Buscar

Atividade bases diagnósticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SALA: 10
ENFERMAGEM
Questões
1. DEFINA ELETROENCEFALOGRAMA E QUAIS OS CUIDADOS, DESCREVA NA FASE PRE-ANALÍTICA. 
R.: Eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade dos impulsos elétricos do cérebro gerados de forma natural, examinando a normalidade do funcionamento cerebral quanto à intensidade e regularidade dos impulsos emitidos. É um teste rápido, sem contraindicações e que não causa nenhum incômodo. Pode ser feito em pessoas de qualquer faixa etária, de recém-nascidos a idosos, inclusive gestantes, sem nenhuma contraindicação.
Assim como o exame, a preparação para o EEG é simples. Antes de ir para o local de realização, é preciso lavar os cabelos apenas com shampoo e secá-los. O paciente deve estar bem alimentado e, de preferência, dormir pouco na noite anterior, já que a sonolência é um fator importante para a sua realização.
Principalmente quando o objetivo do teste é o diagnóstico de questões do sono, como apneia, é interessante não dormir na noite anterior, garantindo um sono mais pesado durante o exame.
No caso de crianças ou outros pacientes com dificuldade para dormir, pode ser feita uma sedação leve. Quanto aos bebês, uma estratégia é amamentá-los durante a colocação dos eletrodos, induzindo-os ao sono.
O consumo de bebidas com cafeína deve ser suspenso nas 12 horas que antecedem o procedimento e, quando orientado pelo médico, deve-se evitar medicamentos que alterem o funcionamento do cérebro, como antidepressivos, sedativos e antiepiléticos.
Além disso, é importante informar ao médico ou profissional que estiver conduzindo o exame caso tenha ocorrido ingestão de alguma medicação, prática de esforço físico intenso ou jejum ou existência de alguma infecção no couro cabeludo, como seborreia e pediculose, pois essas infecções podem dificultar a fixação dos eletrodos.
2. DEFINA ELETROCARDIOGRAMA E QUAIS OS CUIDADOS, DESCREVA NA FASE PRE-ANALÍTICA.
R.: O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica cardíaca, por meio de um aparelho denominado eletrocardiógrafo. É uma ferramenta básica e valiosa de investigação dos problemas cardíacos e pode também ajudar em casos de problemas extracardíacos, mas sempre deve ser analisada no contexto clínico do paciente. Seus achados devem ser correlacionados com a história e o exame físico cuidadoso do paciente. Por ser um método simples e barato, é indicado como a primeira investigação realizada no paciente com suspeita de cardiopatia, podendo ser seguido por radiografia de tórax, ecocardiógrafa, estudo com radioisótopos, tomografia, ressonância e cateterismo/angiografia, mas nenhum deles substituiu o eletrocardiograma.
Cuidados na fase préanalítica São eles: • o eletrocardiograma é um exame simples e barato que não exige preparos complexos para sua realização; 83 Revisão: Kleber - Diagramação: Jefferson - Data: 28/01/17 BASES DIAGNÓSTICAS • o jejum não é necessário; • o paciente deve ficar deitado na posição supina e imóvel durante o registro do ECG, para não gerar interferências nas ondas eletrocardiográficas; • peles gordurosas podem prejudicar o registro das ondas. Nesse caso, o local da pele onde o eletrodo será posicionado pode ser limpo com algodão embebido em álcool.
3. QUAIS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES OBTIDAS NOS EXAMES DE GASOMETRIA? 
R.: Os exames gasométricos fornecem as seguintes informações: 
• pH (potencial hidrogeniônico); 
• PO2 (pressão parcial de oxigênio no sangue); 
• PCO2 (pressão parcial de dióxido de carbono no sangue); 
• HCO3 (bicarbonato); 
• BE/BD (base excess – excesso de base/déficit de base); 
• SaO2 (saturação de oxigênio). 
Cerca de 97% do oxigênio liberado dos pulmões estão ligados e carreados pela hemoglobina, o restante encontra-se dissolvido no plasma. A PO2 refere-se ao oxigênio dissolvido no plasma e a SaO2 mede o oxigênio ligado à hemoglobina. É importante ressaltar que a afinidade da molécula de oxigênio pela hemoglobina fica comprometida com alterações da temperatura e pH sanguíneo.
4. QUAIS OS CUIDADOS PARA A COLETA DA GASOMENTRIA? 
R.: Os seguintes cuidados devem ser tomados:
•	 antes da punção, realizar o teste de Allen para avaliar o fluxo sanguíneo da mão (avalia a artéria
ulnar e radial e tem como objetivo averiguar qual das mãos teria maior risco de sofrer isquemia quando as artérias que as irrigam forem cateterizadas);
•	 palpar e aplicar pressão sobre as artérias radial e ulnar, obstruindo o fluxo de sangue para a mão;
•	 pedir ao paciente que aperte e abra a mão por 10 vezes, terminado com a mão aberta, mas não hiperextendida (a palma da mão deverá estar pálida);
•	 remover a pressão da artéria ulnar e observar o retorno da coloração;
•	 um teste de Allen positivo ocorre quando demora mais que 5 segundos para o sangue voltar para a palma da mão;
•	 repetir o processo para a outra artéria;
•	 limpar a região com solução antisséptica e palpar a artéria a ser puncionada;
•	 puncionar com a agulha posicionada em um ângulo de 90º com a pele e conectada a uma seringa pré-heparinizada;
•	 após a retirada da agulha, fazer compressão vigorosa, por no mínimo dois minutos, dois dedos antes da punção, respeitando o sentido da artéria e seu fluxo;
•	 expelir todas as bolhas de ar da amostra de sangue contida na seringa (1 a 3 ml), pois o ar altera os valores dos gases arteriais e tampar a seringa;
•	 a amostra deve ser encaminhada imediatamente ao laboratório ou ser refrigerada na impossibilidade de fazê-lo imediatamente.
5. QUAL A CONCEITUAÇÃO DE EQUILIBRIO ACIDOS BÁSICOS? 
R.: O equilíbrio ácido - base faz a manutenção da homeostase, que consiste nos mecanismos reguladores para equilíbrio e manutenção dos elementos fisiológicos do metabolismo. Eletrólito é qualquer substância que em solução se dissocia e forma espécie iônica. O metabolismo consiste n o conjunto de todas as reações químicas do organismo que ocorrem dentro das células ou no meio em que elas se encontram. Todas as reações químicas metabólicas são de pendentes de enzimas. Conceituação de ácido e bases fracas 
O que é um ácido? 
 É um eletrólito que em solução produz próton 
 E: Hl H+ = Cl - 
 Exemplo de ácido fraco 
 
