Buscar

Template módulo III

Prévia do material em texto

2
 (
RELAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA
)
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022. 
1. INTRODUÇÃO
A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor sobre o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”.
A partir desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD?
A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.
 (
Este trabalho tem como finalidade abordar o tema “A escola aberta para a família: aspectos positivos desta integração” e irá discutir a necessidade de uma efetiva interação positiva entre família-escola no processo ensino aprendizagem dos alunos, e a integração da família no ambiente escolar, bem como as reuniões de pais e mestres onde serão discutidas as vivências cotidianas dos alunos na escola. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos científicos
 
de autores com relação ao assunto sobre a importância da família e escola, sendo eles Mário Sergio 
Cortella
, Ana 
Picanco
, 
Parolin
 
Spodeck
, Vilas Boas e livro de Metodologia Cientifica 
Uniasselvi
.
Visando através desta proposta, promover um maior vínculo desta família para com a escola, sendo de extrema importância esse elo, acima de tudo a escola possa conhecer a rotina familiar deste aluno, para que ele seja o maior co
n
templado, e assim os planos e metas traçados no inicio do ano letivo sejam atingidos.
Analisando instituição escola x família percebe-se suas diferenças e semelhanças através de suas culturas, em frente 
a
 escola e sua realidade enquanto instrumento de educação também passa por desafios em suas ações promovidas, como a ausência da família no acompanhamento do desempenho escolar, entre outros é importantíssimo à convivência em sociedade. Por outro lado, a família se opõe as cobranças da escola. Por essa razão, através deste trabalho, tem como objetivo apresentar possíveis formas dessa parceria acontecer positivamente com todos envolvidos. Fazendo uma breve comparação do ensino arcaico com a educação moderna.
Sendo assim a família é uma parceira fundamental da escola, pois deve colaborar e participar dos planejamentos da gestão e suas praticas educativas, mas para que isso aconteça não é somente as famílias que devem querer estar mais presentes, a escola precisa proporcionar esta abertura. E muitas vezes esse é o problema. Algumas escolas não estão preparadas para receberem essas famílias. E as que recebem realizam de forma pouco significativa.
Serão exploradas questões como as escolas podem estreitar a participação das famílias no âmbito escolar, apontando caminhos para dar inicio a essa relação, pensando na maneira que a escola não é o único ambiente educativo das pessoas, pois também aprende nas ruas, em casa onde é nossa primeira instituição de aprendizagem, é a família.
Conner
 (citado por 
Pereira,
2008) afirma que é preciso:
Trabalhar cuidadosamente com os pais até termos a certeza que os primeiros projetos são bem sucedidos. O sucesso trás o sucesso e a autoconfiança e, como resultado, os pais ficam motivados para participarem ainda mais quando os pais tem uma relação positiva com os professores, eles podem ajudar os filhos a terem um comportamento correto na escola.
)
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A progressão da participação da família nas escolas
Na história da educação diversas mudanças ocorreram ao longo da atualidade, visava sempre de acordo com a política que atuava no momento. Em tempos que escolas regidas pelo regime de ditadura militar os pais não participavam da escola que os filhos frequentavam, disciplina e autoridade eram essenciais para a formação de um cidadão. Sendo imposto o cumprimento de regras e padrões que deveriam ser seguidos, uma delas a uniformização adequada para meninos e meninas.
Na atualidade do século XXI, já com políticas governamentais diferentes visam o desenvolvimento do aluno junto a cultura da família, buscando encontrar a gestão e administração certa que possam ser alcançados juntos, tanto a disciplina e liberdade, autoridade e cooperação, exigência e tolerância, tradição e inovação das demais propostas para um bom funcionamento escolar, sendo assim a participação dos pais na educação dos filhos se torna muito proveitoso de todas as maneiras. 
Considerando as diferenças e semelhanças entre a família e escola podemos compreender sobre o olhar cultural levando em conta os cidadãos homens e mulheres enquanto personagens na história da sociedade, de encontro a tal realidade, a escola como ferramenta de educação enfrenta grandes desafios quanto as ações que promove. A família é a origem das atitudes no processo da socialização, bem como de mudanças ou não na qual a sociedade a insere, pois saem delas os sujeitos que irão manter ou mudar a si mesmos e a realidade de onde estão inseridos.
A relação escola e família deverão ser desenvolvidas com responsabilidade e comprometimento de ambas as partes, para que haja um avanço positivo da sociedade por isso muitas vezes surge á dúvida do por que os pais e professores não conseguem se entender.
Pois muitas vezes os pais não se encaixam no que a escola espera da relação família e escola, pois a maior reclamação da escola é a ausência da família no acompanhamento do desenvolvimento escolar do aluno, da falta de autoritarismo dos pais perante aos seus filhos, a dificuldade dos pais em transmitir valores éticos e morais pra a convivência em sociedade, ou seja, fazer com que seu filho entenda e saiba conviver com o outro.
Já de outro lado a família reclama das excessivas cobranças da escola onde responsabilizam os pais pela aprendizagem da criança achando que sim é papel da escola a transmissão de valores e preparação dos alunos para o mundo.
Sabemos que os seres estão o tempo todo aprendendo, e a família tem um importante papel nessa história, pois é ela que decide o que suas crianças devem aprender qual escola frequentar e o que devem saber para enfrentar o mundo e a sociedade.
Para que ocorram mudanças neste quadro deve se partir do ponto que a educação é um dever de todos e ocorre em todos os lugares, não estando presa atrás de muros das escolas, a educação dos seres é algo maior e se todos entenderem essa relação deixa de ser cobrança e se torna colaboração, onde cada parte expõe seu olhar onde haja uma troca de informações em que a criança é grande beneficiada.
Uma gestão democrática efetiva também é algo que auxilia a participaçãodos pais a escola tem papel importante quanto a união da democracia e cidadania por isso é importante ser uma referencia de experiências tanto para os pais quanto para os alunos pois os mesmos precisam ter suas opiniões e sugestões ouvidas e respeitadas.
A escola nem sempre deve convocar os pais somente para pontuar os aspectos negativos dos alunos. Então para tal integração família e escola devem ocorrer também propostas, como reuniões semestrais, festas comemorativas, entrega de pareceres, além de esses pontos estarem com as portas abertas mantendo o diálogo, aceitando sugestões e apresentando a estrutura, o quadro funcional e horários flexíveis para que os pais frequentem a mesma. Os usos dos meios tecnológicos podem facilitar um acompanhamento constante, através de sites, aplicativos, câmeras de acesso agregando a participação dos pais que trabalham enquanto os filhos estudam.
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
No caso de citação direta curta, o fragmento não excederá três linhas. 
 
