Buscar

AD1 Geo 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos AD1-2020.1
Questão 1 – A sistematização do pensamento geográfico só ocorreu no século XIX, em função de um conjunto de condições históricas associadas ao processo de avanço do capitalismo na fase imperialista e da própria evolução do pensamento dado, sobretudo, em função de novas filosofias e formas de interpretação do mundo. Dessas condições históricas, Moraes (1997) assinalara alguns pressupostos que favorecem a formação da Geografia como saber sistematizado. Cite os pressupostos e os comente. (2,5)
Resposta: 
1. “A ampliação do conhecimento do mundo propiciada pela expansão marítima europeia. 
2. A produção de inventários sobre os lugares realizados em expedições exploratórias e científicas.
3. A melhoria das técnicas de navegação e, por conseguinte, uma melhora gradual das técnicas cartográficas. 
4. As correntes filosóficas do século XVIII, que valorizam a explicação racional do mundo, e com isso, valorizam temas geográficos, especialmente ligados à natureza e seus fenômenos. 
5. A formação dos estados nacionais e a necessidade de racionalizar a gestão do território, população e recursos naturais. 
6. As teorias evolucionistas, que colocam em discussão a relação entre natureza e sociedade, buscando identificar os efeitos da natureza sobre a sociedade. ” (CEDERJ, p. 35)
1. Na primeira pressuposição, acredito que Moraes estivesse se referindo as grandes navegações que expandiram as atividades comerciais, além de favorecer a ampliação dos conhecimentos geográficos;
2. A respeito da produção de inventário das expedições, o registro era fundamental para a construção do conhecimento da geografia;
3. Melhorando as tecnicas de navegação, auxiliaria na coleta de dados necessários para a utilização da cartografia;
4. As correntes filosóficas deram a Geografia uma base científica;
5. O reconhecimento de espaços como territórios e produção de recursos naturais necessários para a população;
6. Acredito que o sexto pressuposto se refira a relação do homem com a natureza, sua transformação sendo necessária para o desenvolvimento do homem. 
Questão 2 – A geografia de Vidal de La Blache sofreu a influência de seu tempo, La Blache foi um defensor do Estado francês, mas com uma diferença, construída sobre dois pilares: uma suposta neutralidade científica e uma crítica em relação à obra de Ratzel. Aponte e descreva as três críticas feitas por La Blache. (2,5)
Resposta:
“Vidal irá fazer três críticas em relação à obra de Ratzel.
Primeira: haveria uma politização explícita da parte de Ratzel quanto aos interesses alemães. Para Vidal, uma ciência neutra não poderia se portar dessa maneira.
Segunda: Ratzel valorizou demais o papel da natureza, minimizando o elemento humano. Para La Blache, era preciso valorizar o elemento humano para muito além das influências do meio. 
Terceira: a relação mecânica entre homem e natureza proposta por Ratzel. Com isso propôs uma postura relativista, a partir da qual o homem pudesse ter algum papel ativo, e não ser apenas uma marionete da natureza. ” (CEDERJ, p. 53)
Ratzel colocava o homem como um acessório da natureza, esquecendo da imprevisibilidade de ambos e da capacidade, e até necessidade do homem de transformar a natureza para seu desenvolvimento. Acredito que Vidal julgasse importante levar em consideração a influencia que o homem teria sobre a natureza.
Questão 3 – Dentre as correntes de renovação da Nova Geografia, explique as características da Geografia Crítica e da Geografia Humanística, tecendo suas diferenças em relação ao entendimento do Espaço Geográfico. (2,5)
Resposta:
 A Geografia Crítica faz uma leitura geográfica da sociedade, se atentando as desigualdades socioespaciais consequentes das desigualdades causadas pelo capitalismo. Defende que tais diferenças sejam analisadas levando em conta as lutas de classe e situações econômicas.
Já a Geografia Humanística valoriza o sujeito, sua subjetividade, e sua relação com o ambiente a sua volta. Defende que seja levada em consideração, nas análises Geográficas, a relação do homem com o espaço que vive.
Questão 4 – Lobato Corrêa (1995) chama atenção que quando o homem realiza trabalho, ou seja, quando o homem transforma a natureza, ele está produzindo o espaço. Dessa forma, o autor destaca dois pontos fundamentais quanto ao espaço, que denominará de “organização espacial”. Cite os dois pontos, suas características e os exemplifique com exemplos de sua cidade ou região. (2,5)
Resposta: 
De acordo com Roberto Lobato Corrêa esses são os dois pontos fundamentais a respeito do espaço:
“1) Em primeiro lugar, ele chama a atenção para a questão da reprodução. Segundo ele, ao produzir o espaço, o homem necessita, nesse ato, criar as condições para a sua reprodução social; ou seja, ele precisa agregar ao espaço um conjunto de objetos que lhe permitam se reproduzir socialmente. A casa, por exemplo, é um objeto fundamental para a reprodução do homem, é uma das bases de sua existência. O mesmo pode-se dizer quanto à plantação, à escavação de poços e outras intervenções que, com o tempo, de acordo com o desenvolvimento das técnicas, vão ganhando complexidade. [...] 
2) Outro ponto fundamental é o formato que essa organização espacial irá assumir. Se partirmos da premissa de que a organização espacial é uma expressão da produção material do homem, resultado de seu trabalho, temos que ela refletirá as características culturais, econômicas e sociais do grupo que a criou. ” (CEDERJ, p. 77)
Vou usar o exemplo da minha própria família:
Meu pai herdou um terreno de sua madrinha, onde morava com uma de minhas tias e minha avó. Meu avô biológico abandonou minha vó para viver com outra mulher, naquela época, as mulheres só trabalhavam como costureiras e lavadeiras. Ela começou a costurar para fora, mas não dava conta de criar oito filhos, então começou a separar as crianças, deixando cada um na casa de um parente ou amigo que tivesse melhores condições. 
Depois de um tempo, ela conheceu meu avô de criação, que chegou num momento de desespero para a minha vó. Rapidamente ele construiu dois poços no quintal, montou uma horta e comprou galinhas para a produção de ovos. 
Antes de conhecer minha avó, ele tinha um bar, então além de todas essas mudanças, ele construiu na frente da casa um barzinho para ele. 
Passados uns anos, meu pai e minha tia já casados, surgiu a oportunidade de comprar o terreno ao lado, e assim o fez. Lá construiu uma casa só para ele e minha vó, deixando o outro terreno para os meus pais, mas derrubou os muros, para que todos tivessem acesso a casa dele. Passou seu bar para o meu pai quando ele ficou desempregado, então meu pai transformou numa mercearia, que sustentou a mim e meus irmãos por anos e até hoje é sua principal fonte de renda.
Meu avô de criação foi um grande herói na minha família. Pegou um espaço inutilizado e o transformou de acordo com as necessidades que surgiram.

Continue navegando