Buscar

HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201903074103)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um indivíduo pode, ao mesmo tempo, se mostrar receptivo e irritado com um colega de trabalho ou membro da família,pode admirar alguns aspectos do seu vizinho e concomitantemente criticá-lo por algumas condutas observadas na votação da última reunião de condomínio. Por algumas pessoas nutrimos um nível maior de empatia,enquanto outras pessoas nos passam praticamente despercebidas. Assinale nas alternativas a seguir a ÚNICA que está alinhada com o que está descrito acima:
		
	
	as relações humanas são marcadas por características de impessoalidade.
	
	as relações humanas são marcadas por ausência de variabilidade no tempo.
	
	as relações humanas são marcadas por características unifatoriais.
	 
	as relações humanas são marcadas por características multifatoriais.
	
	as relações humanas são marcadas por serem constantes e pouco variáveis.
	Respondido em 17/04/2020 05:48:45
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201902556999)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Lúcia é uma profissional da área da saúde e vivencia uma rotina de imenso desgaste, tanto no aspecto físico quanto no aspecto afetivo. Lúcia está dentre os inúmeros trabalhadores que as pesquisas revelam serem os que mais vivenciam situações de esgotamento profissional, dentre as quais destaca-se a:
		
	
	Síndrome de Sinonímia
	
	Síndrome de Reparação
	 
	Síndrome de Burnout
	
	Síndrome de Facilitação
	
	Síndrome de Representação
	Respondido em 17/04/2020 05:49:37
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201902515084)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os profissionais de saúde vivenciam uma rotina de imenso desgaste, tanto no aspecto físico quanto no aspecto afetivo. Em que sentido tal desgaste influencia o processo de humanização?
		
	
	O desgaste provocado pelo trabalho cotidiano aproxima os profissionais das diferentes equipes que compõem o quadro funcional das instituições de saúde facilitando o processo de humanização.
	
	O profissional de saúde apresenta uma resistência natural à tensão encontrada em seu local de trabalho, fruto da experiência na área.
	
	A rotina das instituições de saúde não representam um empecilho à humanização tendo em vista que os profissionais são preparados para isso em suas graduações.
	
	A rotina intensa e desgastante aproxima pacientes e profissionais de saúde facilitando o processo de humanização.
	 
	A rotina de intenso desgaste predispõe o profissional à síndrome de burnout e à coisificação das relações pessoais dificultando o processo de humanização em saúde.
	Respondido em 17/04/2020 05:50:38
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201902557017)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O HumanizaSUS Nasce a partir da:
		
	
	8ª Conferência Nacional de Saúde
	
	7ª Conferência Nacional de Saúde
	
	10ª Conferência Nacional de Saúde
	
	9ª Conferência Nacional de Saúde
	 
	11ª Conferência Nacional de Saúde
	Respondido em 17/04/2020 05:51:15
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201902557026)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A primeira experiência de implementação da PNH aconteceu no ano de 2008, em uma parceria entre o PNH-MS, o CRH-SES/SP e o Departamento de Medicina Preventiva-FMUSP, envolvendo cerca de:
		
	
	Oitocentos trabalhadores da rede pública de saúde de SP.
	 
	Duzentos trabalhadores da rede pública de saúde de SP.
	
	Mil trabalhadores da rede pública de saúde do RJ.
	
	Quinhentos trabalhadores da rede privada de saúde de SP.
	
	Setecentos trabalhadores da rede privada de saúde do RJ.
	Respondido em 17/04/2020 06:18:53
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201902515097)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Política Nacional de Humanização toma cinco diretrizes centrais para orientar a ação das equipes que têm por tarefa produzir saúde. Dentre elas podemos ressaltar a garantia dos direitos dos usuários, que se refere à:
		
	 
	Orientação ética, pois o toma como base do contrato entre os sujeitos que cuidam e os que são cuidados, cuja ação é produzir um campo comum que vamos chamar de produção do cuidado compartilhado, corresponsabilização. Acolher é, pois, o que inaugura e sustenta processos de cuidar. Acolher, todavia, não significa apenas interagir a partir do aceitar aquilo que o outro traz mas, a partir disto, produzir desvios, produzir movimentos que permitam reposicionamentos, produção de novas atitudes, de novas éticas,
	 
	Direção da produção de co-responsabilização. Com isto não se quer afirmar direitos desconhecendo deveres. A produção de saúde se faz na justa medida da produção corresponsabilizada do cuidado, que significa produção ativa de saúde entre os sujeitos, trabalhadores e equipes ¿ usuários e sua rede sócio-familiar. Usuários têm direitos à informação, a inclusão nas práticas/ações de saúde (consultas, exames, internações, etc.), se esta for sua opção, de pessoas de sua confiança; direitos de ter respeitadas suas opções sexuais, religiosas e políticas, que não podem ser discriminadas; direito a uma equipe/profissional de referência que lhe cuide, que agencie os processos de relação com demais trabalhadores e serviços de saúde.
	
