Buscar

Imperfeições microteste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
:
Aluno(a):
 
Curso: 
 
 
F109967 
– 
Ciência e Tecnologia dos Materiais
)UNIT
1. Relacione adequadamente as colunas a seguir:
A – Defeito linear que pode ser descrito como um semiplano extra de átomos inserido no material.
B – Defeito pontual que ocorre quando um átomo de matriz é substituído por um átomo diferente cujos raios atômicos não são iguais.
C – Defeito superficial que representa a fronteira entre dois grãos. Cada cristal tem uma orientação diferente em cada lado desse contorno.
D – Materiais compostos de um ou muitos pequenos cristais ou grãos. E – Material com propriedades diferentes em direções distintas.
F – Arranjo dos átomos de um material sob a forma de uma rede regular e repetitiva.
G – Característica de um material que possui mais de uma estrutura cristalina, sendo dependente da temperatura e da pressão.
	I – Alotropia	(
	)
	II - Materiais Cristalinos	(
	)
	III - Defeito substitucional	(
	)
	IV – Anisotrópico	(
	)
	V - Contorno de grão	(
	)
	VI - Discordância em aresta	(
	)
	VII - Estrutura cristalina	(
	)
2. A introdução de átomos de soluto em solução sólida no reticulado solvente-átomo invariavelmente produz uma liga com maior dureza que o metal puro. Existem dois tipos de solução sólida. Se os átomos do soluto e do solvente são aproximadamente do mesmo tamanho, os átomos do soluto irão ocupar posições no reticulado cristalino do solvente. É a chamada solução sólida substitucional. Se os átomos do soluto são muito menores que os átomos do solvente, eles ocupam a posição intersticial no reticulado.
Os fatores que controlam a tendência à formação de solução sólida substitucional foram estabelecidos pelas regras de Hume-Rothery. Considerando essas regras, assinale a opção correta.
( a ) Se a diferença entre o tamanho dos átomos do soluto e do solvente for maior que 15%, o fator tamanho favorece a formação da solução sólida.
( b ) Metais que possuem forte afinidade química entre si tendem a formar compostos.
( c ) Metais muito próximos na série de eletronegatividade formam compostos intermetálicos.
( d ) Para solubilidade completa em toda a faixa de composições, o soluto e o solvente têm que possuir estrutura cristalina diferentes.
( e ) Para que ocorra solução sólida intersticial é necessário que a impureza apresente raio atômico bem menor que o hospedeiro.
3. Defeitos na estrutura cristalina são imperfeições ou “erros” no arranjo periódico dos átomos em um cristal. Podem envolver irregularidades na posição dos átomos ou na natureza dos mesmos. O tipo e a quantidade de defeitos dependem do material, do meio ambiente e das circunstâncias sob as quais o material é processado. PADILHA, F. A. Materiais de engenharia microestrutura e propriedades, Ed. Humus, 2000.
Os defeitos cristalinos podem ser classificados em puntiformes (lacunas ou vacâncias, substitucionais e intersticiais), lineares (discordâncias ou deslocações) e bidimensionais (defeitos de empilhamento, contornos de macla, contornos de sub-grão, contornos de grão, contornos de antifase e interfaces entre fases diferentes). Com base nas características dos defeitos, avalie as seguintes afirmações.
I. Os defeitos puntiformes mencionados acima causam distorções na rede cristalina, mas não influenciam as propriedades do material.
II. Ao contrário dos sólidos iônicos, os metais não têm sua neutralidade elétrica alterada pela presença de defeitos cristalinos.
III. Os átomos de soluto dissolvidos no metal desempenham um papel importante na deformação plástica, causando o endurecimento por solução sólida.
IV. Denomina-se lacuna ou vacância uma posição desocupada do reticulado. Ela desempenha papel muito importante na difusão.
V. Átomos estranhos, de impurezas ou adicionados intencionalmente, não são considerados defeitos puntiformes.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.
4. Identifique o tipo de defeito representados nas figuras A à K abaixo

Outros materiais