Buscar

ativo passivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Ativo, Passivo, Patrimônio líquido.
CATIA SANTOS PEREIRA DE OLIVEIRA
FABRÍCIA JOSÉ DE ANDRADE SOUSA CERQUEIRA
ROSEANE SILVA FERREIRA
TÂMARA DOS SANTOS ARAÚJO PAIM DA SILVA
Professor - Antonio Fernando Carneiro Filho
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG 0817) – Paper
21\10\2017
RESUMO
 O presente trabalho tem como objetivo, apresentar a importância dos chamados Passivo, Ativo e Patrimônio líquido na contabilidade empresarial, tendo em vista que os termos acima descritos é de suma importância para a empresa, porque é através dos colhimentos de seus dados que se observam os lucros e as percas em cada ciclo (tempo recorrente) visando às analises principais e as características, funcionalidades e vantagens, agregando conhecimentos que possam ser usados na prática do cotidiano e profissional, visando também compreender o significado de maneira simplória de seus conceitos e transmitir o aprendizado a outrem. 
Palavras-chave: Bens; Direitos e Obrigações.
1 INTRODUÇÃO
 Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculados á entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administrativos as informações necessárias á ação administrativas, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionados, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. Os termos: Ativo, Passivo e Patrimônio líquido são divisões que fazem parte do balanço patrimonial e cada uma dessas divisões são compostas por bens (é tudo o que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica), direitos (constituem direitos para as entidades todos os valores a receber de terceiros) e obrigações (são dívidas ou compromissos assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontra em posse, e deverão ser pagos ou liquidados em data futura preestabelecida).
2 ATIVO
 Constituem-se em um grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações rotineiras da empresa (geralmente tem-se como base um ano). Resumindo–se em ser o conjunto de bens e direitos controlados pela empresa. São itens positivos do patrimônio, trazem benefícios, proporcionam ganhos para a instituição, podem ser exemplos de propriedade da empresa; Estoque, que pertence consequentemente ao ativo, empregado, que por sua vez é um bem da empresa, porém não pode ser classificado no ativo, porque não é sua propriedade, o maquinário da empresa sendo sua propriedade também é um ativo, mesmo que ele seja alugado; títulos a receber, depósitos bancários, veículos, dinheiro e etc. Os ativos podem ser classificados como: circulantes e não circulantes.
2.1 ATIVOS CIRCULANTES
 Os ativos circulantes tende a ser dinheiro e itens que se transformarão em curto prazo em dinheiro em até um ano. Sendo assim é o grupo que gera lucro para a empresa, ele é popularmente conhecido como capital de giro, pois se renova em constância, e são classificados como: conta movimento em bancos, mercadorias, matérias primas, títulos, contas a pagar e fornecedores.
2.1.2 ATIVOS NÃO CIRCULANTES
 Os ativos não circulantes estão dividido em 4 grupos: A)Realizável à longo prazo, B)Investimentos, C)Imobilizado e D)Intangível.
A) REALIZÁVEL À LONGO PRAZO: São os empréstimos que a empresa faz e que não são recebíveis imediatamente;
B) INVESTIMENTOS: São aplicações que não tem acesso direto a atividade principal da empresa. Ex: um terreno para ampliação da própria empresa;
C) IMOBILIZADO OU TANGIVEL: São bens corpóreos (palpáveis) destinados à manutenção da atividade principal da empresa ou exercidos com essa finalidade;
D) INTANGÍVEL: São os ativos que não têm substância física e que, sem serem abstratos, não podem ser tocados, ou seja, palpados, tocados. Ex: Direitos autorais, patentes relativas a invenções, marcas de indústrias e comércios, etc.
São classificadas neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo por mais de uma ano (após o término do exercício seguinte).
2.2 PASSIVO
 Passivo basicamente se resume em dívidas que a empresa tem e que serão cobradas e reclamadas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passivo exigível, que por sua vez é conhecido no mercado financeiro como dívidas com terceiros, sendo que ele abrange tanto o conjunto de pessoas físicas quanto pessoas jurídicas com que a empresa tem dívidas: fornecedores, funcionários, governo, bancos, encargos sociais, encargos financeiros, etc.
O passivo exigível em demasia pode levar a empresa à concordata (acordo que o comerciante insolvente faz com a maioria ou a totalidade de seus credores, para evitar a declaração da sua falência) ou até à sua falência (quando a empresa “morre”). Assim como o ativo, no passivo há duas vertentes, passivo circulante e o não circulante.
2.2.2 PASSIVOS CIRCULANTES
 
 Evidencia todas as dívidas com terceiros que serão pagas em curto prazo: fornecedores, salários a pagar, impostos, empréstimos bancários a pagar, encargos a pagar.
2.2.3 PASSIVO NÃO CIRCULANTE
 É a vertente que compõe o exigível em longo prazo: as dívidas à longo prazo normalmente se referem aos financiamentos obtidos juntos a financeiras e a bancos.
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
 Seguindo o sentido real da palavra patrimônio que tem em um dos seus significados conjunto de bens, observamos então que o Patrimônio Líquido (PL) representa os investimentos dos proprietários mais o lucro acumulado no decorrer dos anos retido na empresa, ou seja, o capital que fora investido mais o lucro dado pela empresa. Dessa forma percebe-se que o PL pode ser reduzido quando há prejuízo do exercício, e o lucro consequentemente é acrescido no patrimônio líquido em virtude também dos exercícios.
3 CONCLUSÂO
 De maneira geral, o ativo é considerado pela contabilidade como o conjunto de bens e direitos de propriedade de uma sociedade. Pode ser apresentado tanto sob a forma tangível quanto intangível (possuindo ou não matéria corpórea) e como móvel ou imóvel (podem ser deslocados ou não). Exemplos: estoque, marcas e patentes, veículos e terrenos. Explicando melhor, poderíamos dizer que a empresa capta recursos, tanto próprios quanto de terceiros e aplica em uma atividade, compondo então seu conjunto de ativos.
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Então com essa pesquisa pode-se concluir que o ativo de uma empresa é seus ganhos lucrativos, seus bens e seus investimentos de uma maneira geral, já o passivo da mesma serão suas contas a pagar, ou seja, suas dívidas; e o resultado da conta ativa menos a conta passiva (dívida) resulta em seu patrimônio líquido.
REFERÊNCIAS
 http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo4.php acessado em:23/09/2017.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/passivo-circulante.htm acessado em: 23/09/2017.
LUDÍCIBUS, Sérigio de; MARION, José Carlos. Contabilidade comercial. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
 MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
 TESSARI, Osnir Afonso. Caderno de estudos, contabilidade geral. Uniasselvi, 2013.

Continue navegando

Outros materiais