Buscar

Arte e Design

Prévia do material em texto

Arte & Design
Após os avanços e o reconhecimento do Design a partir da revolução industrial, é nítida a duvida sobre a sua diferenciação do universo artístico. Na sociedade atual ambos possuem características semelhantes na sua forma de visualização, onde é possível observar formas, cores, textos e interações em diversos segmentos. Porém, conhecendo a fundo o intuito e a finalidade de cada um, é notável que ambos se desenvolvem em aspectos bem diferentes.
Desde civilizações antigas, a Arte é responsável pela representação do universo sob perspectivas que tentam reproduzir uma gama de situações em forma física, na qual possuí a habilidade de questionar, encantar, compreender e exteriorizar sentimentos que antes não eram possíveis de serem lidos. Com o passar do tempo, técnicas foram aprimoradas e linguagens foram desenvolvidas, onde podemos citar o desenho, a fotografia, a música, o cinema e a dança, dentre outras. Uma de suas características que mais se aproxima do Design é a estética, uma vez que as linguagens artísticas só são possíveis de desenvolvimento a partir da percepção de um conjunto de elementos que integram o conceito final. A Arte traz a possibilidade de infinitas perspectivas de um só ângulo devido a sua versatilidade de comunicação, onde muitas vezes é possível chocar ou maravilhar seu publico.
O Design por sua vez, carrega uma proposta muito mais comercial e consequentemente o acesso massificado. Tem como objetivo central a facilitação e a solução de problemas do cotidiano através da visão do consumo. Possui muitas características que foram influenciadas pela Arte como o desenho e o uso das cores, que fazem aproximação com movimentos artísticos de dadas épocas. Porém, a sua base de criação é não deixar margem para interpretações que frustrem sua finalidade com o usuário, a objetividade se destaca no momento de criação, quando se nota a necessidade de transpor uma ideia-resposta de forma clara como podemos ver o uso dentro dos segmentos de comunicação, automobilismo, imobiliário dentre outros.
Por fim, a primeira vista os dois universos são incrivelmente semelhantes pela forma que suas ferramentas são compartilhadas entre si, mas deve-se compreender que a medida que observamos seus efeitos na sociedade, fica clara a intenção e o seu papel na vida do ser humano.

Continue navegando