Buscar

CASO HIPOTETICO - Exercicio sobre responsabilidade medica_20200325-1746

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil - 2020
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Diretrizes para um bom aprendizado
1. Resolva o exercício de forma artesanal. O mais importante aqui é o aprendizado. Sendo assim, não copie respostas “prontas” de livros ou sites. Use, se possível, apenas a lei pura, como forma de treino para provas discursivas (OAB, ENADE e concursos).
2. Responda com suas palavras e fundamente na lei, súmula ou jurisprudência.
3. Evite distrações: silencie o celular, televisão, rádio. Tenha um ambiente preparado para vossos estudos.
Nome: Maria de Jesus Oliveira Barbosa
Matrícula: 201620888
CASO HIPOTÉTICO 01. Jonas, médico dermatologista, atende a seus pacientes em um consultório particular em sua cidade. Ana Maria, após se consultar com Jonas, passou a utilizar uma pomada indicada para o tratamento de micoses, prescrita pelo médico. Em decorrência de uma alergia imprevisível, sequer descrita na literatura médica, a pele de Ana Maria desenvolveu uma grave reação à pomada, o que acarretou uma mancha avermelhada permanente e de grandes proporções em seu antebraço direito. 
Indignada com a lesão estética permanente que sofreu, Ana Maria decidiu ajuizar ação indenizatória em face de Jonas. Tomando conhecimento, contudo, de que Jonas havia contratado previamente seguro de responsabilidade civil que cobria danos materiais, morais e estéticos causados aos seus pacientes, Ana Maria optou por ajuizar a ação apenas em face da seguradora. 
A respeito do caso narrado, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.
A) Provada a ausência de culpa de Jonas, poderia Ana Maria ser indenizada? 
Não. A responsabilidade dos profissionais liberais é subjetiva e, portanto, depende da demonstração de culpa do causador do dano, conforme o Art. 951 do CC OU o Art. 14, § 4º, do CDC. Deste modo, Ana Maria só seria indenizada se tivesse provado a culpa de Jonas.
CASO HIPOTÉTICO 02. Murilo precisou se submeter a procedimento cirúrgico de emergência. Foi operado por médico de sua confiança e pela equipe por ele indicada, nenhum dos quais era preposto do hospital onde ocorreu o procedimento. Durante a cirurgia, uma grave lesão foi causada ao intestino do paciente, o que provocou sérias complicações no período de convalescença. Murilo ficou internado em estado grave por vários meses, mas, felizmente, conseguiu se recuperar sem nenhuma sequela do ocorrido. 
Uma vez recuperado, ele decide ajuizar ação indenizatória por danos materiais e morais em face do médico que o atendeu. Na inicial, o autor pretende a produção de prova pericial, para demonstrar a imperícia do médico.
Por meio de decisão interlocutória, porém, o juízo indeferiu o pedido de produção probatória, ao argumento de que, tratando-se de relação de consumo, a responsabilidade do médico é objetiva e, portanto, não seria relevante determinar se o profissional fora imperito.
Diante do caso narrado, responda às questões a seguir.
A) Há razão no argumento apresentado pela decisão que denegou a produção de prova pericial?
Não. A responsabilidade civil pessoal do médico segue o regime subjetivo e, portanto, demanda a aferição da imperícia ou outro comportamento culposo do profissional, nos termos do Art. 951 do Código Civil OU do Art. 14, § 4º, do CDC. Desta maneira, tem-se que é ônus do paciente provar a culpa do médico no caso de sua responsabilização. Cabe ao paciente provar que o médico agiu com negligência, imprudência ou imperícia ao causar o dano clamado pelo paciente.

Outros materiais