Buscar

Portfólio Tecnosampa -Steinadler

Prévia do material em texto

12
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
Adailton ALONÇO de Queiroz 
ADRIANA ALVES SEVERINO 
RENÊ RAFAEL PIRES CARDOSO 
VANDERLEIA FERREIRA FARDIM 
Ética em gestão de projetos 
Jaru-RO 
2018
Adailton ALONÇO de Queiroz 
ADRIANA ALVES SEVERINO 
RENê RAFAEL PIRES CARDOSO 
VANDERLEIA FERREIRA FARDIM 
Ética em gestão de projetos 
Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual em Grupo, referente ao 1º semestre de Ciências Contábeis. Portfólio para as disciplinas de :
Empreendedorismo 
Indiara Beltrame
Ética, política e sociedade 
Maria Luiza Silva Mariano
Homem, cultura e sociedade 
Márcio Gutuzo Saviani 
Sistemas de informação gerencial 
Eduardo de Faria Nogueira 
Jaru-RO 
2018
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	As EMPRESAS TECNOSAMPA E STEINADLER 	4
2.1	OS ENVOLVIDOS 	4
2.1.1	Organograma Tecnosampa	5
2.1.1.1 PERFIL SILVIO BECKER	6
2.1.1.1.1 PARCERIA STEINADLER /TECNOSAMPA................................................6
3 SISTEMAS E PROCESSOS .....................................................................................7
3.1 ENTENDIMENTO DOS ENVOLVIDOS ................................................................7
4 PERFIL EMPREENDEDOR .....................................................................................7
5 ÉTICA E RELAÇÕES EMPRESARIAIS ..................................................................9
CONCLUSÃO 	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
Estamos vivenciado uma era na evolução da humanidade, nunca antes imaginada, a era digital. O que até poucos anos atrás parecia algo impossível, hoje é tão comum e acessível, que uma criança, por exemplo, com um smartphone na mão conectado a uma rede, rompe as fronteiras desta vasto mundo, sendo capaz de estabelecer comunicação, ou até mesmo estabelecer negócios, como uma compra em um site, com pessoas de qualquer lugar do mundo, bastando para isso esta pessoa também estar “conectada”.
Este marco histórico da evolução da comunicação e, graças ao capitalismo moderno, é comum que empresas de vários lugares do mundo, estabeleçam seu domínio e seus interesses em outros países, não só criando um vínculo de desenvolvimento ou retrocesso, na vida social e cultural das pessoas destes países menos desenvolvidos, como também permite a homogeneização sociocultural, e uma miscigenação da raça humana. 
Neste contexto, se insere a empresa Steinadler, uma grande multinacional alemã, que tem uma de suas filiais no Brasil, e a Tecnosampa uma empresa brasileira especializada em sistema de informação, onde a Steinadler brasileira fez uma parceria de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de sistemas de informação com a empresa Tecnosampa. 
Neste cenário corporativo, se encontrava Silvio Becker; gerente de projetos da empresa Tecnosampa, e Oliveira; gerente de projetos e colaborador principal da Steinadler brasileira, Silvio era responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler, ele procurava executar os projetos da Steinadler corretamente, era um homem ético. Entretanto, na prestação de serviços para esse cliente, ele enfrentava diariamente uma angústia pessoal. 
Silvio, por vezes se via obrigado a forjar evidências e artefatos irreais que registrariam o andamento de determinados projetos de software, entretanto projetos diferentes eram executados. Além disso, alguns projetos contratados eram superfaturados, e outros sequer eram executados.
Porém, estes erros de Oliveira, com o decorrer do tempo começaram a ocasionar furos de especificação e que demandava melhorias e reparos. A solução encontrada na parceria Tecnosampa/Steinadler foi de “embutir” o esforço de correção em novos projetos. E os registros de execução, a partir daquele momento, 
As empresas Tecnosampa e steinadler. 