De acordo com Vilas-Boas (2001):
 (
Todas as crianças num momento ou noutro sentem dificuldade, quer no processo de aprendizagem escolar, quer nas tarefas que lhes são exigidas, existe a necessidade de que alguém apoie a criança nesses momentos e lhe restitua a confiança nas suas capacidades. (p.55)
.
)
Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.
 (
“O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...] Quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as aprendizagens na escola e em casa possam se complementar mutuamente” (SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167).
)
Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.
 (
Conforme destaca 
Parolin
 
(
2008
)
, a importância da participação da família, juntamente com o aluno, no espaço escolar, trazendo assim 
a socialização de ambas às partes
, em um ambiente que 
possibilita
 compartilhar as diferentes vivências sociais e culturais. Para que haja um significativo avanço em seu desempenho escolar. 
)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	
Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.
Segundo Ferreira (2011), ao elaborar a seção materiais e métodos, faça uma descrição detalhada de cada um deles, explicando as razões que o levaram a concebê-los, modificá-los e empregá-los. O autor destaca ainda que o aspecto mais importante neste item é proporcionar a quantidade adequada de informações sobre como a pesquisa foi conduzida.
Desta forma, ao iniciar esta seção, deve-se primeiro apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa, na sequência, apresente os critérios para a escolha dos participantes e/ou os materiais utilizados, por fim, descreva a sequência de etapas realizadas na condução da pesquisa, mencionando como os dados foram levantados e tabulados para análise.
Em seu estudo, Cervo, Bervian e Silva (2006) expõem que o método científico apresenta a observação, a descrição, a comparação, a análise, a síntese, além dos processos mentais de dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação (qualitativa, quantitativa ou mista).
Após a escolha da pesquisa, é necessário determinar alguns itens que oferecem suporte para a conclusão do estudo, assim, descreva o local da pesquisa (cidade, bairro, estado, grupos, região, vegetação etc.). Continuando, descreva como você obterá estas informações, por meio de entrevista, conversas, questionários, estudos de caso, entre outros. Estes são considerados os instrumentos que indicam as técnicas a serem utilizadas no momento da coleta dos dados (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006). 
De posse da amostra e da obtenção dos dados, é necessário definir o período em que a pesquisa ocorrerá (dia, mês, ano), como ocorrerá (meio eletrônico, meio físico etc.), por fim, quais as ferramentas utilizadas para esta coleta de dados e para a análise das informações obtidas (software).
Para Cervo, Bervian e Silva (2006, p. 67):
Todas as informações reunidas nos passos anteriores devem ser comparadas entre si e analisadas. A análise, a partir da classificação ordenada dos dados, do confronto dos resultados das tabelas e das provas estatísticas, quando empregadas, procura verificar a comprovação ou não das hipóteses de estudo.
Dando continuidade ao estudo, não se esqueça de utilizar, descrever e detalhar os gráficos, tabelas, figuras, registros fotográficos, textos, maquetes, croquis que você tenha feito uso durante a realização desta atividade.
Como forma de facilitar o desenvolvimento de sua atividade, aproveite o momento para realizar esta pesquisa em locais de fácil acesso a você (rua, comunidade, escola, bairro, vila, entre outros). Procure por circunstâncias ou situações reais em que o uso do conhecimento científico possa prover alguma melhoria ou facilidade.
Importante evidenciar sua participação nesta etapa, tanto pela autoria do material, quanto pela evidência por meio de registro fotográfico. 
 (
 
