Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Avaliação Objetiva
1. Pergunta 1
0,45/0,45
O paradigma pedagógico proposto por Freire baseava-se em um novo entendimento da relação entre as problemáticas educacional e a social. “Antes apontado como causa da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.” (PAIVA, 1987). 
Freire (1996) criticou a chamada “educação bancária”, que considerava o analfabeto como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar o conhecimento. Como contraponto a esse modelo, Freire fez referência à educação problematizadora. Tomando o alfabetizando como sujeito de sua aprendizagem, assinale a alternativa correta sobre o que Freire propunha em seu método:
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando-a através de um diálogo ancorado no tripé educador/ alfabetizando/objeto do conhecimento.
2. Pergunta 2
0,45/0,45
O letramento não se restringe ao aprendizado automático e repetitivo dos códigos convencionais da leitura e da escrita ensinados tradicionalmente nas escolas, mas denota trabalhar com os seus diferentes usos na sociedade e na vida cotidiana. Soares (1998) assegura que “um indivíduo pode não saber ler e escrever, mas ser, de certa forma, letrado”, e assim também já dizia Paulo Freire. Portanto, a que está relacionado o letramento?
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Às práticas socialmente construídas que envolvem o uso da oralidade, leitura e da escrita.
3. Pergunta 3
0,45/0,45
Para Freire (1987), a ação de planejar implica escolhas, as quais descartam qualquer forma de neutralidade. Nesse sentido, pode-se afirmar que se tratam de escolhas que são permeadas por interesses de caráter político e, ao mesmo tempo, ideológico. Pensar na organização curricular para a EJA implica explicitar as concepções de educação, de sujeito, de escola, de currículo, de conhecimento e de ensino e aprendizagem coerentes com as especificidades dessa demanda. A proposta para a elaboração de currículos da Proposta Curricular de EJA – 1º segmento (BRASIL, 2001) está organizada em algumas áreas de conhecimento. Identifique dentre as opções abaixo, quais são essas áreas:
I - Língua Portuguesa.
II - Matemática.
III - Estudos da Sociedade e da Natureza.
IV - Língua Estrangeira.
V - Educação Física.
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
4. Pergunta 4
0,45/0,45
Em uma perspectiva ontológica (estudo do ser), pode-se dizer que a educação significa colocar o indivíduo em contato com os sentidos que circulam em sua cultura, para que ele possa assimilá-los e nela viver. Mas isso não significa que estará assimilando todas as informações com uma atitude passiva. Portanto, o que é necessário para que o indivíduo tenha uma boa aprendizagem?
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Que realize uma atividade que seja consciente, participativa e transformadora de sua realidade interna e externa.
5. Pergunta 5
0,45/0,45
Para compreender o perfil dos educandos da EJA, é necessário fazer uma retrospectiva histórica do Brasil e contextualizar por que essas pessoas não tiveram acesso à escolarização. Segundo FREIRE, 1996, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção e construção”. Através da fala de Freire, podemos refletir sobre as ações que contribuem para que a aprendizagem de fato ocorra. Portanto, a importância de que os aspectos pedagógicos utilizados na EJA considerem, além das questões estruturais e de organização, também:
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
O perfil socioeconômico dos educandos. 
6. Pergunta 6
0,45/0,45
Uma importante função da EJA é ampliar a criticidade, a autonomia e a valorização dos saberes dos educandos, preparando-os para atuar de forma participativa em seu meio social. Isso é possível porque a autonomia está relacionada à habilidade:
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
De tomar decisões.
7. Pergunta 7
0/0,45
Para Arroyo (2001, p. 15), falar dos educandos da EJA é “falar, sobretudo, do jovem, adulto, trabalhador, pobre, negro, oprimido e excluído”. A estreita relação que se estabelece entre a incidência da exclusão e as restrições ao acesso à educação, bem como a falta de participação na renda e o acesso aos bens econômicos, evidenciado nas estatísticas, gera gritante discriminação, preconceito, exclusão e violência do e pelo sistema social em "grupos sociais marginalizados”. Dentre esses, no quesito gênero e raça, são os que mais são afetados. Esses grupos referem-se às: 
