Buscar

Questoes Responsabilidade civil do cirurgiao dentista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA LEGAL
nome: MARIA RITA QUEIROZ BONNORA ra: 1871442
atividade dia: 14/04/2020 (Turma B) 
Em relação À RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO-DENTISTA, responda ao que se pede:
1. Como se define a responsabilidade civil odontológica?
R.: A responsabilidade civil profissional é definida como o dever de reparar o dano causado à outra pessoa, dano este provocado por um ato ilícito ou pela falta de observação das normas que regem a vida em sociedade.
2. Quais são as principais Leis pertinentes que devem ser avaliadas para a responsabilidade civil do cirurgião-dentista?
R.: Desde o século passado já se falava em obrigação de reparar o dano causado, como se observa no Cód. Civil de 1916 (Lei 3071/16, que foi revogado, e, em seu lugar, em 2002, foi criado o novo Cód. Civil (Lei 10406/2002), que afirma, em seu Art. 927, que “por ato ilícito, causar dano à outrem, fica a obrigação de repara-lo”.
O Decreto-Lei nº 2.828 (BRASIL), de 07 de dezembro de 1940, cria o Código Penal que estabelece em seu Art. 282 a pena para aquele que exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de dentista sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites.
A Lei nº 4.324 (BRASIL), de 14 de abril de 1964, institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia e dá outras providências.
A Lei nº 5.081 (BRASIL), de 24 de agosto de 1966, regula o exercício da Odontologia.
A Lei nº 5.869 (BRASIL), de 11 de janeiro de 1973, institui o Código de Processo Civil. O exame pericial está fundamentado no Art. 849 do referido código que estabelece que havendo fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação, é admissível o exame pericial.
A Lei nº 8.078 (BRASIL), de 11 de setembro de 1990, cria o Código de Defesa do Consumidor, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O Art. 3º define que o cirurgião-dentista, pelo fato de prestar serviço, é um fornecedor.
A Resolução CFO-59/2004 (BRASIL) institui o Código de Processo Ético Odontológico. Ela afirma que todo processo ético deve tramitar em sigilo.
A Resolução CFO-63/2005 (BRASIL) aprova a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia. Ela estabelece aos profissionais a obrigatoriedade de registro no Conselho Federal e a inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia.
Resolução CFO-118/2012 (BRASIL) aprova o Código de Ética Odontológica em substituição ao Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO-42/2003. O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e afins.
3. Qual a diferença entre responsabilidade civil objetiva e responsabilidade civil subjetiva?
R.: A responsabilidade civil pode ser subjetiva ou objetiva e o que difere as duas é o fundamento. Na subjetiva, os fundamentos são a culpa (imprudência, negligência ou imperícia) e o dolo. Na objetiva, os fundamentos são a lei e o risco da atividade. Tanto o Código Civil (artigos 927 e 951) quanto o Código de Defesa do Consumidor (§4º do art. 14) exigem a análise e comprovação da culpa do agente. Desse modo, somente haverá a condenação do profissional da Odontologia se comprovada a culpa.
4. Explique a diferença entre obrigação de meio e obrigação de resultado. 
R.: A obrigação de meio se refere aos meios empregados para a consecução de um fim. A obrigação de resultado, por sua vez, exige o cumprimento do fim proposto quando da contratação do serviço.
Diz-se que a obrigação é de meio quando o devedor promete empregar seus conhecimentos, meios técnicos para a obtenção de determinado resultado, sem, no entanto responsabilizar-se por ele.
5. Em qual obrigação se encaixa os tratamentos realizados em Odontologia? Discuta com base nas situações atuais dos tratamentos realizados na profissão.
R.: Em geral, a relação de consumo dentista-paciente deve encaixar-se na obrigação de meio, que consiste no dever do profissional de aplicar todo seu conhecimento no tratamento, utilizando todos os meios científicos e tecnológicos para restabelecer a saúde de seu paciente. O cirurgião-dentista deve atuar com zelo e utilizar a melhor técnica profissional.
A discussão quanto à responsabilidade civil do cirurgião-dentista é gerada pela consequência da confusão feita entre responsabilidade civil objetiva (onde seus fundamentos são, a lei e o risco da atividade) e obrigação de resultado (a qual por força contratual, o profissional está obrigado a alcançar um determinado fim, devendo responder pelas consequências decorrentes de seu descumprimento), pois, a maioria das doutrinas e julgadores entendem que a obrigação odontológica é de resultado. Embora a Odontologia tenha sido considerada pela doutrina como obrigação de resultado, os Tribunais entendem a necessidade de verificação da culpa na responsabilidade do profissional, então, se citado legalmente, deverá apresentar os elementos de prova ao seu alcance.
6. Explique a importância do Prontuário Odontológico perante uma ação judicial.
R.: O prontuário odontológico constitui uma prova documental diante de pacientes insatisfeitos, sendo assim, um documento capaz de retratar toda a vida do paciente perante o acompanhamento profissional, o que contribui para a segurança técnica e jurídica da relação Cirurgião-Dentista e paciente. Deve apresentar a queixa principal, fichas clínicas, radiografias, 2ª via de atestados e recibos, resultado de todos os exames complementares além de obter com o paciente, o registro de Consentimento Informado, devidamente lido, compreendido e assinado por este.
7. O que representa o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que deve estar presente no Prontuário Odontológico do paciente, perante às legislações e responsabilidade civil do profissional?
R.: O TCLE consiste no consentimento do paciente antes do início de qualquer procedimento é uma condição a ser respeitada pelos profissionais da odontologia, sem nenhuma exceção. É necessário que o paciente esteja ciente de seu status de saúde, de suas necessidades específicas, do propósito de cada tratamento, conheça os planejamentos alternativos (incluindo o não tratamento), saiba do seu prognóstico, riscos, consequências, limitações e se conscientize das suas responsabilidades e as do seu cirurgião-dentista, proporcionando o sucesso do tratamento. O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) visa fortalecer e esclarecer a posição do paciente, estabelecendo os direitos e deveres da relação paciente-profissional.
Avenida: Hygino Muzzy Filho, 1001 Campus Universitário CEP: 17.525–902 - Marília/SP | Fone (14) 2105-4000 falecom@unimar.br www.unimar.br

Continue navegando