Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA GERENCIAMENTO INTEGRADO DE CRISES E DESASTRES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNINTA
 GERANCIAMENTO INTEGRADO DE CRISES E DESASTRES
O gerenciamento de crises pode ser descrito como uma metodologia que se utiliza, muitas vezes, de uma sequência lógica para resolver problemas que são fundamentados em possibilidades. Contudo, não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características exclusivas, demandando soluções particulares, que exigem uma cuidadosa análise e reflexão. 
Desta forma, tomando por exemplo as ocorrências com reféns, discorra sobre as três características principais (imprevisibilidade/compressão do tempo/ameaça à vida) desta modalidade de crise.
Dentre as características de uma crise temos a ameaça à vida, imprevisibilidade e compressão de tempo.
Na ameaça a vida, a natureza do evento crítico impõe às pessoas envolvidas um grande risco às suas vidas. De forma geral, engloba o risco à vida do perpetrador do evento crítico, refém, policiais, bem como das demais pessoas próximas ao ponto crítico. Por isso que neste momento se faz necessário o total isolamento, onde só terá acesso ao local do sinistro, as pessoas qualificadas, dentre elas, o negociador, onde ele com sua experiência, vai tentar amenizar o risco de vida de todos envolvidos.
A imprevisibilidade mostra a premente necessidade de os órgãos policiais anteciparem-se aos eventos críticos desde o treinamento até o momento em que atuem com o intuito de solucionar uma crise. Tal característica evidencia que a mesma pode acontecer a qualquer momento, e as forças policiais terão que estar prontas para usarem da técnica adequada no gerenciamento de crises. Aqui é de suma importância que o policiamento especiliazado nas situações de gerenciamento de crises, tenham de forma continuada, um treinamento voltado para estas situações. No caso do nosso Estado, o policiamento especializado, seria o BOPE (Batalhão de Operações Especiais).
A compressão de tempo e/ou urgência é uma situação em que as equipes especializadas uma vez acionadas prestarão um atendimento emergencial e célere para atuar naquele evento crucial. As decisões devem ser rápidas em razão do exíguo espaço de tempo. É de suma importância que aqui, o negociador tenha bastante conhecimento, de como vai usar o pouco tempo que ele tem para tentar negociar co o possível infrator. Pois muitas vezes em uma falta de paciência e até mesmo o momento crítico da situação, o criminoso pode tomar uma atitude desastrosa. 
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/51461/o-tiro-de-comprometimento-dentro-da-doutrina-de-gerenciamento-de-crises
Edgar Almeida Chaves Filho
 Matrícula n° 210000168
Curso em Gestão de Segurança Pública

Continue navegando