Buscar

Texto 02 Educação de Jovens e AdultosFundamentos e Metodologias

Prévia do material em texto

UNIP – UNIDADE FRACTAL - DISCIPLINA- Educação de Jovens e Adultos Fundamentos e Metodologias
Professora – Gesuina de Almeida
Data 03 de março de 2020 - Texto 02
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTITUISE COMO UM CAMPO DE
CONHECIMENTO? 
Questões referentes ao texto 02
01)- O que recomenda a LDBEN nº 9.394, de 96, no que se refere a aplicação da Educação de Jovens e Adultos?
R: A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que o trabalho pedagógico deverá ser diferenciado, com conteúdo, metodologias, tipologias de organização e processos de avaliação diferenciados daqueles utilizados para os alunos que estão em período de escolarização na faixa etária própria.
02)- O que significa modalidade de ensino?
R: É a oferta de educação escolar que não se superpõe aos níveis de ensino, que se organiza por faixa etária. A modalidade de ensino oferecida a jovens e adultos é supletiva e tem o objetivo de possibilitar a frequência e a conclusão da Educação Básica.
03)-Conforme a Lei nº 9.934/96 – artigo 8º:, descreva as atribuições e competências de cada um dos níveis União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios , os respectivos sistemas de ensino
R: • federal – atuação de forma supletiva e redistributiva;
• estadual – oferta do Ensino Médio e do Ensino Fundamental em colaboração com os municípios;
• municipal – oferta da Educação Infantil e, com prioridade, do Ensino Fundamental, em colaboração com os Estados.
Lei nº 9.934/96 – artigo 8º:
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
§ 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
§ 2º Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta Lei (BRASIL, 1996).
Compreendemos, nesse artigo, as funções dos poderes executivos instituindo os sistemas de ensino como os responsáveis pela oferta da Educação de Jovens e Adultos, por organizaremna de forma de atender e desenvolver a Educação Básica.
Para compreender a distribuição de competências e atribuições quanto ao atendimento à Educação de Jovens e Adultos, na Lei nº 9.934, de 1996, encontramos os artigos que se seguem:
Art. 10. Os Estados incumbirseão de:
I – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições ofciais dos seus sistemas de ensino;
II – definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do Ensino Fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser
atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público;
V – baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
Art. 11. Os Municípios incumbirseão de:
I – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições ofciais dos seus sistemas de ensino, integrandoos às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;

Continue navegando