Buscar

ad1 filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – FILOSOFIA POLITA E ESCOLA PÚBLICA
Matricula – 
Coordenador: Diogo Bogéa
Semestre: 2019.2
A relação entre o surgimento da Democracia e o desenvolvimento de um projeto educacional com um sentido político, está em um modelo de organização que visa à construção e o desenvolvimento do cidadão e à ética para a cidadania. A educação sempre esteve vinculada à política e seus objetivos direcionados à estruturação da sociedade. Ao longo da história da sociedade, a educação era voltada para a formação dos cidadãos ligados ao poder e à transformação das leis que regiam o cotidiano. Depois, a educação como o dever de formar cidadãos com capacidade de tomar decisões políticas e concepções que refletissem na sociedade (polis). Por fim, tem como prioridade formar cidadãos aptos à mão- de -obra especializada com o início do capitalismo. A ética foi uma preocupação destinada aos filósofos e designada aos primeiros educadores. O sistema democrático, apesar de excludente, buscava mudanças políticas, e uma educação voltada para um individuo perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado. Para os Sofistas, o ensino se dá pelo convencimento, pela certeza, e não pelas decisões e opiniões do educando, mas sim pelo professor, detentor do saber, com a finalidade de formar cidadãos de elite, para ocupar cargos políticos, questionando os valores éticos e morais. Nesse contexto, a educação e a política se misturam, já que a finalidade da educação estava na formação de cidadãos com habilidades que a Polis necessitava e com interesse coletivo.
Protágoras defendia que a ética se aprendia na prática e não nos ensinamentos teóricos, mas por imitação e modelo. Platão defendia que a ética só poderia ser ensinada pelos filósofos que eram os detentores do saber. Já Aristóteles acreditava que o ensinamento teórico teria que ser acompanhado na aplicação real e a virtude teria que ser ensinada e o sujeito se esforçar para alcançá-la e colocar em prática, participando da democracia e da educação, se tornando um ser completo. 
Com a crise do estado forte, Jacobino vê a necessidade de uma formação que prepare mão de obra especializada para o mercado de trabalho e não somente educacional, ética e democrática. Com o surgimento da democracia, a educação formal e de transmissão deu lugar a uma educação focada em formar cidadãos capazes de tomar decisões e se inserirem na sociedade em que vivem. Educar é um ato político e prepara o individuo para sua autonomia, para atingir a igualdade na sociedade moderna. O homem se constrói como indivíduo se socializando e a educação democrática contribui para isso.

Continue navegando