Buscar

AT sociologia

Prévia do material em texto

Perguntas:
1 - Explique o que se entende como Modernidade líquida no pensamento de Bauman. 
 Bauman ao investigar o espírito inquieto da modernidade, diagnosticou que na vida contemporânea, os indivíduos, em seu cotidiano, interiorizam a perspectiva do “eternamente novo” e por isso não aprofundam seus relacionamentos, “os sólidos laços sociais e afetivos são liquefeitos, fragilizados, descompromissados” – citação segundo as Configurações Institucionais na Contemporaneidade, nada é duradouro e tudo é facilmente substituído.
 Segundo Bauman, a modernidade líquida está relacionada ao esfriamento das relações humanas, na qual, tudo é instável, passageiro, nada dura para sempre, são relações inseguras, tanto no trabalho, tanto na vida pessoal e amorosa. Uma nova época na qual as relações sociais, são fragilizadas pelo individualismo; as econômicas, pelo consumismo e trabalhos instáveis; os meios de produção, pela obsolescência programada, sendo assim, todas são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. “Tudo é temporário, a modernidade (…) – tal como os líquidos – caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma”. 
2 - Justifique porque, segundo Bauman, o consumo na modernidade líquida está relacionado ao que é efêmero, instável e descartável.
 Parafraseando Vida para Consumo (Bauman, Zygmunt, 1925), a sociedade contemporânea é constituída essencialmente por consumidores, na qual o processo de construção da identidade das pessoas na sociedade de consumidores, se baseia unicamente em mercadorias. De acordo com o autor, na hierarquia herdada de valores reconhecidos, a síndrome consumista degradou a duração e elevou a efemeridade; ela ergue o valor da novidade acima do valor da permanência (pag 111). Desta forma, o consumo na modernidade líquida é instável, muda constantemente, tudo é divulgado e consumido rapidamente, logo após é descartado e substituído por algo mais novo, recém lançado e sempre é adquirido com base no mesmo discurso, o intuito das pessoas estarem sempre à frente e atualizadas.
3 - Diferencie os significados estabelecidos por Bauman entre a modernidade sólida e líquida.
 Segundo Bauman, a modernidade sólida é caracterizada pela rigidez e solidificação das relações, são duradouras, fortes, em todos os aspectos, em todos os âmbitos, seja trabalho, família e até mesmo objetos de consumos, como móveis. Já a modernidade líquida, de acordo com as Configurações Institucionais na Contemporaneidade, Bauman ao investigar o espírito inquieto da modernidade, diagnosticou que a vida contemporânea se apresenta aos indivíduos de uma determinada forma que desestimula o aprofundamento nas relações interpessoais, não há espaço para laços sólidos e duradouros. Os indivíduos, na vida cotidiana, interiorizaram a perspectiva do “eternamente novo” e por isso não aprofundam os seus relacionamentos, “os sólidos laços sociais e afetivos são liquefeitos, fragilizados, descompromissados”. Em suma, na modernidade sólida, as relações são mais duradouras e firmes; já na modernidade líquida, as relações são maleáveis e facilmente substituídas.
4 - Estabeleça qual a relação existente entre os perfis dos indivíduos nas redes sociais com a noção de modernidade liquida
 Nas palavras de Michael Maffesoli, “sou o que sou porque os outros me reconhecem como tal”, enquanto “a vida social empírica não é senão uma expressão de sentimentos de pertenças sucessivas” a alternativa sendo um secessão de rejeições ou uma exclusão final como penalidade pelo fracasso em abrir caminho para o reconhecimento, seja por meio de força, argumentação ou artimanhas (Vida para Consumo, Bauman, Zygmunt, 1925, pag 107). De acordo com o que foi supracitado referente a modernidade líquida, as redes sociais têm as mesmas características, as pessoas querem expor coisas relevantes de suas vidas, ter o “feed” perfeito, afinal, as pessoas vão se conhecer através dessas redes, com isso, elas não querem parecer fracassadas, mas querem aparecer sempre com o novo, descartando o que não condiz com isso, de tal modo que “a futura experiência é sempre a melhor”, e o melhor objeto é sempre o próximo lançamento.

Continue navegando