Buscar

AD 2 1

Prévia do material em texto

Disciplina: Gestão de redes de cooperação na esfera pública
Nome do aluno: Alcenir Pereira de Oliveira
Polo: Volta Redonda Matrícula: 16113110361
Atividade: AD 2.1
Coordenador da Disciplina: Isabel Cabral
QUESTÃO 1 (1 ponto): De acordo com Malmegrin (2011) há dois tipos de rede, quanto à natureza das organizações que a compõe: estatal pura e híbrida. Qual a diferença entre rede estatal pura e rede híbrida? Exemplifique.
A diferença entre os dois tipos de rede é que a Estatal Pura comporta somente empresas estatais. Ex: prestação de serviços públicos de segurança no âmbito municipal.
Enquanto a Híbrida é composta por entidades estatais e não estatais. Ex: universidades públicas que prestam serviços de consultoria para empresas privadas.
 QUESTÃO 2 (1 ponto): Quanto aos tipos de rede, explique a classificação sobre a visão interna. 
Quanto à visão interna essas redes são classificadas em verticais e horizontais, com base nos processos internos de prestação de serviço.
QUESTÃO 3 (1 ponto): Quanto aos tipos de rede, explique a classificação sobre a visão externa. 
Quanto à visão externa essas redes são classificadas em homogêneas e heterogêneas, com base nos processos internos de prestação de serviço, haja vista que a atenção está voltada ao público alvo e serviços.
QUESTÃO 4 (1 ponto): Com base na Unidade 2 do livro texto de Malmegrin, Gestões Específicas de Redes na Esfera Pública, responda: Qual a diferença entre as redes verticais e horizontais? Dê um exemplo. 
As redes verticais possuem como características diferentes níveis hierárquicos. Ex: Universidades estaduais.
Já as redes horizontais possuem o mesmo nível hierárquico. Ex: Escolas municipais de natureza estatal pura.
QUESTÃO 5 (1 ponto): Qual a diferença entre as redes homogêneas e heterogêneas? Dê um exemplo. 
Quando os serviços ou público alvo são semelhantes, as redes são classificadas como homogêneas. Ex:  Secretaria Municipal de Educação. 
Quando os serviços ou público alvo são diferenciados, as redes são classificadas como heterogêneas. Ex: Secretaria Estadual de Educação.
QUESTÃO 6 (2 pontos): As Características Gerais das Redes de Prestação de Serviços de Infraestrutura são abordadas no livro texto da disciplina, Malmegrin (2011, p. 79/81). A autora as divide em 2 grupos. 
a) Descreva o Grupo 1 Serviços de Infraestrutura Delegados pelo Estado ao Mercado, com suas características.
O grupo 1 atine as redes formadas quando o Estado transfere total ou parcial a prestação de serviço público de infraestrutura a intermediários, ou seja, a organizações do mercado. 
 b) Descreva o Grupo 2 - Sistemas Locais de Produção e Inovação. Faça um resumo do tópico do Grupo 2, abordando a sua característica. 
O grupo 2 é composto pelos sistemas locais de produção e de inovação que formam as redes, para as quais recursos públicos são destinados, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de algum setor ou local, através das chamadas redes APLs (Arranjos Produtivos Locais).
QUESTÃO 7 (2 pontos): Quais as principais características das redes de serviços de infraestrutura delegados pelo estado ao mercado? Dê exemplos destas redes. 
Essas redes têm como característica objetivar os ganhos sinérgicos na perspectiva econômica, ou seja, a redução dos custos de transação e a valorização do capital/rentabilidade, com o foco voltado para os resultados prioritários de eficiência.
Ex: redes dos setores de Telecomunicações, de Transportes e Elétricos.
QUESTÃO 8 (1 ponto): O mapa mostra áreas dos APLs apoiados no Estado do Rio de Janeiro. Analise o mapa e identifique as regiões dos APls.
De acordo com o mapa as regiões com áreas de APLs são Duque de Caxias e Nova Friburgo, entre outras áreas.

Continue navegando