Ocultar opções de resposta 
Correta
Aos negros e às mulheres.
8. Pergunta 8
0,45/0,45
A produção de conhecimento e a aprendizagem permanente se constituem em elementos essenciais na mudança educacional requerida pelas transformações globais. Dessa forma, a Unesco, por intermédio do Relatório Educação para o Século XXI (DELORS,1998), recomenda fatores estratégicos para a formação dos cidadãos, tendo por princípio quatro pilares básicos. São eles:
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver, aprender a ser.
9. Pergunta 9
0,45/0,45
As Diretrizes Curriculares da EJA (BRASIL, 2000) determinam que essa modalidade educacional deve desempenhar algumas funções. Quais são essas funções que a Educação de Jovens e Adultos deve desempenhar?
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Reparadora, equalizadora e qualificadora.
10. Pergunta 10
0,45/0,45
Nas Diretrizes Curriculares de EJA (BRASIL, 2000), formuladas pelo MEC, os conteúdos estão dimensionados não só em conceitos, mas também em procedimentos e atitudes, apresentados em blocos de conteúdo ou em eixos temáticos, de acordo com as áreas. Os conteúdos demostram um “saber fazer”, onde envolve a tomada de decisões e a realização de uma série de ações, de maneira ordenada e não aleatória, para que se atinja uma meta. Quais são esses conteúdos, conforme contexto acima?
I. Conteúdos de natureza procedimental.
II. Conteúdos de natureza conceitual.
III. Conteúdos de natureza atitudinal.
Assinale a alternativa correta:
Correta: 
Somente a afirmativa I está correta.
Pergunta 1
0,2/0,2
“Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) em relação à Educação de Jovens e Adultos, nos artigos 37 e 38 estão elencados: “oportunidades educacionais apropriadas”, segundo as características do alunado; mero estímulo genérico, pelo Poder Público, a ações que mantenham o trabalhador na escola; exames (supletivos e de aferição de conhecimentos e habilidades informais).As Diretrizes Curriculares Nacionais abrangem os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.A identidade própria da Educação de Jovens e Adultos (modalidade da Educação Básica) considerará entre outras: as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias desse alunado.”
Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-educacao-jovens-adultos.htm Acesso em: 06 dez 2019. 
Com base no enunciado acima, analise as asserções a seguir que apresentam princípios que a Educação de Jovens e Adultos ainda, deve considerar: 
1. O Princípio da Equidade que tem como base a distribuição específica dos componentes curriculares garantindo um modelo igualitário de formação, com igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
2. O Princípio da Discriminação que visa o reconhecimento da separação entre os jovens/adultos das crianças, em seu processo formativo.
3. O Princípio da Proporcionalidade que tem como base que os jovens e adultos possuem conhecimentos proporcionais a sua faixa etária e experiências de vida.
4. A Proposição de Modelo Pedagógico Próprio que é a apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais.
Assinale a alternativa correta:
Correta:I e IV.
Pergunta 2
0,2/0,2
Ao longo de sua trajetória, a Educação de Jovens e Adultos foi deixada em segundo plano, especialmente no que se refere a investimentos e políticas públicas.
Segundo RIBEIRO (2001) um problema que permaneceu, é que a EJA era vista ou associada a um Ensino Noturno de segunda linha, de caráter complementar e compensatório, onde absorve adultos que não conseguiram concluir seus ensinos na idade ideal ou forma reprovados e alguns são tidos até como fracasso escolar, e com tudo isso a falta de incentivo político, levou por algum tempo essa educação a uma paralisação em suas modalidades tecnopedagógicas e baixos investimentos na EJA. 
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-educacao-jovens-adultos-no-brasil.htm Acesso em: 09 dez 2019. Adaptado.) 
A partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir: 
1. O Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) trouxe em seu texto a preconização de favorecimento e expansão do ensino de jovens e adultos.
