Buscar

AV II JOGOS PEDAGOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

JOGOS E BRINQUEDOS - AVII
1- As brinquedotecas surgiram no século XXI nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Los Angeles, e funcionava como um centro de vendas de brinquedos. Na atualidade seu modo de funcionamento se modificou e atende a outros objetivos. Observando tal argumento identifique a questão correta.
R: São espaços para o entretenimento e promoção do desenvolvimento de crianças e na escola tem a função educativa.
Certo: As brinquedotecas não possuem apenas carácter educacional, formativo e terapêutico, mas também atribuem a função de entretenimento e diversão. Cabe ao profissional atuante que desenvolva estas ações.
2- O brincar se faz uma atividade importante na infância, não se caracteriza como instintivo, mas é imprescindível para o saudável desenvolvimento da criança. Sendo que encontramos as brincadeiras em diversos momentos de práticas nas quais as crianças possam estar inseridas em suas rotinas, como por exemplo, práticas pedagógicas de iniciação esportiva. Em nossa atuação profissional específica com essa faixa etária infantil, em intervenções pedagógicas relativas ao brincar, pode-se afirmar:
R: O brincar deve ser mediado, geralmente conduzido segundo prévios objetivos, os quais são de ciência do profissional envolvido com a intervenção, não apenas um livre brincar, sem interferências pedagógicas. 
Certo: O fenômeno do brincar necessita ser mediado para que alcance o máximo dos objetivos estabelecidos para a sua aprendizagem.
3- A Brinquedoteca no meio educacional amplia os conhecimentos dos educandos, com uso da ciência lúdica e dos elementos facilitadores dos processos de aprendizagem como: os jogos, as brincadeiras e o brinquedo, almejando a evolução do saber na práxis pedagógica e o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras dos discentes com enfoque nas multiplicidades de inteligências destes em situações que o direcione ao sucesso escolar. Nesse contexto ao pensarmos nas finalidades de cada tipo de brinquedoteca, em especial, nos casos em que as crianças não podem ir até ao respectivo espaço por não terem condições de saírem, teremos que promover esse encontro, no qual dará um perfil para a brinquedoteca denominado:
R: móvel
Certo: é uma brinquedoteca que pode entrar em todos os ambientes podendo ir até o educando.
4- O jogo de faz de conta infantil tem como base as relações sociais e os modos de agir do grupo do qual ela faz parte, ou seja, “o jogo nasce das condições de vida da criança em sociedade”. (ELKONIN, 2009, p. 37), sendo assim, não se desenvolve naturalmente na infância. Considerando o que foi apontado é correto afirmar que:
R: As funções dos objetos e os brinquedos são ensinados pelos adultos às crianças, assim como o modo de manipulá-los, mas o jogo só acontece de fato quando as coordenações sensório-motoras infantis, as quais comportarão a manipulação do objeto segundo a ação a ser representada, estiver consolidada.
Certo: Seguindo a linha de pensamento da teoria Piagetiana, os jogos simbólicos demarcam o inicio do próximo estágio denominado pré-operatório. Sendo assim se faz necessário a passagem pelo estágio anterior chamado sensório-motor.
5- Segundo especialistas, o brincar é um fator de grande importância, e é considerado o mais completo dos processos educativos e para a eficácia deste processo, cada brinquedoteca representará o perfil da comunidade, na qual ela foi montada. A partir desta informação, relativa a relevância do espaço denominado "brinquedoteca" para a inserção e participação da criança em práticas sociais, assinale a opção correta, a qual legitimará esta afirmação.
R: as atividades lúdicas desenvolvidas exploram as potencialidades, cognitiva, afetiva, criativa e a autonomia.
Certo: As atividades lúdicas buscam desenvolver o indivíduo de forma integral.
6- Para a constituição de uma brinquedoteca é relevante a utilização de diversificados tipos brinquedos e jogos que atendam diferentes faixas etárias. Quais tipos de brinquedoteca existem?
R: terapêuticas, pedagógicas e recreativas
Certo: As terapêuticas estão alocadas em ambientes hospitalares e clínicas. As pedagógicas em escolas e apresentam os cantos de interesses; E as recreativas em espaços comerciais, hotéis e resorts.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes