Buscar

PCC - 1° SEMESTRE

Prévia do material em texto

6
UNIVERSIDADE PAULISTA
	
Maria lucia da silva
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
1° semestre
GAMA - DF
2020
 Maria lucia da silva
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
1° semestre
Trabalho de curso para a obtenção do título de graduação em Sociologia apresentado à Universidade Paulista.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Jair Baida
GAMA - DF
5
2020
1 INTRODUÇÃO
A sociologia é um estudo baseado na sociedade, que no geral está englobada a cultura, onde se localizam as crenças e os valores dos indivíduos envolvidos naquela sociedade. Os livros de sociologia que foram consultados tratam referencialmente a diversidade cultural e o contexto da expansão da globalização. Eles estão aliados a preconceitos que já deveriam ser extintos, como a xenofobia.
 É notável que nos dias atuais existam preconceitos com diversas etnias e padrões culturais, foi pré-estabelecido uma padronização europeia que estimula a sociedade a segui-la, ignorando a diferenciação que está tão presente no nosso dia-a-dia, seja através de dialeto ou vestimenta, o que deve prevalecer é o respeito e a tolerância, acima de tudo.
 
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ensinar nas escolas desde o inicio sobre diversidade cultural é extremamente importante para o desenvolvimento de individuos que saibam conviver em sociedade respeitando os limentes e as crenças de pessoas diferentes sem a necessidade de ofender, discriminar ou denegrir a imagem de ninguém. 
Para a análise crítica foram escolhidos os livros de Sociologia da editora Scipione (ed.2015 ed 2018) e o livro de Sociologia da editora Moderna “Sociologia em Movimento”.
O livro da Editora Moderna trata de cultura em massa, a influencia da midia social e dos seus influenciadores, e como isso leva ao consumo da sociedade, como atua nos habitos culturais, levando em conta a imensa sobreposição cultural criada pelo mundo moderno. 
O livro apresenta um conceito bem classico que se assemelha a livros e jogos da atualidade, o que facilita sua aplicação em salas de aula, por estar bem perto do vivenciamento dos jovens alunos., aproximando assim o ensino e facilitando a absorção de conteudo por parte dos mesmos. Os capitulos evidenciam a desigualdade cultural, que fica mais presente em buscas por emprego, por exemplo.
Os livros da Scipione no geral seguem a mesma lnha de raciciocinio e são excelentes para a didatica em sala de aula pelo vocabulario mais facil. O ponto alto do livro é quando trata sobre as mudanças culturais globais, que fala sobre resistencias e aborda até como o hip-hop já ajudou crianças e adolescentes ao redor do mundo.
5
4
 
CONCLUSÃO
Ambos os livros são ótimos para estar em sala de aula, pois abrangem as diferentes culturas e o combate à discriminação e a xenofobia.
 Os livros sustentam a aula no quesito teórico e ainda colaboram com a didática dando espaço para discussões em sala que atinjam a todos os alunos, fazendo-os refletir e elaborar debates plausíveis.
REFERÊNCIAS
SILVA ,Afranio et. Al. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2013,1ª ed. 
Araújo, Silvia Maria et. Al. Sociologia. São Paulo: Editora Scipione, 2018, vol único. 
Araújo, Silvia Maria et. Al. Sociologia. São Paulo: Editora Scipione, 2017, vol único.

Continue navegando