2. A Educação de Jovens e Adultos passou a fazer parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), sendo reconhecida como Direito Público, a partir das alterações e complementos realizados em 2008.
3. Uma grande conquista da EJA foi ser incluída no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
Assinale a alternativa correta:
Correta: 
II e III, apenas. 
Pergunta 3
0,2/0,2
“O professor tem o papel fundamental de empenhar-se, para que o ensino dedicado aos seus alunos tenha qualidade e significado para suas vidas. Uma preparação adequada de exercícios, os quais não sejam complexos ao extremo ou infantilizados, auxiliam positivamente o processo de ensino-aprendizagem dos educandos jovens e adultos. O trabalho de motivação feito pelo professor tem que se dar de forma contínua, para que o interesse do aluno em ampliar e adquirir conhecimentos permaneça, e este não venha a sentir-se impotente mediante qualquer dificuldade que outrora venha a aparecer. Entretanto, é importante que o professor venha utilizar uma metodologia adequada, através da qual o processo de ensino-aprendizagem flua de maneira satisfatória.”
Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-influencia-paulo-freire-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-jovens-adultos.htm Acesso em 10 dez 2019. 
Considerando o enunciado acima e o trabalho docente, analise as asserções a seguir: 
1. O processo educativo da EJA adquire significado a partir do momento que está relacionado à prática de vida de seus sujeitos.
2. A proposta de Paulo Freire tão comprometida com o trabalho docente na EJA preconiza o trabalho baseado na metodologia tecnicista.
3. Através da reflexão entre conhecimento e política, Paulo Freire motiva educandos e educadores à efetivação de uma prática transformadora, a partir de uma mediação da prática dialógica.
Assinale a alternativa correta:
Correta: 
I e III, apenas. 
Pergunta 4
0,2/0,2
A Educação de Jovens e Adultos (EJA ) traz seus sujeitos impressos em seu nome , é necessário compreender e respeitar a pluralidade cultural, as identidades, as questões que envolvem classe, raça, saber e linguagem dos alunos, valorizando a sua bagagem histórica.É esta diversidade que demarca a especificidade da modalidade.A proposta Curricular da modalidade vem sendo pensada por meio destas especificidades , levando em consideração a Educação Popular em que o aluno e professor se entrelaçam em uma relação dialógica. ( Prova do ENADE/2018) adaptada.
Considerando as informações apresentadas , avalie as afirmações a seguir:
1. Devem ser consideradas e avaliadas constantemente as especificidades dos alunos da EJA, com o objetivo de uma aprendizagem significativa.
2. Com o intuito de recuperar os conhecimentos aos quais não tiveram acesso em idade escolar ,a proposta curricular da Eja é a mesma da alfabetização das séries iniciais.
3. Ao proporcionar espaço entre a diversidade e a heteriogeneidade das salas de aula da Eja , estamos potencializando o processo de ensino aprendizagem.
4. Ao proporcionar espaço entre a diversidade e a heteriogeneidade das salas de aula da Eja , estamos potencializando o processo de ensino aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Correta: 
Apenas nas alternativas I e III
Pergunta 5
0,2/0,2
“O saber do professor está constituído em suas experiências, crenças, convicções, valores, ideias, princípios, algumas correntes teóricas e principalmente em suas estratégias de atuação que organiza, justifica e executa sua ação.O saber do professor vai muito além de algo aprendido por ele no ensino superior em seu curso de licenciatura. Há poucos anos atrás, era o profissional que tinha o curso de magistério, o “capaz” de alfabetizar os alunos, fossem eles crianças ou adultos. Ainda hoje temos muitos desses profissionais dentro dos ambientes escolares, e queremos destacar aqui a importância destes professores que tem como formação o Magistério, como de suma importância para o ato educativo. Porém são os pedagogos que tem de suprir hoje a demanda educacional existente no país, pois, os profissionais com a formação de magistério não conseguem mais dar conta sozinhos da educação e do ato de educar, principalmente na EJA.”
Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/educacao-jovens-adultos-reflexoes-perspectivas-desafios.htm Acesso em: 10 dez 2019. 
