Buscar

ATIVIDADE DIA 25 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7.14. DIREITO A HONRA.
Direito a honra é um bem jurídico imaterial, estritamente relacionado a dignidade da pessoa humana. Assegurado pelo Art 5°, X, da CRFB/88. Direito a Honra pretende proteger as pessoas contra imputações difamatórias, falsas e que tragam ônus a imagem e/ou nome da pessoa.
O exemplo de Ziraldo e o castelo das bundas serve como um exemplo formidável para o Direito a Honra, uma vez que temos um estreito caminho entre a liberdade artística e a imputação difamatória. No caso em questão, Ziraldo utilizou de ironia ao utilizar bundas com o fato de que Barão Smith de Vasconcellos teria feito sua fortuna com os lucros de uma fábrica de papéis higiênicos.
7.15. DIREITO A IMAGEM.
O direito a imagem não se restringe apenas a imagem propriamente dita, mas também a divulgação de escritos e transmissão da palavra. E diz que poderão, sem prejuízo de indenização, proibir a sua publicação, exposição ou utilização se a honra, a boa fama ou a responsabilidade foram atingias, ou ainda, se estas se destinarem para fins comerciais, salvo nos casos previstos no artigo 20 do nosso Código Civil. Um caso bem conhecido acerca da violação ao direito de imagem, temos o fato ocorrido entre o programa de televisão PANICO NA TV e a a atriz Carolina Dieckmann. A decisão da justiça entendeu que sua privacidade foi exposta, trazendo ônus a sua vida particular, para além disso causou constrangimento a seu filho e condenou o programa a pagar R$35 MIL de indenização. 
7.16 DIREITO DA PERSONALIDADE, TECNOLOGIA E PRIVACIDADE.
Com a crescente indústria da tecnologia e a facilitação do acesso a cada dia mais pessoas, nos vemos em um mundo onde o vínculo de imagens pornográficas, por exemplo, se tornam descontroláveis, e isso pode ser entendido como difamação ou injuria. Sem falar nos diversos efeitos e transtornos causados a quem passa por tal situação, tivemos em novembro de 2013, uma adolescente se suicidou em Pamaíba (PI) depois que um vídeo seu fazendo sexo começou a circular nas redes sociais. A Lei 12.737, de 30 de novembro de 2012, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Esta lei é conhecida como lei “Carolina Dieckmann” (Carolina Dieckmann teve 36 fotos nuas vazadas na internet).
7.18. DIREITO DA PERSONALIDADE, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DISCURSO DO ÓDIO.
O direito a liberdade de expressão cria uma linha tênue com o discurso de ódio. Temos exemplo de artistas que utilizaram dos meios para exposição de uma ideia, por vezes antissemitas, como foi o caso do editor Siegfried Ellwanger, condenado por racismo, após publicar livros com tais ideias.

Outros materiais