Buscar

AD 2 IDPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autarquias
	Empresas Públicas
	Sociedades de economia mista
	Fundações públicas
	Criação
	Lei específica e decreto instituidor.
	Autorização legislativa e levada ao registro civil público competente, qual seja o registro civil das pessoas jurídicas (quando se tratar de sociedade civil) ou a junta comercial (quando se tratar de sociedade comercial).
	Autorização legislativa.O registro é feito na junta comercial porque a forma obrigatória adotada é a de sociedade anônima, que é uma sociedade comercial.
	Autorização legislativa. O registro é feito no registro civil de pessoas jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do código civil que
digam respeito às fundações.
	Forma de Criação
	Entidade estatal. A autarquia é, em si mesma, uma forma de constituição de uma pessoa jurídica.
	Qualquer tipo de sociedade, civil ou comercial.
	Somente sociedade anônima.
	Somente a de fundação instituída de acordo com o modelo estabelecido pelo dl 200/67.
	Personalidade Jurídica
	De direito público.
	De direito privado.
	De direito privado.
	De direito privado ou de direito público.
	Tipo de Atividade
	Executa atividades típicas da administração pública (atividades administrativas e não lucrativas), que requeiram ser descentralizadas para o seu melhor funcionamento.
	Explora atividade econômica e, portanto,lucrativa, que o poder público seja levado a exercer por contingência administrativa.
	Explora atividade econômica.
	Executa atividades não
lucrativas e que não exijam
a execução por órgãos ou entidades de direito público, mas que sejam do interesse coletivo e, portanto, mereçam o
amparo estatal.são atividades
de caráter social, de pesquisa,
técnicas, científicas etc
1. Elabore um quadro comparativo onde fiquem evidentes as diferenças entre as Autarquias, as Empresas Públicas, as Sociedades de economia mista e as Fundações públicas, no que diz respeito:  (2,5 pontos a questão)
· À criação de cada uma;
· A forma em que cada uma é criada;
· A personalidade jurídica de cada uma; e
· O tipo de atividade que cada uma desempenha.   
2. Discorra livremente sobre o princípio da publicidade, enfatizando: seu conceito; os instrumentos utilizados para que ele seja levado a efeito, esclarecendo se estes instrumentos sempre serão públicos; e o fundamento da existência desse poder. (2,5 pontos)
O conceito do princípio da publicidade é o dever da divulgação oficial dos atos administrativos dos agentes públicos, que são veiculados através de jornais, televisão, revistas, internet, imprensa oficial ou comercial, rádio, dentre outros meios. É essencial que haja a transparência absoluta de todas as informações sobre os atos administrativos do poder público, já que o público alvo (povo) tem todo o direito de acompanhar com clareza o exercício do poder. 
3. Segundo o que foi estudado no caderno didático da disciplina, qual a classificação que a doutrina jurídica construiu para os direitos humanos, baseada na ordem histórica e cronológica em que estes direitos passaram a ser constitucionalmente reconhecidos? Fale sobre ela. (2,5 pontos)
A classificação da doutrina jurídica construí para os direitos humanos foram os de 1ª, 2ª e 3ª geração. Os direitos de primeira geração são os direitos e garantias individuais e políticos clássicos. Os direitos de segunda geração são os direitos sociais relativos à saúde, educação, previdência e assistência social, lazer, trabalho, segurança e transporte. E por último, os direitos de terceira geração, chamados de solidariedade ou fraternidade. 
4. Como pode exercer-se o poder constituinte? Explique sua resposta. (2,5 pontos)
O poder constituinte pode ser exercido das seguintes formas: 
· Assembleia constituinte: reunião dos representantes do povo;
· Aclamação: manifestação unânime através da qual os membros componentes de um determinado órgão aprovam uma proposição (bastante incomum em nosso país);
· Referendum constituinte: instrumento de consulta popular, que no Brasil se dá por votação semelhante à escolha de representantes em época de eleição;
· Aprovação dos estados-membros, nos Estados federais. Esse aspecto tem a ver com o sistema de governo. Os senadores, indiretamente, representam os seus estados respectivos; logo, há uma participação indireta dos interesses dos estados federados; 
· Revolução: revolta generalizada que derruba o poder instituído, como nas Revoluções Francesa, Americana, Cubana etc., e que normalmente gera uma nova constituição.

Outros materiais