Fundada a aproximadamente 15 anos a Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com 100 funcionário, voltada a área de desenvolvimento de sistema de informação e software. De 2009 a 2014 seu faturamento foi de R$ 7 milhões /ano. Possui clientes na área privada e publica, seu quadro de profissionais está sempre buscando se atualizar.
As principais características da empresa são: inovação e compromisso de entrega, executado seis a oito projeto por mês e até cinco simultaneamente. 
Da área química a multinacional Steinadler tem 45 anos de existência, sua sede fica na Alemanha e possui filiais por todos os continentes. Seu faturamento é em torno de €300 milhões /ano. Com vasto portfólio de produtos sua especialidade são tintas e solvente industriais e domésticas. A empresa se preocupa em reciclar seus resíduos. Em 2013 conquistou o primeiro lugar no mundo em seu principal segmento. 
A filial brasileira foi inaugurada em 2001 e em apenas dois anos já contribuía com 40% de todo o faturamento da matriz sendo a segunda colocada em seu sua área no cenário nacional, chamando a atenção dos executivos, recebendo um considerável investimento para melhorar ainda mais seus resultados. 
Os envolvidos.
· Silvio Becker; O gerente de projetos da Tecnosampa era o responsável pela liderança e execução de projetos.
· Sr. Nogueira; Engenheiro de formação o presidente da Tecnosampa ocupava uma posição diplomático/comercial na empresa.
· Sr.Ferreira; o vice presidente técnico da Tecnosampa era responsável pelas operações da empresa, toda área de entregas era subordinada a ele.
· Sr. Pereira ;O vice presidente comercial era responsável pela área de elaboração e negociação de propostas comerciais e também de comunicação com os clientes.
· Sr. Oliveira; o gerente de projetos da Steinadler era brasileiro e formado em engenharia foi recentemente promovido ao cargo de gestor.
Organograma Tecnosampa .
2.1.1.1 perfil SILVIO BECKER .
Silvio Becker é formado em engenharia com certificado em gestão de projetos, por falar alemão foi considerado o mais adequado nas intermediações com a Steinadler. Sua carreira na Tecnosampa se iniciou em 2004,antes atuou como programador em 1995, também como programador sênior, analista de sistemas, e coordenador respectivamente.
Silvio acreditou em um primeiro momento que Oliveira era imprescindível para as negociações sendo assim encobriu os atrasos e a incapacidade de Oliveira em gerir grandes projetos. 
2.1.1.1.1 PARCERIA STEINADLER /TECNOSAMPA 
No segundo semestre de 2009 a Steinadler buscava uma empresa para melhorar seu sistema na área tecnológica da matriz, a empresa brasileira Tecnosampa chamou a atenção da alemã já que possuía certificados técnicos e sua equipe estava constantemente se aperfeiçoando, também por suas propostas de flexibilidade e garantia em cenários complexos.
No início os projetos foram mais cautelosos, porém com o tempo os projetos desenvolvidos agradaram os executivos da Steinadler e logo se e espalharam por outras filiais. 
Mas como Silvio viria a constatar nem tudo nos projetos foi bem sucedido. Tendo um acréscimo de 50% nos recursos o relacionamento das empresas começou a decair já que Silvio não confiava na gestão de Oliveira, devido a vários acontecimentos e contradições de Oliveira sob pressão. 
Silvio sempre relatava tais acontecimentos e as dificuldades em trabalhar com Oliveira a seu superior o vice presidente Ferreira e a Pereira. Para Silvio a Tecnosampa deveria seguir a linha de facilitação nos processos de gestão já habituais.
Em seu objetivo principal a Tecnosampa visava agradar a cliente Steinadler, até porque a metade de seu faturamento provinha da multinacional. Para Ferreira os próximos projetos deveriam ser ainda mais rentáveis. 
