Buscar

Questionários Profa Clariana

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO	 
Atividade de Avaliação
Fisioterapia - Noturno
Nome: Renata Lima Oliveira Amurim Semestre: 4º semestre 
Disciplina: Tópicos Especiais em Fisioterapia II
Professor(a): Clariana Lia Teixeira Data de entrega:17/04/2020 
Responda as seguintes perguntas sobre as unidades 1 e 2 da nossa disciplina.
1 – Cite e explique os princípios doutrinários e organizacionais do SUS.
R: os principios doutrinarios são: a universalização, equiquade e a integralidade.
 Os principios organizacionais são: Regionalização e Hierarquização, Descentralização e Comando Único e Participação Popular.
2 – Descreva a atuação do fisioterapeuta na atenção secundária e terciária de saúde.
R: o fisioterapeuta na atenção secundária tem a preocupação no diagnóstico precoce e tratamento da doença em seu estágio inicial ou em cuidados de rotina, assim como tratamento de urgência e emergência e cuidado intensivo, que demanda um elaborado e constante processo de diagnóstico e acompanhamento de média complexidade, já na atenção terciária está voltado para cuidados médicos super especializados de alta complexidade, que atendam pacientes de uma extensa área geográfica. Seu objetivo é o acompanhamento do cliente, seja em fase pós-operatória ou em cuidados de rotina para reabilitação.
3 – Quais são as inovações em fisioterapia e tecnologia que podem auxiliar-nos no atendimento aos nossos pacientes? 
R: Dentro dessas tecnologias que podemos inserir na reabilitação dos nossos pacientes, podemos citar a eletroterapia, trajes robóticos e a realidade virtual, dentre outras.
4 – Qual a importância da avaliação fisioterapêutica para o planejamento das condutas terapêuticas de tratamento? Descreva os passos de uma avaliação fisioterapêutica.
R: A avaliação da fisioterapia tem como objetivo definir corretamente os problemas dos pacientes, sendo impossível sem esta desenvolver um tratamento apropriado. Deve ser realizada constantemente para identificar alterações e se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos.
Nessa avaliação deve conter: anamnese, Sinais vitais, Ausculta, Observação/Inspeção, Palpação, Exame do movimento, Testes especiais, Reflexos e distribuição cutânea, Movimento do jogo articular, Diagnóstico clínico, Diagnóstico fisioterapêutico, Prognóstico, Objetivos do tratamento, Indicação terapêutica, Programa de tratamento, Evolução, Reavaliação, alta, alguns instrumentos e aparelhos utilizados para avaliação.
5 – Quais os efeitos deletérios do envelhecimento nos sistemas do organismo?
R: Conforme as pessoas envelhecem, suas articulações são afetadas por mudanças na cartilagem e no tecido conjuntivo. A cartilagem dentro da articulação se torna mais fina e os componentes da cartilagem (proteoglicanos – substâncias que ajudam a fornecer resistência à cartilagem) são alterados, o que pode tornar a articulação menos resistente e mais suscetível a danos. Assim, em algumas pessoas, as superfícies das articulações não deslizam bem umas sobre as outras como antes. Esse processo pode levar à osteoartrite. Além disso, as articulações ficam mais rígidas, porque o tecido conjuntivo no interior dos ligamentos e tendões torna-se mais rígido e sensível. Essa mudança também limita a amplitude de movimento das articulações.
6 – Quais são e para que servem cada um dos testes da saúde do idoso?
R: Teste do Relógio: Avalia diversas funções cognitivas, como função visuoespacial e executiva e, menos. 
Escala Modificada de Barthel: Mede independência funcional. 
Teste de Equilíbrio de Berg: avalia o equilíbrio do paciente.
7 – Quais são e para que servem cada um dos testes da saúde do trabalhador?
R: Ergonomia: Estuda a relação entre o homem, o seu trabalho, equipamentos e o ambiente, e a solução dos problemas que surgem.
Ginástica laboral: Contempla a realização de atividades físicas de curta duração realizadas no ambiente de trabalho. Nela são aplicados exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas das tarefas diárias dos colaboradores.
Strain Index: Avalia os fatores de risco biomecânicos de uma ocupação em desenvolver desordens do membro superior distal 
Suzanne Rodgers: Mapeamento dos riscos de trabalho
8 – Quais são as atribuições do fisioterapeuta na saúde do trabalhador?
R: O fisioterapeutas tem que incentivar os empregados a adquirir novos hábitos de vida e conquistar uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho. Desenvolver programas de ginástica laboral; desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente no trabalho; promover ações terapêuticas e preventivas às instalações de processos que levam à incapacidade funcional do trabalho; realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores.
9 – O que é ginastica laboral e quais as formas de ser empregada no dia a dia do trabalhador?
R: É uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. 
Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. 
Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. 
Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alívio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.
1
1

Continue navegando