Considerando o enunciado acima, analise as asserções a seguir de acordo com o perfil do educador para a Educação de Jovens e Adultos: 
1. O professor da EJA deve basear seu trabalho na ação educativa comprometida com a metodologia ação-reflexão-ação, levando o educando a compreender suas experiências, construindo conhecimento.
2. O professor da EJA deve, em sua prática pedagógica, priorizar o diálogo, a formação ética e o desenvolvimento da autonomia.
3. O professor da EJA deve evitar levar para a sala de aula a reflexão acerca dos enfrentamentos diários de seus alunos, sabedor de que sua rotina já demanda momentos de fuga da realidade, e, as salas de aula devem permitir esta fuga.
Assinale a alternativa correta:
Correta: 
I e II apenas.
Pergunta 1
0/0,2
Además de la forma estándar de las lenguas, la traducción puede exigir conocimiento de los fenómenos relativos a la variación lingüística. Lea las afirmaciones a continuación (I—III) sobre el fenómeno de la variación lingüística, y señale la alternativa correcta, basado en los conocimientos adquiridos en el capítulo siete del libro de nuestra asignatura (TRAMUJAS, 2016).
I. La jerga está relacionada exclusivamente a las variaciones diacrónicas.
II. Los sociolectos están relacionados exclusivamente a los lugares en los cuales la lengua es utilizada.
III. Las variaciones diacrónicas están relacionadas a la historia de la lengua y de sus cambios.
Resposta: Solamente III está correcta.
Pergunta 2
0,2/0,2
I. El traductor jurado puede introducir cambios en el texto traducido si los considera necesarios.
II. Además de traducir, el traductor jurado hace una descripción completa del documento original.
III. La traducción jurada tiene validez legal.
Correta: 
Solamente II y III están correctas.
Pergunta 3
0,2/0,2
Los Estudios sobre la Traducción (o Traductología) buscan explicar y describir todos los aspectos del hecho traductor (lingüísticos, cognitivos, sociales, profesionales, históricos, etc.). En el capítulo dos del libro de nuestra asignatura (TRAMUJAS, 2016), estudiamos cómo están estructurados los Estudios sobre la Traducción. Lea las afirmaciones a continuación (I—III) sobre la organización de la Traductología y elija la alternativa correcta.
I. La Traductología está dividida en tres ramas: estudios teóricos, estudios descriptivos y estudios aplicados.
II. La enseñanza de la traducción es un tipo de estudio aplicado de la traducción.
III. La definición del concepto de equivalencia pertenece a la dimensión histórica de la Traductología.
IV. Los datos empíricos necesarios sobre el hecho traductorson extraídos de los estudios teóricos de la traducción.
Correta: 
Solamente I y II están correctas.
Pergunta 4
0,2/0,2
En el primer capítulo del libro de nuestra asignatura (TRAMUJAS, 2016), aprendemos que la investigadora Amparo Hurtado Albir define la traducción desde tres perspectivas diferentes. El pasaje a continuación es un extracto de su libro titulado Traducción y traductología (Cátedra: 2013). Elija la alternativa que describe correctamente el contenido del extracto.
A la hora de reproducir en otra lengua y cultura ese texto, el traductor debe considerar que no se trata de plasmar la cobertura lingüística sino las intenciones comunicativas que hay detrás de ella, tener en cuenta que cada lengua las expresa de una manera diferente y considerando las necesidades de los destinatarios y las características del encargo. La finalidad de la traducción puede cambiar según el tipo de encargo o de público al que va dirigida; el traductor adopta en cada caso métodos diferentes y llega a soluciones diferentes.(HURTADO ALBIR, 2013, pp.40-1)
Correta: 
Hurtado Albir describe la traducción como un acto de comunicación. 
Pergunta 5
0,2/0,2
El lingüista ruso Roman Jakobson identificó una tipología de la traducción desde el punto de vista de las lenguas o sistemas significativos empleados en el proceso traductor. Basado en los conocimientos adquiridos en el primer capítulo del libro de nuestra asignatura (TRAMUJAS, 2016), elija entre las alternativas a continuación, la que no ofrece un ejemplo de traducción, según la tipología de Jakobson.
Correta: 
Resumir un texto originalmente escrito en otra lengua.
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
 