3 SISTEMAS E PROCESSOS.
Segundo Oliveira (2014), “sistema é um conjunto de partes interagentes e independentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo é efetuam determinada função. “
No caso em questão o sistema de gestão utilizado é o de informação gerencial colaborativo, coletando dados, organizando e disseminando informações. Na Tecnosampa as principais plataformas de desenvolvimento de informação são :C#.net, Android, Java, JavaScriptHTML,Hibernate, MVC e SOA. Seu conhecimento base de gestão é fundamentado no PMBOK.
A filial brasileira da Steinadler acreditava que o cenário do país possuía uma característica específica em diversos aspectos. Com isso fez uma intensa pesquisa de mercado a fim de tropicalizar seu sistema regional, buscando uma empresa para dar suporte e infraestrutura em seus servidores, software celulares e mídias sociais. 
Porém já nos primeiros projetos os gestores da Steinadler notaram falhas na execução destes sistemas. Para o gerente Silvio a forma como se conduziam este projetos não eram eticamente corretos, dividindo com seu superior a sua insatisfação, para Ferreira o mais importante eram os resultados, mesmo que para isso a conduta ética fosse deixada em segundo plano. 
3.1 O ENTENDIMENTO DOS ENVOLVIDOS.
Para Silvio a falta de interesse de Oliveira na solução dos problemas dos projetos era cada vez maior, no seu entendimento a melhor maneira de resolução seria reportar a cliente alemã e juntos chegar a um resultado satisfatório a ambos. Mas Oliveira não estava de acordo em expor suas falhas e seus esforços em encobrir os erros. Os superiores de Silvio seguiam a mesma linha de Oliveira. 
4 PERFIL DO EMPREENDEDOR.
Um bom empreendedor precisa ter iniciativa, determinação e disciplina, para saber lidar com as personalidades desafiadoras, cumprindo metas e se capacitando constantemente. 
Segundo o serviço brasileiro de apoio às Micro e pequenas empresas (SEBRAE) podemos classificar dez comportamentos essenciais para que o empreendedor tenha sucesso, estes comportamentos foram agrupados em três conjuntos, com base neste estudo podemos assim classificar os envolvidos no caso Tecnosampa /Steinadler:
Sílvio Becker - gerente de projetos da Tecnosampa tem como características de comportamento empreendedor : 
· Persistência: enfrenta obstáculos, assume responsabilidades, pelo desempenho e por suspeita metas e objetivos. 
· Corre riscos calculados : Age reduzindo os riscos, calcula todos a fim de reduzir desafios e riscos altos. 
· Comprometimento : Faz sacrifício para completar suas etapas, está sempre preocupado em manter o cliente satisfeito. Sendo assim Silvio faz parte do Conjunto Realização. 
Sr. Nogueira – presidente da Tecnosampa tem como principal característica :
· Persuasão e rede de contatos: Utiliza estratégias para persuadir e influenciar os outros. Age para desenvolver e manter relações comerciais. Esta inserido portanto no Conjunto Poder.
Sr. Pereira – vice presidente comercial da Tecnosampa tem como características:
· Busca de informações: Se dedica pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. 
· Planejamento e monitoramento sistemático : Planeja e divide tarefas, revisa planos, considerando os resultados obtidos. Mantém registros financeiros e utiliza os para tomar decisões. Esta inserido no Conjunto Planejamento. 
Sr. Ferreira – o vice presidente técnico da Tecnosampa, está também inserido no Conjunto Planejamento sua principal característica é :
· Planejamento e monitoramento sistemático: Planeja, dividindo tarefas com prazos devidos. 
Sr. Oliveira – Gerente de projetos da Steinadler, Oliveira 
conhece bem a empresa, sabe seus pontos fortes e fracos, estando inserido no Conjunto Planejamento e Poder. Sua característica são :
· Estabelecimento de metas: Estabelece metas e objetivos a curto prazo tendo visão a longo prazo. 
· Persuasão e rede de contatos : Utiliza pessoas-chave como agente para atingir seus próprios objetivos.
5 ÉTICA E RELAÇÕES EMPRESARIAIS.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética deriva de grego e significa aquilo que pertence ao caráter. 
