Buscar

Etapas de análise Unid3

Prévia do material em texto

Etapas de análise:
1. Escolher o texto que será trabalhado;
Declaração Universal dos Direitos Humanos (trecho) 
[...]
Artigo I
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito. São dotados de razão e consciência e agir em relação uns aos outros com espirito de fraternidade. 
Artigo II
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertence uma pessoa quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
Artigo III	
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. 
Artigo IV
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V
Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
[...]
Artigo VII
Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
[...]
Artigo XXIX
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas
às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública, e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente os objetivos e princípios das Nações Unidas.
[...] 
2. Analisar marcas do gênero;
Gênero de Declaração de Direito
3. Selecionar trechos para análise da construção dos sentidos a partir da escolha lexical;
Trecho: “Artigo III	
 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Análise: Construção da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade. Regras de convivência em sala de aula e comunidade.
4. Identificar na materialidade linguística as marcas do nível de linguagem acionado (formal/informal), bem como exemplificações de normas e usos da Língua Portuguesa
Redação técnica; Linguagem formal e objetiva, predominando os verbos no infinitivo e nos tempos presente e futuro.pois esse tipo de texto exige formalidade no trato; assim, a express Documento comprovatório; Veracidade dos fatos; Estilo padronizado; Texto em primeira ou terceira pessoa. Texto de valor documental que comprova ou declara algo sendo utilizado por diversas instituições, órgãos, escolas, universidades, empresas, dentre outros. Orientação sobre a linguagem utilizada na Declaração, que opta-se por uma linguagem objetiva porque é um texto que deve ser compreendido por todos. Do mesmo modo, a linguagem deve ser formal, pois esse tipo de texto exige formalidade no trato; assim, a expressão “todo ser humano” é mais adequada neste contexto do que “todo mundo”, por exemplo.	
5. Registrar todas as etapas descrevendo o processo;
Atividade: Sou cidadão – Você conhece seus direitos e deveres? Os direitos e deveres fazem parte de nosso cotidiano. Vamos exercitar a cidadania?
1. O professor pedirá a 2 alunos que aguardem do lado de fora da sala de aula.
2. Os colegas que ficarem na sala de aula formarão grupos em roda. Um grupo ensinará um direito e o outro um dever.
3. O professor orientará os alunos que estiverem fora da sala de aula a voltar. Esses alunos deverão observar os grupos e descobrir o que está sendo encenado.
4. Depois os grupos deverão explicar o direito e o dever representados.
5. Na sequência, outros dois alunos deixarão a sala de aula para que sejam preparadas as próximas encenações e a brincadeira recomeçará.
6. Na roda de conversa com o professor os alunos dirão sobre suas obrigações em casa. O professor irá ler um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, explicando que é um importante documento criado em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas), para garantir que todas as pessoas sejam tratadas com igualdade e justiça. O professor fará a pergunta: “Como você definiria as palavras igualdade e justiça?”. Os alunos farão um debate com a pergunta.
6. Aplicar a análise com os alunos da instituição selecionada (grupos de cinco alunos).
7. Promover com os alunos um círculo de debate sobre as intencionalidades inerentes ao texto escolhido, destacando a necessidade de leitura proficiente, ou seja, leitura que identifique na materialidade linguística a construção dos sentidos. 
Público-alvo: Ensino Fundamental I – 5º ano – Grupos de 5 alunos
  
· Na modalidade texto, relatório de uma página, que deve conter:
- Descrição da atividade (objetivo, justificativa)
Os alunos podem ler o texto em voz alta. Cada um pode ler um artigo ou um parágrafo enquanto os colegas acompanham o texto. Ao final da leitura de cada trecho, será esclarecido as dúvidas de vocábulos e fazendo perguntas para verificar se compreenderam o texto. Por meio da leitura da declaração de direitos, pretende-se estimular os alunos a ler textos de diferentes gêneros e extensões. O estudo do gênero será ampliado e aprofundado, e os alunos conhecerão outros documentos fundamentais dos direitos humanos. O objetivo é fomentar a importância de conhecer e exercer direitos e deveres como cidadãos. A intencionalidade é que os alunos apreendam que esses documentos são textos instrucionais.
- Etapas de desenvolvimento (metodologia, estratégias, didáticas)
Por meio da leitura, de forma silenciosa e/ou em voz alta, os alunos desenvolverão e consolidarão a habilidade de ler textos de diferentes extensões, antes de ler o texto os alunos farão pressuposições e antecipação sobre ele apenas com base no universo temático sugerido pelo título, as quais serão confirmados ou não no estudo do texto. Uso do dicionário para pesquisa do grupo pelo significado das palavras.
- Principais resultados da pesquisa (observações no decorrer do processo)
Interação professor/aluno esclarecendo o sentido de palavras que desconhecem. 
Os alunos elaboram uma encenação simples do texto, sem detalhes e sem necessidade de citar palavras da própria declaração de direitos, trazendo a visão dos acontecimentos da vida cotidiana. 
O debate faz a interação entres os colegas trazendo a visão da identificação com os acontecimentos encenados.

Mais conteúdos dessa disciplina