Buscar

Os três sistemas éticos

Prévia do material em texto

Os três sistemas éticos
Aristóteles
“Deve buscar a felicidade, 
principalmente dentro da cidade pelo convívio racional.”
“A ética de Aristóteles é teleológica, eudaimonista, 
que deve ser praticada 
com mediania e temperança.”
São Tomás de Aquino
“A doutrina cristã e as Sagradas Escrituras, 
em conexão com a racionalidade humana.” 
“Deve buscar a felicidade, principalmente na 
contemplação e compreensão do Deus bíblico.” 
 Immanuel Kant
“Deve agir tendo como princípio a razão (no sentido iluminista de razão).”
“Utilizar o Imperativo Categórico 
como lei universal da ação.”
Os oficiais nazistas poderiam ter se negado a fazer o que fizeram durante a Segunda Guerra?
O julgamento
 Vamos a um breve resumo, segundo uma leitura rápida que fiz sobre a segunda guerra, Hitler colocou em prática seu plano de invadir a Polônia. Inglaterra e França declararam guerra contra a Alemanha, aí teve o início do maior conflito bélico de todos os tempos.As principais causas: Nacionalismo; Crise político-econômica; Militarismo; Disputa de territórios; Imperialismo e Etc.
 Sobre o julgamento, foi justo, relevando a época e questão, que aconteceram os fatos, ou seja, conspiração para cometer agressão, crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. 
Crime – é a violação de uma norma penal. 
Norma – são razões ou motivos para agir, para acreditar ou para sentir (princípios).
 Com base , nossos filósofos, e seus princípios , o mais próximo foi o de Kant, eles, os oficiais cometerem crimes por suas razões, em busca de uma realização, de um ideal comum de uma “nação”, melhor dizendo de um interesse de seus superiores e suas patentes. Porém em um sentido muito egoísta, porque visaram somente o seu país, não se importaram com o bem do próximo, com a maioria, pelo contrário, até extermínio de judeus foi cometido.
 Os oficiais, poderiam se negar sim, a realizar tamanhos crimes, mas no momento em questão, a consciência deles os faziam pensar que agiam de forma correta, pois para eles agindo de tal maneira viabilizavam o progresso do país, acreditavam no desenvolvimento como nação e de suas próprias carreiras. Ignorando a dimensão de seus crimes (crimes de guerra) . 
 Atrocidade sem medida, mesmo eles tendo como justificativa, as razões deles, um bem comum, somente para a Alemanha, totalmente sem ética, segundo nossos pensadores, sem mediania, sem temperança, sem valor algum. Tinham somente um objetivo, uma razão sem contexto com a racionalidade humana.

Continue navegando