Buscar

Prova Introdução a Adm

Prévia do material em texto

Disciplina: 100786 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
É resultante da aplicação e do desenvolvimento intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação na maioria das atividades humanas (nas produtivas, como a fabricação de bens e a prestação de serviços; nas governamentais, como educação, saúde e segurança e atingindo até as atividades corriqueiras e de lazer como viagens, televisão, vídeo, telefonia, fotografia, jogos eletrônicos, leitura e outras). 
Esse é o conceito de:
a ) Gestão Contemporânea 
b ) Sociedade Competitiva 
c ) Sociedade do Conhecimento 
d ) Teoria Contingencial 
e ) Gestão Integrada e Participativa 
QUESTÃO 2
Dos diferentes fundamentos e teorias das abordagens da administração, assinale a alternativa que contempla os fundamentos da escola clássica e científica: 
I. Eliminar o desperdício de esforços e de movimentos inúteis com a adaptação dos operários à tarefa; definir métodos e estabelecer normas para a execução do trabalho, facilitando o treinamento dos operários e melhorando a eficiência e o rendimento da produção pela especialização das atividades; distribuição uniforme do trabalho, para que não haja períodos de falta ou de excesso de trabalho e estabelecimento de uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.
II. Estudar principalmente o lado humano das organizações (já que nasceu como oposição à visão mecanicista e operacional), evidenciando a existência dos aspectos humanos do trabalhador, importantes para a produtividade nas organizações.
III. Princípio de produtividade - o máximo de produção em um determinado período de tempo. Princípio de intensificação - aumentar a velocidade de giro do capital, visando pouca imobilização. Princípio de economicidade - reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima em transformação, definindo que tempo é energia humana e o estoque inútil representa capital imobilizado.
IV. Aplicação da filosofia de produção em massa, a preços baixos, pagando altos salários e com organização eficiente do trabalho, obtendo maior rapidez de fabricação, reduzindo o tempo de manufatura de cada item na linha de produção.
a ) As afirmativas I, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica. 
b ) As afirmativas II e IV correspondem às abordagens científica e clássica
c ) As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica. 
d ) As afirmativas I, II e III correspondem às abordagens científica e clássica. 
e ) As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica. 
QUESTÃO 3
É o processo mental sistêmico de estar sempre agindo um passo à frente dos demais, com o pleno conhecimento dos produtos e processos da organização e do ambiente atual que a envolve, levando em consideração o seu passado e seu futuro. Esta é a definição de:
a ) Estratégia
b ) Planejamento
c ) Análise estratégica
d ) Pensamento estratégico
e ) Planejamento estratégico
QUESTÃO 4
Com relação ao BSC, suas perspectivas e especificidades, preencha as lacunas e assinale a sequência correta:
I. Tem o objetivo de aumentar a produtividade e a eficácia operacional, melhorar a qualidade e otimizar o tempo de sua execução.
II. Essa perspectiva tem foco nos funcionários, motivação, tecnologia e sistemas de informação.
III. Contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. Muita preocupação com a produção e pouca com as pessoas.
IV. Mede e acompanha o valor entregue ao cliente por meio de seus produtos e serviços.
( ) Cliente e Mercado
( ) Processos internos
( ) Financeira
( ) Aprendizado e Crescimento
a ) IV, I, III, II. 
b ) I, II, III, IV. 
c ) III, IV, I, II. 
d ) III, I, IV, III. 
e ) IV, II, I, III. 
QUESTÃO 5
O Sr. Rauen é proprietário da Ula Ula, uma embarcação fluvial de passageiros adaptada para passeios turísticos em rios de médio para grande porte que opera na região Centro-Oeste do Brasil. Ele está com dificuldade em expandir o seu negócio, então pediu a seu filho, que é bancário, para auxiliá-lo na reorganização de sua atividade. 
Das diferentes alternativas há uma mais adequada ao Sr. Rauen no que se refere a visualizar o negócio no futuro e tomar providências, indique-a:
a ) Avaliar e descrever o negócio de passeios turísticos fluviais, as tendências do mercado turístico na região, as tendências do mercado de turismo de navegação em diversos lugares do Brasil e em outros países, entre outras ações.
b ) Fazer uma campanha publicitária na região, por meio de anúncios em jornais locais, rádios e outdoors informando o serviço, trajeto que realiza, horários e local de embarque.
c ) Realizar melhorias nos trapiches onde se realiza os embarques, com bancos para as pessoas aguardarem o horário e outras melhorias.
d ) Realizar treinamento de relacionamento com os clientes junto aos funcionários, trocar o uniforme de trabalho a todos que atuam na Ula Ula, comprar novas boias e disponibilizar água gelada durante os passeios.
e ) Produzir uma grande quantidade de folhetos e contratar uma empresa com pessoas para realizar sua distribuição nas casas, deixar nos balcões de bancos e etc. nas cidades próximas onde realiza o trajeto.
QUESTÃO 6
A Sra. Margareth, proprietária de uma boutique situada num bairro da zona sul do Rio de Janeiro, sentiu a necessidade de desenvolver um planejamento estratégico para sua loja. Após pesquisar em diversos sites na internet, percebeu a necessidade de aplicar o conceito de Porter referente às forças que atuam no mercado. Inicialmente, identificou a força dos fornecedores para iniciar sua análise. 
Auxilie a Sra. Margareth na escolha da melhor alternativa para avaliar a força dos fornecedores no negócio dela.
I. A força dos fornecedores não é positiva, pois compra pouca quantidade e não conseguirá redução de preços.
