Buscar

Prova 1 Direito empresarial e do consumidor

Prévia do material em texto

1.
	A partir do Código Civil de 2002, art. 889 § 3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve estar expresso na cártula a denominação "Nota Promissória".
(    ) Assinatura do credor e devedor.
(    ) O valor a ser pago e a quem pagar.
(    ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Você certamente já ouviu alguém falar que, para ser bem-sucedido no mundo dos negócios, o empresário deve ser empreendedor; contudo, nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. Sabemos que, para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
	 a)
	Sede própria.
	 b)
	Somente pessoa física.
	 c)
	Atividade econômica não organizada.
	 d)
	Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	3.
	Como toda a evolução humana, e igualmente os ramos do direito, o direito empresarial até chegar à sua conformação atual evolui. Com relação ao surgimento do comércio e sua evolução histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A troca de bens excedentes no tempo pré-histórico, em que o homem tinha uma característica irracional, foi determinante para o início do comércio.
	 b)
	A primeira fase do direito comercial é encontrada na Idade Antiga, onde foram determinadas pelos fenícios as regras e princípios próprios para o comércio.
	 c)
	As corporações de ofício que tiveram papel de destaque na evolução do comércio são instituições determinantes encontradas na Idade Antiga como referência para o comércio para os primitivos.
	 d)
	O surgimento da moeda está relacionado à necessidade da criação de um meio que permitisse a troca de mercadorias, pois esta possibilitava a determinação de uma medida comum de valor.
	4.
	A constituição de uma sociedade, seja ela empresarial ou simples, é evidenciada pela execução de um contrato social. Para que este contrato tenha validade social, deve conter obrigatoriamente algumas cláusulas. Sobre a análise destas cláusulas, observando a sua obrigatoriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deverá constar a denominação, objeto, prazo da sociedade, sede.
(    ) Conter a especificação da quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la.
(    ) A descrição da participação de cada sócio nos lucros, não denominando sua participação nas perdas.
(    ) Estar explicitado se os sócios respondem, ou não, solidariamente pelas obrigações sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Um dos tipos de ações emitidas pela Sociedade Anônima ? S/A ? são as preferenciais. Essa modalidade de ação permite ao seu portador alguns privilégios, como, por exemplo, prioridade na distribuição dos lucros no caso de fechamento. Sobre as ações preferenciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São emitidas a fim de antecipar os dividendos aos sócios, por ocasião da liquidação da S/A.
(    ) Cabe ao estatuto prever se essa modalidade de ação atribui ou não direito a voto.
(    ) As ações preferenciais sem direito a voto não podem ultrapassar 50% das ações emitidas.
(    ) O fato de não ter direito a voto pode ser revertido, caso a S/A deixe de pagar os dividendos pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 exercícios consecutivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A Lei 5.764/71 trata sobre as sociedades cooperativas, a qual traz em sua definição ?[...] pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro?. Podemos dizer então que as cooperativas foram criadas com o objetivo de prestar serviços aos seus associados. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma característica dessa modalidade societária:
FONTE: BRASIL. Lei 5.764/71. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm>. Acesso em: 11 out. 2013.
	 a)
	Retorno das sobras aos associados, na extensão das operações realizadas.
	 b)
	Os sócios majoritários possuem direitos diferenciados em relação ao sócio minoritário.
	 c)
	O sócio quotista possui prazo para integralizar sua parte no capital; caso não o faça, perde seu direito para os demais sócios.
	 d)
	Os sócios são remunerados de acordo com sua participação no capital social.
	7.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 b)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 c)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	 d)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	8.
	O direito empresarial já foi chamado pela legislação brasileira de direito mercantil (1553) e de direito comercial (1850). Como direito empresarial, trata das relações empresariais, dentre elas, a atividade do empresário. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as seguintes sentenças:
I- O empresário, para ser assim considerado, deve exercer sua função com habitualidade.
II- Profissionalismo e atividade organizada, organizando a empresa de modo a articular capital, trabalho e tecnologia.
III- Prima sempre pelo lucro, seja através da prestação de serviços ou pela produção de bens.
IV- A atividade exercida pelo empresário poderá ser sem finalidade lucrativa, artística ou literária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	A sociedade empresária visa essencialmente o lucro, realiza uma atividade organizada, operacionaliza a produção ou a circulação de bens e serviços. Como requisito determinado por lei, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto aos tipos de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade Limitada.
	 b)
	Sociedade Simples.
	 c)
	Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
	 d)
	Sociedade Anônima em conta de participação.
	10.
	Para a organização de atividade empresarial, algumas situações necessitam ser observadas, que dizem respeito à própria pessoa física do empresário, à pessoa jurídica e até mesmo à responsabilidade atribuída ao empresário. Nesta perspectiva, sobre o empresário individual, sua capacidade para atuar como empresário e as formas de cessação da qualidade de empresário, classifiqueV para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falência é a única situação que pode levar à perda da qualidade de empresário individual.
(    ) O empresário pode utilizar para composição da firma individual seu nome civil completo ou abreviado.
(    ) Para que o empresário possa exercer sua atividade profissional, não pode estar legalmente impedido de fazê-lo.
(    ) A responsabilidade patrimonial do empresário individual tem como característica confundir sua firma com sua pessoa civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.

Continue navegando