 H3C COOH H3CCCO- = H+ 
 
Apenas uma parte se torna H3CCCO- = H+ e a outra metade permanece como estava (H3CCOOH) por conta disso é considerada um ácido fraco. 
ÁCIDO CARBONICO 
 
H2CO3 HCO3- = H+ (bi carbonato) 
 O que é uma base? 
 É um eletrólito que retira próton da solução 
E: N ao Na+ = Cl- H2O
6. O QUE SÃO ACIDOS E BASES? 
R.: existem basicamente duas definições para ácidos e bases que são a de Arrhenius e a de Bronsted.
A definição de Arrhenius é fundamentada nas substâncias que se encontram em meios aquosos. Segundo essa definição, os ácidos são substâncias que liberam íons H^+^ e as bases são substâncias que liberam hidroxila (OH^-^).
Porém, essa definição não conseguia explicar o caráter ácido-base de alguns compostos. Tentando resolver esse problema, Bronsted propôs com sucesso uma nova teoria que sugere que o próton de hidrogênio (H^+^) é o que determina o caráter ácido-base do composto. Desta forma, definiu-se ácido como sendo qualquer composto que doa H^+^ e base como sendo qualquer composto que recebe H^+^.
Portanto, de acordo com o conceito de Bronsted, ácido é todo composto químico doador de prótons H^+^ e base é todo composto químico receptor de prótons H^+^.
7. DEFINA ESPIROMETRIA. 
R.: é a medida do ar que entra e sai dos pulmões, a cada movimento respiratório. A palavra vem do latim spirare, que significa respirar, associada à metrum, que significa medida. A espirometria difere de muitos outros exames, principalmente porque, para a sua realização, é necessária a compreensão e colaboração do paciente em todas as manobras respiratórias. O equipamento utilizado, espirômetro, deve estar calibrado e ser acurado, além de precisar de profissional treinado. Tudo isso, para se obter um exame adequado sobre as provas de função pulmonar.
8. QUAIS OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE MONITORIZAÇÃO?CITE!
R.: componentes da monitorização hemodinâmica básica são: frequência cardíaca e respiratória, temperatura, pressão arterial não invasiva, oximetria de pulso, pressão venosa central (para pacientes portadores de cateter venoso central) e pressão arterial invasiva, dependendo da gravidade do paciente.
9. O QUE É ANATOMOPATOLÓGICO? DESCREVA. 
R.: O um exame que consiste na avaliação macro e microscópica de células e tecidos de biópsia realizada por um médico anatomopatologista, pode ser utilizado como um primeiro recurso na obtenção do diagnóstico oncológico.

Outros materiais

Outros materiais