Buscar

portfólio resumo expandido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
O assistente social e a atual conjuntura capitalista.
Silveira Dutra de Oliveira, Denise
RESUMO 
Este trabalho se propôs a resumir o que foi estudado nas disciplinas de Serviço social e processo de trabalho e trabalho e sociabilidade e ainda analisou o texto de Ana Elizabete Mota, Espaços ocupacionais e sociabilidade. A intenção desta pesquisa foi de auferir conhecimento a respeito dos espaços ocupacionais do assistente social, abordando uma breve discussão sobre a noção do conceito de trabalho e o processo de trabalho para que pudéssemos elucidar o tema.
 PALAVRAS-CHAVE: Trabalho, Capitalismo e Serviço Social. 
 INTRODUÇÃO
Este resumo expandido explanará sobre a configuração do trabalho do assistente social nos espaços sócio ocupacionais, para tanto se contemplou a obra dos autores Marcio Bernardes de Carvalho e Carla Andreia Alves da Silva Marcelino intitulada trabalho e sociabilidade, bem como o texto de Ana Elizabete Mota Espaços ocupacionais e sociabilidade, e ainda utilizou-se o material disponibilizado pelas disciplinas Serviço social e processo de trabalho e trabalho e sociabilidade. 
Foi propício esclarecer sobre o conceito de trabalho e abordar sua historicidade além de todo contexto que envolve o tema, evolutivamente para que pudéssemos compreender a atual conjuntura do trabalhador no sistema capitalista.
E, com isso entender de que maneira a atuação da assistência social se faz pertinente no que tange a resolução da problemática gerada pelo capitalismo.
METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho foram apreciados o texto de Ana Elizabete Mota Espaços ocupacionais e sociabilidade, a obra dos autores Marcio Bernardes de Carvalho e Carla Andreia Alves da Silva Marcelino intitulada trabalho e sociabilidade, e ainda utilizamos o material disponibilizado pelas disciplinas Serviço social e processo de trabalho e trabalho e sociabilidade. Além dos artigos Representação social, uma grande genealogia do conceito de Marcos Alexandre, “O mundo do trabalho na era da globalização”, de Ana Paula Freitas de Albuquerque, A divisão do trabalho: uma análise comparativa das teorias de Karl Marx e Emile Dürkheim”, de autoria da professora Érika de Cássia Oliveira Caetano, "O serviço social na contemporaneidade: demandas e respostas", de Maria Cristina Piana, 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
É importante para iniciar esse assunto que estejamos atentos ao significado do que é trabalho. Pois, desde os primórdios o homem sente a necessidade de realizar algum tipo de trabalho, seja para sua sobrevivência, subsistência, ou até mesmo para satisfação de prazer. 
Esse sistema foi evoluindo ao longo da história, conforme a necessidade de aprimoramento, transformando-se gradualmente diferenciando o trabalho humano do animal pela tomada de consciência do primeiro, até tornar-se alienado, conforme a definição de Karl Max, “O ser humano produz alterando a natureza e, por conseqüência, altera sua própria natureza”.
Nesse contexto ressaltamos a vida do trabalhador assalariado no mundo capitalista, produzindo todo tipo de bens em exaustivas horas de trabalho colocando sua força como própria mercadoria e na maioria das vezes sem condições físicas e econômicas de usufruir do que produz: - O trabalho repetitivo e extenuante acaba por desumanizar o indivíduo, levando-o à condição de coisa. (Marcio B.C e Carla A.A.S.M. Trabalho e sociabilidade).
Para Marx essa coisificação representa a depreciação dos homens “Com a valorização do mundo das coisas, aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens” (Marx, 2011).
Analisa-se ainda a carência humana da intensificação das relações e seu reflexo na produção material através do trabalho inovando necessidades, promovendo desenvolvimento e renovação na produção e reprodução de materiais. 
Para Granemann (2009, p.233), “a necessidade de consumir e a criação de novas necessidades sociais alimentam o processo social de produção e o renovam constantemente, isto é, o reproduzem”.
Toda essa movimentação e suas inovações fazem parte do que envolve o processo de trabalho do assistente social, que sofreu copiosas mudanças ao longo dos anos e certamente ainda passará por muitos desafios por se tratar de uma profissão que não se detém ao conformismo, mas ao contrário mostra-se inquieta e atualizada.
Nesse âmbito, deve-se mencionar que a competência do serviço social abrange numerosos espaços ocupacionais, implicando amplo conhecimento de causa, requerendo um profissional generalista e objetivo. O próprio tripé da seguridade social, saúde, serviço social e previdência social, incorporam as mais diversas demandas, e problematizações devido à freqüente necessidade de modernização.
Embora o campo de atuação do serviço social não se restrinja somente as políticas públicas essa é uma das áreas de maior solicitação por parte dos usuários. Referindo-se a saúde, com a precarização nos atendimentos, e a falta de investimentos na área. A esse exemplo soma-se a educação com as propostas de mudanças no ensino em todas as fases incluindo as universidades, e a recorrente desvalorização da classe docente. 
Cabe ainda citar, trazendo para o momento atual, as modificações na previdência social, com as idades para as aposentadorias sendo modificadas e os propostos cortes de alguns beneficiários. Na área da assistência social tanto como política pública ou como na assistência privada o assistente social demanda muitos desafios, pois precisa encarar a realidade da marginalização, da desestrutura familiar, da pobreza entre outras situações a qual o ser humano está exposto atualmente. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Como foi mencionado anteriormente o assistente social precisa ser um profissional generalista para que tenha plenas condições de atender toda problemática gerada pelo processo de trabalho no mundo capitalista que sofre constantes transformações produzindo demandas cada vez mais elaboradas.
A atuação do assistente social torna-se crescentemente sendo mais solicitada para ocupar espaços demasiadamente complexos, visto a relevância de seu engajamento sócio-político em diversos setores.
Por fim cabe ressaltar, que as presentes transformações a qual vive o mundo do trabalho atualmente e as conseqüentes alterações desse processo constituem-se elementos de fundamental importância para a atuação do assistente social.
4. REFERÊNCIAS 
- Carvalho, Marcio de Bernardes, Marcelino, Carla Silva da Alves. Trabalho e Sociedade. Curitiba: Intersaberes, 2019. 
- Representação social, uma grande genealogia do conceito de Marcos Alexandre http://www.sinpro-rio.org.br/imagens/espaco-do-professor/sala-de-aula/marcosalexandre/Artigo7.pdf. 
- “O mundo do trabalho na era da globalização”, de Ana Paula Freitas de Albuquerque, disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitur a&artigo_id=1756>. 
- A divisão do trabalho: uma análise comparativa das teorias de Karl Marx e Emile Dürkheim”, de autoria da professora Érika de Cássia Oliveira Caetano, disponível em: <http://www.egov.ufsc.br:8080/portal/conteudo/divis%C3%A3o-do-trabalho-uma-an%C3%A1lise-comparativa-das-teorias-de-karl-marx-e-emile-d%C3%Bcrkheim.
 - "O serviço social na contemporaneidade: demandas e respostas", de Maria Cristina Piana, disponível em: <http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana- 9788579830389-04.pdf>.

Outros materiais