Buscar

1 GESTÃO INTEGRADA DE RH

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH
1a aula
	
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As organizações que possuem a área de Gestão de Pessoas devem ter uma política de pessoal bem planejada e que possa beneficiar a todos. Partindo dessa ideia, são vários os objetivos da Gestão de Pessoas, EXCETO:
		
	
	Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
	
	Administrar a mudança.
	 
	Não implantar o plano de carreira na organização para não onerar os custos.
	
	Proporcionar à organização Colaboradores bem treinados e motivados.
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
	
Explicação:
 A área de RH deve ser responsável por diversas iniciativas, como: treinar e desenvolver pessoas frente aos objetivos a serem alcançados, fazer a gestão de mudanças, fomentar um bom clima de trabalho, cuidar das políticas de pessoal, estabelecer plano de carreira gerando oportunidades aos colaboradores de movimentação em diferentes níveis.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação:
		
	
	Uma organização, pública ou privada, deve terceirizar as atribuições e responsabilidades relativas à ARH para uma empresa especializada, se quiser obter o melhor deste setor, que é estratégico para qualquer organização.
	
	O setor de ARH de uma empresa compõe-se de pessoas dos demais setores da empresa, em regime de revezamento;
	 
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, não devem interferir no trabalho do pessoal da ARH;
	
	É preciso que os conhecimentos relativos à ARH fiquem concentrados junto ao pessoal que trabalha diretamente nesse setor;
	
Explicação:
Cada vez mais, perecebe-se que as atividades de RH estão descentralizadas, ou seja, é uma gestão de responsablidade do gestor (lider) de cada área que deve fazer a plena gestão de pessoas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando a sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Observamos que cada parceiro (stakeholder) está disposto a contribuir com algo na expectativa de receber um retorno pela sua contribuição.Geralmente, as organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes. Os acionistas e investidores eram, até há pouco tempo, os mais privilegiados na distribuição e apropriação dos resultados organizacionais. Essa assimetria está sendo substituída por uma visão sistêmica e integrada de todos os parceiros do negócio, já que todos são indispensáveis para o sucesso da empresa. Acontece que o parceiro mais íntimo da organização é o empregado: aquele que está dentro dela e que lhe dá vida e dinamismo. Dentro desse contexto, a questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiros da organização. Assinale dentre as alternativas abaixo a caracteriza a pessoa como recurso organizacional.
		
	
	Colaboradores agrupados em equipes;
	
	Metas negociadas e compartilhadas;
	
	Considerados capital intelectual da organização;
	
	Preocupação com resultados;
	 
	Executores de tarefas;
	
Explicação:
Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações ¿ a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados. Nesse contexto são considerados colaboradores e agrupados em equipes, as metas são negociadas e compartilhadas, a preocupação é com os resultados e são considerados o capital intelectual da organização.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Chiavenato (1981), pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando melhor efetividade organizacional. A partir da afirmativa anterior sobre os objetivos da administração de Recursos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Criar condições para os colaboradores se mantenham treinados e motivados.
	
	Manter políticas que assegurem ética e comportamento socialmente responsável;
	
	Proporcionar competitividade à organização;
	 
	Elaborar relatórios financeiros sobre a contabilidade da empresa;
	
	Recomendar ou conduzir processos de mudança;
	
Explicação:
A área de RH é responsável por questões relacionadas a cultura, ambiente, pessoas, desenvolvimento, est dentro da organização. Cuidar de relatórios financeiros e contábeis é uma das atribuições da área Financeira da organização.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale abaixo o serviço que NÃO é prestado pela Administração de RH.
		
	
	Integrar socialmente os colaboradores
	 
	Suprir a empresa de recursos materiais
	
	Gerenciar o desempenho dos colaboradores
	
	Reter os talentos
	
	Assegurar um bom clima organizacional
	
Explicação:
Suprir a empresa de recursos materiais não é uma atribuição a área de RH e sim da área Administrativa de uma organização.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
		
	
	Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
	
	O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
	 
	Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
	
	O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
	
	Um plano de carreiras impossibilita o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
	
Explicação:
O plano de carreira ajuda os colaboradores a entenderem possíveis percursos dentro da estrutura organizacional, onde podem movimentar-se, além de servir de subsídios para sucessão, ou seja, promoções internas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Por isso, ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos. Analise as opções a seguir e assinale qual dos aspectos citados não influencia na Gestão de Pessoas dentro das organizações.
		
	
	 cultura e estrutura organizacional;
	
	os processos internos;
	 
	o contexto histórico da ARH;
	
	a tecnologia utilizada;
	
	o negócio da organização;
	
Explicação:
Neste cenário globalizado, as empresas têm buscado uma gestão de pessoas mais efetiva visando serem competitivas no mercado. Uma gestão depessoas eficiente, eficaz e efetiva tende a proporcionar, dentre outras coisas, um diferencial competitivo na atuação e na prestação de serviços de qualidade. Por isso a Gestão de Pessoas depende de vários aspectos, como da cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis, exceto o contexto histórico da ARH, que nos faz entender a evolução da área, mas não é um aspecto que influencia na gestão de pessoas.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Diante deste contexto, verificamos, na atualidade, que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos stakeholders da organização.
		
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregados.
	 
	Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregador.
	
	Acionistas, governo, fornecedores, clientes, consumidores e empregador.
	
	Acionistas, sindicatos, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
	
Explicação:
Podemos considerar os stakeholders da organização os seguintes públicos: Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados

Continue navegando