Segundo Passos (2014) “a ética e construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais “
Atuar comportando se com ética no ambiente empresarial nunca foi tão importante. Hoje já é rotina lidar com questões do tipo, isso por que a sociedade está mais consciente do seu papel, exigindo mais das empresas.
O gerente Silvio teve sua ética posta em jogo, pois foi obrigado a realizar tarefas que não concordava como também forjar evidências para encobrir falhas. Considerando o conflito ético entre os gerentes, podemos analisar a resolução do impasse visto. Silvio e Oliveira têm que manter um diálogo mútuo, tendo uma postura proativa, contribuindo para o bem comum do trabalho. 
A Tecnosampa precisa rever a conduta de seus profissionais, estimulando as condutas éticas e organizacionais. Para se adaptar e entrar no mercado internacional precisa fazer um estudo na sua própria estrutura se adaptar.
Para isso o primeiro passo é analisar e se adequar às normas e certificados técnicos e estudar a cultura e costumes dos países em que deseja se inserir. Já inserida no mercado precisa mobilizar seus departamentos para um caminho de expansão internacional sempre buscando um equilíbrio entre investimento e faturamento.
Sempre há um limite ético e nem tudo deve ser permitido para se atingir um objetivo, porém sempre haverá alguém disposto a burlar regras, mas os profissionais que trazem a ética e a moral enraizadas em sua formação jamais passaram por cima de seus princípios para tal propósito. É imprescindível a discussão sobre o tema no meio empresarial e a adoção de um código de ética profissional seguido desde o mais baixo até o mais alto escalão. 
 
Conclusão 
Como observamos, o mundo está em constante evolução, e para acompanhar tais evoluções deveremos estar sempre dispostos a encarar novos desafios, e para isto, deve-se ser sempre motivado, desejar auto realização, buscar ser um empreendedor, mas tais perspectivas, que aparentam ser bem audaciosas, deve ser sempre pautada pela ética e moralidade íntegras.
No caso supra exposto, podemos analisar o avanço do capitalismo no mundo moderno, que liga o mercado mundial de ponta a ponta do globo, e com a evolução dos meios de comunicação da humanidade e com a tecnologia que vem transformando o mundo, não há fronteiras para expandir projetos. Com bons empreendedores a seus dispor as empresas envolvidas puderam observar as inúmeras oportunidades que esse avanço tecnológico disponibiliza, e tentam ir se inserindo no cenário mundial. 
Porém, tal inserção deve ser feita respaldada com uma boa reputação em seus serviços prestados. Para conquistar a credibilidade no mercado mundial, visar apenas nos lucros presentes, não respeitando as regras éticas e morais, acarretará futuramente em perca de credibilidade e consequentemente perca de espaço no mercado, podendo levar uma empresa à falência. Silvio Becker, profissional ético, com uma boa formação curricular, perfil de empreendedor nato, diante da ineficiência de gestão e, principalmente, pela falta de ética de Oliveira, não foi condizente com os fatos ocorridos, que visavam apenas os lucros momentâneas. Graças a sua ética e seu perfil de empreendedor nas gestões de projetos, foi determinado em querer colocar um fim em certas ações da qual não achava ser o correto.
REFERÊNCIAS
Passos, Elizete. Ética nas organizações .São Paulo, 2012.
G.V Casos. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração. 
Marcos Alberto Wang- marcos. wang@usp.br. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil. 
Edmir Parada Vasques Prado- eprado@usp.br. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Violeta Sun- violeta@usp.br. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil
Site Significados. www.significados.com.br. Acessado em 15/05/2018
Livro Ética, política e sociedade. Editora e distribuidora Educacional S.A 
Livro Homem, cultura e sociedade. Editora e distribuidora Educacional S.A 
Livro Empreendedorismo. Editora e distribuidora Educacional S.A 
Livro Sistemas de informação gerencial. Editora e distribuidora Educacional S.A

Continue navegando