Buscar

técnicas de escovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14/04/2020
Flávia Rafaela da Silva Pereira
 Técnicas de Escovação
• Técnica de Fones
 Indicação: crianças.
 Característica Principal: facilidade de execução.
 Como Executar: realizar movimentos circulares com as pontas das cerdas da escova sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente. Conhecida como técnica da bolinha.
• Técnica de Bass
 Indicação: pacientes sem recessão gengival.
 Característica Principal: remoção da placa principalmente a nível gengival.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
• Técnica de Bass Modificada
 Indicação: Pacientes sem recessão gengival.
 Característica principal: remoção mais efetiva da placa, principalmente a nível gengival. É a técnica recomendada para a maioria dos pacientes.
 Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
• Técnica de Stillman
 Indicação: pacientes com recessão gengival.
Característica Principal: evita a recessão gengival.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo menor que 45 graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival, pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
 
• Técnica de Stillman Modificada
 Indicação: pacientes com recessão gengival.
Característica Principal: evita a recessão gengival com mais efetividade contra a placa.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo menor que 45graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival, pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
•Técnica de Charters 
Indicação: pacientes com recessão gengival e/ou perda de papila.
Característica Principal: evita a recessão gengival, higienização principalmente Inter proximal (entre os dentes),porém, difícil execução.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 135 graus em relação à gengiva (com as cerdas direcionadas às pontas dos dentes), pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios ou circulares curtos sobre a gengiva (massageando-a) e sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
Referências
https://pt.scribd.com/doc/97486750/Tecnicas-de-Escovacao

Outros materiais