Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

1.
	A escola é de todas as crianças. Quando falamos na inclusão da criança com deficiência na escola comum, temos que levar em consideração que o trabalho não pode ser exclusivo ou de responsabilidade de um só. Sobre a inclusão da criança com deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deve ser inserido no ritmo dos demais alunos.
	 b)
	Não necessita de um trabalho multidisciplinar, mas, sim, individual.
	 c)
	Necessita da área da saúde e não escolar.
	 d)
	Deve promover o convívio com todos, mas ser estimulado a progredir a partir de seu ritmo.
	2.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	 b)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	 c)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	 d)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	3.
	Os debates e as pretensões voltadas a uma educação inclusiva iniciaram no Brasil a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, porém somente se concretizou com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca (1994). Dos diálogos e discussões surgiram ações que manifestavam um objetivo. Qual era esse objetivo?
	 a)
	De adaptar os alunos às necessidades da escola.
	 b)
	De tornar o ensino regular as pessoas com necessidades especiais, uma opção para instituições de ensino.
	 c)
	De unir o ensino especial com o regular.
	 d)
	De efetivar o ensino regular ao encargo da comunidade.
	4.
	As políticas públicas podem ser entendidas como um conjunto de ações do governo que tem por objetivo atender às demandas ou às problemáticas da sociedade. Nesse contexto, as políticas públicas destinadas à educação contribuem para o avanço do ensino, uma vez que atendem às medidas estabelecidas na Constituição da República Federativa do Brasil. Sobre a Constituição de 1988, com relação à diversidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Visa à formação de professores com estudos da multicultura para que compreendam as formas de preconceito.
	 b)
	Visa à orientação à sociedade sobre as expressões do preconceito.
	 c)
	Visa promover o bem de todos, acabando com os preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
	 d)
	Visa controlar o preconceito pela manifestação, palestras e punição.
	5.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V -V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Políticas públicas são ações do governo que objetivam atender determinada demanda ou problemática na sociedade. As políticas públicas de educação propõem leis e ações que contribuem para qualidade e garantia do desenvolvimento do ensino. Sobre as ações e as leis no âmbito educacional, analise as sentenças a seguir:
I- A pessoa com deficiência tem o direito a matrícula em qualquer curso ou nível de ensino público ou privado, conforme estabelece a Lei nº 7.853/89.
II- Declaração de Salamanca orienta as políticas e práticas na área das pessoas que vivem no campo.
III- A Língua Brasileira de Sinais é vista como meio de comunicação e expressão, pela Lei nº 10.436/02 a qual garante formas institucionalizadas de apoiar seu uso e difusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas
	7.
	O Projeto Político Pedagógico (PPP), dentro do ambiente escolar, deve se apresentar como um documento dinâmico e flexível às transformações nas tomadas de decisões. Contudo, exige grande reflexão de toda equipe educativa no enfrentamento das dificuldades e na construção da educação que se almeja. Sobre o PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um documento que expressa os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.
(    ) É um documento que traz a síntese das demandas sociais e legais do sistema de ensino.
(    ) É um documento que revela a cultura, os propósitos e as expectativas da comunidade escolar.
(    ) É um documento que preconiza o nivelamento do ensino, pois todos aprendem no mesmo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	As adaptações pedagógicas devem compreender a organização administrativa e pedagógica, os recursos humanos e os recursos materiais. Esses são os principais eixos norteadores de qualquer mudança em prol da inclusão. Nesse sentido, tais adaptações devem contemplar os seguintes critérios para o aluno com deficiência no ensino regular. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento integral do aluno, abrangendo o cognitivo, o social e o afetivo.
(    ) Que o aluno se adéque conforme as especificidades de cada escola.
(    ) Que as dificuldades individuais de cada aluno sejam respeitadas e atendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	 b)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
	 c)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiênciapodem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 d)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	10.
	O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a pretensão de universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. Para tanto, elaborou algumas estratégias. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Criar mais salas de recursos multifuncionais.
II- Promover a formação de professores de AEE. 
III- Aumentar a oferta do AEE.
IV- Limitar o acesso à escola de quem recebe o benefício de prestação continuada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando