Buscar

Psicologia das relações Humanas- Mapa unicesumar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
M.A.P.A.
Material de AvaliaçãoPrática da Aprendizagem
.
)	
1º item:
- Título da dinâmica: Dinâmica das Cores
- Tema: Discriminação Racial e Étnica 
- Faixa etária: 6 a 7 anos
- Objetivo: conscientização da diferença entre as pessoais
- Descrição: Damos aos alunos lápis, giz de cera para que escolham a cor que lhe agrada, assim que eles escolhem pedimos para eles olharem quantas cores têm diferentes, e apresentamos a questão de como seria o mundo se tudo fosse da mesma cor, se comeriam determinado alimento se fosse roxo? Ou se so usariam roupas verdes? Depois de suas respostas pedimos que olhem todos ao seu redor e falem sobre suas diferenças, como tipo de cabelos, cor da pele, altura, se é magro ou mais encorpado. Então mostramos a idéia de que temos que respeitar todas as diferenças entre as pessoas, que não somos todos iguais, e que ser diferente é bom.
2º item: Texto(de no mínimo 15 e máximo de 20 linhas).
Já na Educação Infantil as crianças começam a entender as diferenças que existe entre elas. Começam a escolher com quais brinquedos gostam de brincar, com que coleguinha tem mais afinidade, quais cores as agradam mais, também começam a perceber as diferenças entre seus corpos, cores das peles, tipo de cabelo, estereótipo corporal etc. 
Ainda nessa idade devemos iniciar o trabalho de inclusão racial e étnico entre eles, para que comecem a respeitar e se adaptar a todos. 
Esse trabalho deve se estender a comunidade escolar, pais, familiares.
Os primeiros anos escolares colaboram para formação de caráter, formação social, formação de inteligência entre outras. A criança deve ser incluída em atividades onde possa entender e praticar a diferença, e entendam também que é essa diversidade que construiu a historia e cultura do nosso país.
Nesse contexto a professora deve trabalhar o convívio, mostrar todo o universo sociocultural em que vivemos, mostrar toda diversidade que temos em nosso cotidiano.
O comprometimento dentro dos âmbitos escolares e familiares é de suma importância para que as atuais situações sejam excluídas de uma sociedade em constante evolução. Para que em um futuro próximo a conscientização seja geral para que o mundo seja mais seguro e evoluído.
 
1

Continue navegando