Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA A1 – EXERCÍCIOS RADIOPROTEÇÃO 
ENTREGA INDIVIDUAL VIA PORTAL: Aula ‘Entrega exercícios radioproteção’ 
	
	DATA FINAL: 07/01/2020 até às 23:59 horas 
	Valor: 10 pontos 
	
	Nome: Eryka Campos, Francianne Gonçalves de Souza e Viviane de Cássia Bicalho Poeis
	
	Turma: 5° período
	
QUESTÃO 1 (3 PONTOS) 
Para efeito de segurança, em proteção radiológica, considera-se que o efeito biológico produzido por radiação ionizante é de caráter cumulativo, ou seja, despreza-se o reparo do dano. 
A cerca do trecho acima, disserte sobre a reversibilidade dos danos causados pela radiação nas células (mecanismos de reparo) e a importância do fracionamento de doses. 
Apoio: Apostila Tauhata p. 131, Radioproteção e dosimetria.
Máximo 15 linhas
     A segurança tanto em pacientes e do profissional na área radiológica, sempre foi e sempre será temas a serem discutidos, juntos à profissionais e estudantes e ou pessoas que um dia gostaria de entrar nessa profissão. Uma das questões em destaque em proteção radiológica é o efeito biológico, produzido pela radiação ionizante, que é de caráter cumulativo, ou seja, despreza-se o reparo do dano, pois existe uma reversibilidade, ou seja, um mecanismo de reparo na célula, ao qual se pode desprezar, (dano biológico produzido numa pessoa não se transmite). Porém a importância do fracionamento da dose, sendo o espaço da exposição a essa radiação e de grande importância para que a célula, (o organismo) consiga fazer todo este reparo a voltar ao seu estado normal, homeostasia. Caso contrário a célula nunca será capaz de ter os efeitos nelas causadas pela radiação.
QUESTÃO 2 (4 PPONTOS)
‘’ É comum as pessoas atribuírem certos tipos de efeitos em uma pessoa ou grupo de pessoas à radiação ionizante devido ao temor difundido que delas possuem ou muitas vezes incrementado ambiguamente pelos meios de comunicação. Entretanto, para se fazer uma atribuição com certo grau de confiabilidade, é preciso que o número de pessoas atingidas com certos valores de dose de radiação, ultrapasse valores mínimos para cada tipo de ocorrência, para se poder afirmar, em termos epidemiológicos, a possibilidade de ocorrência. Estes valores de dose absorvida ou dose efetiva recebida e o número requerido para a garantia de ocorrência de determinado tipo de efeito é denominado de Detectabilidade Epidemiológica. Há que ressalvar, situações de singularidade em que, pequenos valores de dose podem induzir efeitos biológicos indesejáveis e até letais como o câncer em uma pessoa, conforme definição de efeitos estocásticos’’
 Texto retirado da apostila: TAUHATA, Luiz. Radioproteção e dosimetria: fundamentos, 2003, p. 119
É conhecido pela radioproteção os efeitos de detrimento provocados pela exposição a radiação, embora não haja Detectabilidade epidemiológica, ressalva casos de acidentes e desastres nucleares. A aplicação das radiações ionizantes em diversas áreas como medicina é conhecida e também reconhecida a sua importância no caráter diagnostico e terapêutico.
Levando em consideração as radiações já conhecidas (alfa, beta, raio X e gama), em no máximo 30 linhas, apresente aplicações dessas radiações na medicina e defenda o uso das mesmas.
Graças ao uso da radiação na medicina, o campo da saúde tem avançado no diagnóstico e tratamento de várias doenças. Um dos destaques vai para o câncer, que foi, durante muito tempo, uma sentença de morte. Hoje, pacientes tem acesso a terapias, chances reais de remissão e até cura, muitas vezes contando com o apoio da medicina nuclear. Quando se fala em radiação, as pessoas geralmente associam esta palavra com algo perigoso. O que elas não sabem é que estamos expostos diariamente à radiação. Radiação nada mais é do que a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material. Isto pode ocorrer através de fenômenos ondulatórios ou por partículas com energia cinética. Desde a descoberta das radiações ionizantes, profissionais de saúde podem obter imagens internas do organismo, sem recorrer à cirurgia exploratória. Essa possibilidades resultou na prevenção de inúmeras vidas ao longo dos anos. Afinal, o risco de uma operação é muito maior que o de teste radiológicos.
Monitoramento e tratamento de doenças de forma não invasiva são outras vantagens do uso da radiação na medicina. Raio X e radiação gama são as mais comuns. Já as radiações alfa, beta, feixes de prótons e elétrons são exemplos de radiações em forma de partículas. Os efeitos, benéficos ou não, dependem do tipo de radiação, tempo e intensidade da exposição.
Utiliza raios X para registrar uma espécie de fotografia interna do corpo. Uma de suas principais limitações é a captação em somente duas dimensões, mostrando estruturas anatômicas sobrepostas. De qualquer forma, o teste continua sendo útil para diagnósticos simples, principalmente quando envolvem tecidos mais densos, como os ossos. Esses tecidos aparecem com maior nitidez nas radiografias, pois absorvem mais radiação.
Tomografia computorizada ela também usa raios X para mostrar partes internas, mas as imagens geradas são transversais. O aparelho utilizado no teste (tomógrafo) possui um tubo que gira 360º em torno do paciente, colhendo imagens em cortes de uma mesma estrutura anatômica. Esses registros podem, inclusive, ser sobrepostos para formar imagens em 3D.
A cintilografia é um dos principais exames da medicina nuclear. Usando substâncias que emitem sinais detectados pela câmara de cintilação, o teste revela pontos afetados por patologias. Quando é realizado no coração, por exemplo, mostra áreas com isquemia (obstrução no fluxo sanguíneo). Em pacientes com câncer, a cintilografia aponta metástase ou retorno de células doentes após uma operação.
QUESTÃO 3 (3 PONTOS)
Descreva os procedimentos e regras básicas de proteção radiológicas para que seja possível fazer uso das radiações ionizantes de forma segura (tanta para trabalhadores como público geral). Ressalte os limites de exposição estabelecidos.
Regras básicas que regem a empregabilidade de radiações ionizantes e seu uso consciente, com objetivo de prevenção e redução dos efeitos somáticos são:
Justificação: envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a alternativas e produzir um benefício liquido positivos para a sociedade, exames radiológicos devem ser feita individualmente, ou seja, considerando a necessidade de exposição e as características particulares do indivíduo envolvido. 
Otimização: proteção radiológica estabelece que todas as exposições devem ser mantidas baixas, estudos epidemiológico mostram que existe um limiar de dose para os efeitos estocásticos. 
Limitação da dose individual: que aplica em indivíduos ocupacionalmente exposto (IOE0), e ao público, tendo limite de doses anuais, equivalente, o órgão humano afetado pela radiação.

Outros materiais