II. A força dos fornecedores no caso da Sra. Margareth não é relevante para o negócio dela.
III. A força dos fornecedores pode ser positiva se ela realizar parceria com eles através de desfiles de lançamentos em sua loja, patrocinados, em parte, pelo fabricante.
IV. A força dos fornecedores pode ser positiva se a Sra. Margareth obtiver os itens de lançamentos antes das grandes redes de varejo.
a ) I, III e IV são válidos. 
b ) II, III e IV são válidos. 
c ) I, II, III e IV são válidos. 
d ) I e IV são válidos. 
e ) I, II, e IV são válidos. 
QUESTÃO 7
Recurso produtivo dotado de duas características que o diferenciam dos demais recursos: a rápida perecibilidade e a replicabilidade. A perecibilidade ou obsolescência é a perda de seu valor no tempo. No entanto, a replicabilidade, característica que o diferencia dos demais recursos produtivos limitados e finitos (mão de obra, matéria-prima e capital), traduzida como a sua capacidade de rápida multiplicação, é o fato de poder ser facilmente disseminado ou repassado sem esgotar suas fontes. Este enunciado refere-se:
a ) à informação
b ) aos computadores
c ) à comunicação digital
d ) aos Sistemas de Informação
e ) à Sociedade do Conhecimento
QUESTÃO 8
A IÉD (Isso É Diversão), empresa de parques de diversão que se desloca cidade a cidade, está revendo seu planejamento estratégico. Em recente reunião dos acionistas, foi recomendado realizar um estudo analítico sobre as tendências de mercado, com a finalidade em identificar oportunidades e outras opções de negócio e renda para a IÉD. Assinale a opção que melhor identifique a análise das forças que atuam e compõem o ambiente externo: 
a ) Forças Tecnológicas, Geográficas e Naturais; Recursos Tecnológicos e Recursos Humanos. 
b ) Forças Demográficas, Naturais e Tecnológicas; Recursos Materiais e Recursos Humanos. 
c ) Forças Político-Legais, Geográficas e Sociais; Recursos Humanos e Recursos Financeiros. 
d ) Forças Político-Legais, Sociais e Tecnológicas; Recursos Materiais e Recursos Financeiros. 
e ) Forças Sociais, Político-Legais, Tecnológicas, Demográficas, Naturais e Econômicas. 
QUESTÃO 9
Eliminar desperdícios e perdassofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade com a aplicação de métodos e técnicas científicas, desenvolvidas após estudos sobre racionalização do trabalho do operário, observação dos tempos e movimentos em suas atividades, análise de cada tarefa e decomposição de seus movimentos e processos de trabalho. 
Assinale de qual escola ou abordagem de pensamento da administração são esses fundamentos:
a ) Científica e clássica 
b ) Contingencial 
c ) Comportamental 
d ) Sistêmica 
e ) Qualidade total 
QUESTÃO 10
A administração é uma atividade, cujo termo deriva do latim ad- (tendência, direção para); e minister (aquele que serve ou ministra, subordinação ou obediência) com o significado de "para servir", subordinação ou que presta serviço a outro. 
Dos conceitos a seguir assinale aquele que NÃO representa a administração aplicada à gestão de empresas:
a ) Administração é a forma e estrutura de toda associação humana para consecução de certo objetivo comum. No sentido formal, significa ordem; seu corolário, um procedimento sistemático 
b ) É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas e/ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas. 
c ) É uma ciência social aplicada porque estuda o comportamento da sociedade e dos indivíduos que a compõem, pesquisando e analisando como ela se organiza e atua no esforço de se desenvolver no aspecto socioeconômico.
d ) Uma ciência social, que agrupa e associa teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e de bem-estar da sociedade.
e ) A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. 
QUESTÃO 11
A Massafix, empresa de materiais de construção, identificou que é necessário que os administradores realizem diversas análises e identifiquem as principais tendências contemporâneas para poder orientar a organização quanto a estrutura, operações e ações no futuro, garantindo a capacidade competitiva. 
Assinale os elementos chave a serem observados:
a ) Processo de decisão estruturado, em colegiado e lento; estruturas e operações flexíveis e oferta de produtos de baixa qualidade e baratos
b ) Comitês para tomada de decisão; foco na quantidade produzida; organização e operações estruturadas. 
c ) Produção em grande quantidade e a custos baixos; uso de robótica na produção; implementação de comitês de decisão para organizar as operações cotidianas. 
d ) Forte relação com a sociedade; estruturas rígidas e normatizadas (para cada um saber exatamente o que deve ser realizado) e poder político junto à sociedade. 
e ) Estruturas e operações flexíveis e adaptáveis; produzir mais com menos recursos; oferecer produtos e serviços competitivos em relação aos concorrentes e tomada ágil de decisões.
QUESTÃO 12
Um conceito que abarca em um só tipo de sociedade duas espécies de organização que geralmente se colocam em oposição - o capitalismo e o socialismo - defendendo que os seus traços essenciais são comuns e que as diferenças entre ambas se resumem a estilos de funcionamento. Na sociedade capitalista concorrencial, o reinvestimento é feito com base nos rendimentos individuais e absorve a maior parte do excedente não distribuído em salários. Na comunidade socialista de economia planificada esse excedente pertence ao Estado, que o reinveste. 
Considerando os fundamentos de Alvin Toffler na evolução da sociedade humana, a descrição acima, da Infopédia, refere-se a qual onda ou sociedade?
a ) Industrial 
b ) Tecnológica 
c ) Conhecimento 
d ) Primitiva 
e ) Agrícola 
Parte inferior do formulário

Continue navegando