corrigir, de ofício, o polo passivo, incluindo Ana Paula, que responderá junto com Odete pela dívida contraída com Telma ERRADO. Com base no artigo 485, inciso VI do Código de Processo Civil
15. Manoel propôs ação contra João mas deixou de promover os atos e diligências que lhe competiam, abandonando a causa por mais de 30 dias. De acordo com o Código de Processo Civil e com a jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, a extinção do processo,
Alternativa correta letra “E”
a) com resolução do mérito e pode ser decretada de ofício pelo juiz, depois de realizada a intimação do autor, na pessoa de seu advogado. 
ERRADO Baseado no inciso III do artigo 485 do Código de Processo Civil, não ocorrerá resolução do mérito. 
b) com resolução do mérito e pode ser decretada de ofício pelo juiz, independentemente de intimação do autor. 
ERRADO. Com base no inciso III do artigo 485 do Código de Processo Civil, também não haverá resolução do mérito.
c) com resolução do mérito e depende de requerimento do réu. 
ERRADO. Conforme o inciso III do artigo 485 do Código de Processo Civil. Extinguirá e não resolverá o mérito, pois Manoel abandonou a causa por mais de 30 dias.
d) sem resolução do mérito e pode ser decretada de ofício pelo juiz, depois de realizada a intimação do autor, na pessoa de seu advogado. 
ERRADO. Não será citado na pessoa de seu advogado e sim, pessoalmente, de acordo com o parágrafo 1o do artigo 485 do Código de Processo Civil 
e) sem resolução do mérito e depende de requerimento do réu. 
CERTO. Com base no parágrafo 6o do artigo 485 do Novo Código de Processo Civil que reproduz o que constava na súmula 240 do STJ que, por ser anterior ao NCPC foi superada com a entrada em vigor do NCPC de 2015.
 
BIBLIOGRAFIA 
Http://www.stf.jus.br 
Estratégia Concursos, Prof. Tulio Lopes. 
Site jusBrasil. Http://www.jusbrasil.com.br 
Http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869compilada.htm.
Código de Processo Civil. LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015. 
DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de direito processual civil - v. 1: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. 17. ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.
Direito Processual Civil Esquematizado.Marcus Vinicius Rios Gonçalves, 8ª Ed., 2017. Pág.: 430.
O Novo Processo Civil Brasileiro / Alexandre Freitas Câmara. – 5. ed. – São Paulo: Atlas.2016

Continue navegando