 REUNIÃO DE PAIS
 
FONTE:
 
https://www.profitecla.pt/escola-aberta-aos-pais-encarregados-educacao/
 
)
 (
A imagem 
destacada acima demonstra a participação da família no ambiente escolar. Sobretudo apresenta também a importância de um espaço adequado para recebê-los e inseri-los nas discussões, ideias e vivências dos alunos.
)
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados.
 (
A partir da pesquisa realizada pôde-se observar a suma importância da participação da família na trajetória escolar da criança para obter um bom desempenho no processo de ensino aprendizagem. 
Através da analise dos artigos mencionados na introdução e desenvolvimento do presente trabalho, conseguimos detectar os benefícios para a
 criança na participação da família no ambiente escolar. Por outro lado, houve uma percepção de que quando a criança não recebe o amparo devido e a assistência da família, ocorre a problematização causando a falta de estrutura na vida escolar e social da criança.
)
5. CONCLUSÃO
Para produzir a conclusão, deve-se retomar os objetivos elencados no início do trabalho, pois é importante que cada objetivo traçado tenha sido atendido, assim como pode ser apresentada uma síntese dos resultados. Veja aqui duas formas para compor a conclusão de seu trabalho:
 (
Na produção deste trabalho realizamos diversas pesquisas relacionadas ao assunto sobre parceria da escola com a família, possibilitando entender a importância dessa união no ambiente educativo para que a criança busque um desempenho produtivo para sua formação escolar e a escola como fator importante agregando no desenvolvimento e desempenho com total ajuda do meio familiar encontrando saídas para que essa parceria aconteçade uma maneira amigável e positiva de ambas as partes, mas nunca esquecendo que o principal alvo será o aluno e toda a bagagem que ele irá adquirir com essa base, pois havendo um trabalho continuo e recíproco de todas as partes a criança irá sentir-se segura e amparada para toda e qualquer dificuldade.
)
Na parte final das conclusões, é interessante apontar possíveis aprofundamentos sobre o tema estudado, bem como possíveis interações com outros temas, abordagens metodológicas, materiais, aplicações e sugerir ao leitor do seu trabalho possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras. Exemplifica-se a sugestão de realização de pesquisas futuras com a indicação de realização de estudo bibliométrico sobre os trabalhos publicados na JOIA e na Revista Maiêutica.
A partir da estrutura básica deste trabalho, permite-se aos acadêmicos da UNIASSELVI desenvolver seus artigos científicos com mais discernimento sobre estrutura básica cobrada na Instituição. Ao submeter o seu artigo para revistas ou eventos externos, é importante verificar e adequar o trabalho às regras e às formatações solicitadas.
REFERÊNCIAS
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
A importância dos pais no processo educativo dos filhos e o papel exercido pela escola na educação dos filhos. 
Disponível em:< https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-familia-na-escola.htm> Acesso em 5 de Maio de 2019
A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE
Disponível em:<https://escolaaberta3setor.org.br/noticia/a-relacao-entre-escola-familia-e-comunidade> Acesso em 25 de maio de 2019
A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA 
AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Disponível em:<https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2264/1/AnaPicanco.pdf> Acesso em 05 de Maio 2019
FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA
Disponível em:<cartaeeducacao.com.br/new-rss/família-e-escola-uma-parceira/amp/> Acesso em 25 de maio 2019
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
2.1 A progressão da participação da família nas escolas
Na história da educação diversas mudanças ocorreram ao longo da atualidade, visava sempre de acordo com a política que atuava no momento. Em tempos que escolas regidas pelo regime de ditadura militar os pais não participavam da escola que os filhos frequentavam, disciplina e autoridade eram essenciais para a formação de um cidadão. Sendo imposto o cumprimento de regras e padrões que deveriam ser seguidos, uma delas a uniformização adequada para meninos e meninas.
Na atualidade do século XXI, já com políticas governamentais diferentes visam o desenvolvimento do aluno junto a cultura da família, buscando encontrar a gestão e administração certa que possam ser alcançados juntos, tanto a disciplina e liberdade, autoridade e cooperação, exigência e tolerância, tradição e inovação das demais propostas para um bom funcionamento escolar, sendo assim a participação dos pais na educação dos filhos se torna muito proveitoso de todas as maneiras. 
Considerando as diferenças e semelhanças entre a família e escola podemos compreender sobre o olhar cultural levando em conta os cidadãos homens e mulheres enquanto personagens na história da sociedade, de encontro a tal realidade, a escola como ferramenta de educação enfrenta grandes desafios quanto as ações que promove. A família é a origem das atitudes no processo da socialização, bem como de mudanças ou não na qual a sociedade a insere, pois saem delas os sujeitos que irão manter ou mudar a si mesmos e a realidade de onde estão inseridos.
A relação escola e família deverão ser desenvolvidas com responsabilidade e comprometimento de ambas as partes, para que haja um avanço positivo da sociedade por isso muitas vezes surge á dúvida do por que os pais e professores não conseguem se entender.
Pois muitas vezes os pais não se encaixam no que a escola espera da relação família e escola, pois a maior reclamação da escola é a ausência da família no acompanhamento do desenvolvimento escolar do aluno, da falta de autoritarismo dos pais perante aos seus filhos, a dificuldade dos pais em transmitir valores éticos e morais pra a convivência em sociedade, ou seja, fazer com que seu filho entenda e saiba conviver com o outro.
Já de outro lado a família reclama das excessivas cobranças da escola onde responsabilizam os pais pela aprendizagem da criança achando que sim é papel da escola a transmissão de valores e preparação dos alunos para o mundo.
Sabemos que os seres estão o tempo todo aprendendo, e a família tem um importante papel nessa história, pois é ela que decide o que suas crianças devem aprender qual escola frequentar e o que devem saber para enfrentar o mundo e a sociedade.
	