Avaliação Objetiva
 
 
1.
 
Pergunta 1
 
0,45
/
0,45
 
O paradigma pedagógico proposto por Freire baseava
-
se em um novo entendimento 
da relação entre as problemáticas educacional e a social.
 
“Antes apontado como causa 
da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito 
da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.” (PAIVA, 1987).
 
 
Freire (1996) criticou a chamada “educação bancária”, que considerava o analfabeto 
como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o 
educador deveria depositar o conhecimento. Como contraponto a esse modelo, Freire 
fez referên
cia à educação problematizadora. Tomando o alfabetizando como sujeito de 
sua aprendizagem, assinale a alternativa correta sobre o que Freire propunha em seu 
método:
 
Mostrar opções de resposta
 
 
Correta: 
 
Uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando
-
a 
através de um diálogo ancorado no tripé educador/ alfabetizando/objeto do 
conhecimento.
 
 
2.
 
Pergunta 2
 
0,45
/
0,45
 
O letramento não se restringe ao aprendizado automático e repetitivo dos códigos 
convencionais da leitura e da escrita ensinados tradicionalmente nas escolas, mas 
denota trabalhar com os seus diferentes usos na sociedade e na vida cotidiana. Soares 
(1998) 
assegura que “um indivíduo pode não saber ler e escrever, mas ser, de certa 
forma, letrado”, e assim também já dizia Paulo Freire. Portanto, a que está relacionado 
o letramento?
 
Mostrar opções de resposta
 
 
Correta: 
 
Às práticas socialmente construídas que envolvem o uso da oralidade, leitura e da 
escrita.
 
 
3.
 
Pergunta 3
 
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos 
Avaliação Objetiva 
 
1. Pergunta 1 
0,45/0,45 
O paradigma pedagógico proposto por Freire baseava-se em um novo entendimento 
da relação entre as problemáticas educacional e a social. “Antes apontado como causa 
da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito 
da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.” (PAIVA, 1987). 
Freire (1996) criticou a chamada “educação bancária”, que considerava o analfabeto 
como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o 
educador deveria depositar o conhecimento. Como contraponto a esse modelo, Freire 
fez referência à educação problematizadora. Tomando o alfabetizando como sujeito de 
sua aprendizagem, assinale a alternativa correta sobre o que Freire propunha em seu 
método: 
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando-a 
através de um diálogo ancorado no tripé educador/ alfabetizando/objeto do 
conhecimento. 
 
2. Pergunta 2 
0,45/0,45 
O letramento não se restringe ao aprendizado automático e repetitivo dos códigos 
convencionais da leitura e da escrita ensinados tradicionalmente nas escolas, mas 
denota trabalhar com os seus diferentes usos na sociedade e na vida cotidiana. Soares 
(1998) assegura que “um indivíduo pode não saber ler e escrever, mas ser, de certa 
forma, letrado”, e assim também já dizia Paulo Freire. Portanto, a que está relacionado 
o letramento? 
Mostrar opções de resposta 
Correta: 
Às práticas socialmente construídas que envolvem o uso da oralidade, leitura e da 
escrita. 
 
3. Pergunta 3