	Gestão compartilhada das organizações de saúde, dos processos de trabalho e de formação, da clínica e da saúde coletiva. Democracia implica necessariamente compartilhamento de poder, portanto das decisões, orientadas por princípios éticos e políticos. Gestão democrática é princípio, é orientação, mas se sustenta sobre práticas, então democráticas. Horizontalizar o poder, ampliar a inclusão de sujeitos na gestão e na clínica, construir corresponsabilização, não são atos do acaso, mas construídos segundo dispositivos e arranjos para tal fim. Colegiados gestores, trabalho em equipe, rodas de discussão, inclusão da rede sócio-familiar dos usuários, Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), entre outros são exemplos de medidas concretas para uma gestão democrática e compartilhada.
	
	Valorização dos trabalhadores da saúde, sem a qual não se fará de forma sustentada a reforma sanitária de nosso país, capaz de enfrentar iniqüidades e de ampliar nossa experiência civilizatória. Valorizar o trabalhador é permitir e garantir sua inclusão na gestão, na construção das organizações de saúde; valorizar é assegurar condições de trabalho, de exercício das profissões de forma digna, com ambientes e remuneração adequados; valorizar o trabalhador é assegurar que as organizações de saúde não se transformem em cabides de emprego, nem em lugares em que práticas e atitudes inaceitáveis se reproduzam e se naturalizem, como o descaso com o sofrimento das pessoas, com as histórias de vida; valorizar o trabalhador é produzir modos de gestão das organizações que coloquem o interesse público acima de tudo e não do partido ou do grupo que está no governo; valorizar o trabalhador e o trabalho é, portanto, tarefa decorrente da ampliação de nossa capacidade de produzir processos civilizatórios e democráticos mais extensos, plurais e regidos pelo interesse público.
	
	Ampliação de suas bases conceituais, avançando para além da alopatia, da racionalidade clínica da biomedicina; ampliar incluindo práticas complementares; ampliar para além do biológico, incluindo as dimensões social e subjetiva (afinal, a produção de saúde se dá para além e aquém da experiência material do corpo); ampliar para ação interdisciplinar, com aposta no trabalho em equipe. Construir uma relação clínica que seja uma experiência de troca entre sujeitos, não de alguém que sabe e alguém que não sabe; uma clínica que não seja encontro episódico, mas a construção de vínculo e confiança no tempo, permitindo a contração de responsabilidades na rede de saúde; enfim, ampliar a clínica significa reconstruir relações de poder na equipe e com os usuários e sua rede sócio-familiar, ampliando processos de troca e de responsabilização mútua.
	Respondido em 17/04/2020 06:45:55
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201902608960)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A comunicação envolve competência interpessoal nas interações, sendo a base do relacionamento entre os seres humanos. Sendo um processo vital e recíproco,ele:
		
	
	nunca ocorre nas organizações, apenas na vida pessoal de cada um.
	
	é mais intenso na infância e vai se dissipando ao longo do tempo, não sendo notado no adulto.
	
	sempre se manifesta de forma isolada.
	 
	é capaz de influenciar o comportamento das pessoas.
	
	não é observável em uma organização de saúde.
	Respondido em 17/04/2020 06:24:04
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201902515107)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As experiências de humanização em saúde necessariamente têm que partir da inclusão dos analisadores, processo este que se refere à:
		
	 
	Inclusão do outro na cena (trabalhadores, gestores ou não, e usuários).com a análise de cenário, definição dos campos problemáticos onde se dará uma intervenção,
	 
	Inclusão do coletivo em nós, das mudanças em nossos regimes de afetabilidade que nos levam a desejar a composição com o outro; e inclusão dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada ou não, forças fundamentais para a garantia do SUS enquanto política pública e reforma social nos termos em que ele se firmou.
	
	Inclusão das perturbações, daquilo que desestabiliza mediante a inclusão dos sujeitos. Humanos se fazem a partir de conflitos e produzem conflitos.
	
	Inclusão de novos modelos de gestão visando a otimização do lucro e redução dos custos a fim de fazer com que o orçamento das instituições se torne mais viável.
	
	Inclusão de novas categorias profissionais no quadro funcional das instituições de saúde a fim de compor as equipes na busca de um atendimento integral ao usuário.
	Respondido em 17/04/2020 06:51:48
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201902563748)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, temos na década de 1980 uma forte retomada sobre a discussão do conceito de humanização e os frutos dessas discussões servem de escopo para os programas e políticas de saúde. Um forte exemplo é o:
		
	 
	Humaniza SUS em 2004
	
	CRAS 2006
	
	FMIJ 2010
	
	Fórum Nacional de Estudantes em 2002
	
	Fórum de Integração de Jovens para a vida 2000
	Respondido em 17/04/2020 06:31:18
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201902531698)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Indique o contexto inicial de aparecimento dos primeiros estudos sobre humanização em saúde.
		
	
	O conceito de humanização surge inicialmente na psicologia no final da década de 60, sendo posteriormente incorporado pela enfermagem e pela medicina.
	
	O conceito de humanização é incorporado pela área de saúde apenas a partir do ano 2000.
	 
	O conceito de humanização começa a se apresentar em textos de enfermagem no fim da década de 50 (século XX) e no campo da medicina esta discussão aflora fortemente na década de 70.
	 
	O conceito de humanização começa a se apresentar no campo da medicina no inicio do século XXI sendo acompanhado pelas demais áreas de saúde que compõem a equipe de saúde.
	
	O conceito de humanização surge a partir do estudo dos profissionais de serviço social sendo posteriormente incorporado por toda a área de saúde.
	Respondido em 17/04/2020 06:33:

Continue navegando