Para que ocorram mudanças neste quadro deve se partir do ponto que a educação é um dever de todos e ocorre em todos os lugares, não estando presa atrás de muros das escolas, a educação dos seres é algo maior e se todos entenderem essa relação deixa de ser cobrança e se torna colaboração, onde cada parte expõe seu olhar onde haja uma troca de informações em que a criança é grande beneficiada.
Uma gestão democrática efetiva também é algo que auxilia a participação dos pais a escola tem papel importante quanto a união da democracia e cidadania por isso é importante ser uma referencia de experiências tanto para os pais quanto para os alunos pois os mesmos precisam ter suas opiniões e sugestões ouvidas e respeitadas.
A escola nem sempre deve convocar os pais somente para pontuar os aspectos negativos dos alunos. Então para tal integração família e escola devem ocorrer também propostas, como reuniões semestrais, festas comemorativas, entrega de pareceres, além de esses pontos estarem com as portas abertas mantendo o diálogo, aceitando sugestões e apresentando a estrutura, o quadro funcional e horários flexíveis para que os pais frequentem a mesma. Os usos dos meios tecnológicos podem facilitar um acompanhamento constante, através de sites, aplicativos, câmeras de acesso agregando a participação dos pais que trabalham enquanto os filhos estudam.
1 Andréia Prado – Bruna Silvino – Leili Bassedoni – Vivian Fonseca
2 Dinara Schwarz da Silva – Mestre em Educação
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (PED2619) – Prática do Módulo II - 27/05/19
	
	
	
1 Andréia Prado – Bruna Silvino – Leili Bassedoni – Vivian Fonseca
2 Dinara Schwarz da Silva – Mestre em Educação
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (PED2619) – Prática do Módulo II - 27/05/19

Continue navegando