Buscar

Parque Paleontológico de Itaboraí

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parque Paleontológico de Itaboraí
O Parque Paleontológico de São José está localizado no distrito de Cabuçu, município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. Situado na localidade de São José. O Sítio Paleontológico de São José de Itaboraí é considerado o único depósito brasileiro conhecido que registra a primeira irradiação dos mamíferos após a extinção dos dinossauros. SIGEP (2008) descreve também que, por guardar fósseis dos primeiros grupos de mamíferos da linhagem moderna (Metatheria e Eutheria), o sítio é também conhecido como o “berço dos mamíferos”, uma metáfora em alusão à condição primitiva dos fósseis de mamíferos lá preservados. A Bacia de São José de Itaboraí possui grande riqueza em fósseis de vertebrados e gastrópodes, sendo os mamíferos os mais abundantes e importantes.
Especialistas acreditam que ali podem estar vestígios não só dos primeiros fluminenses como também das populações mais antigas do Brasil, que viveram na região há dezenas de milhares de anos. No local já foram encontrados fósseis de plantas e animais, além de objetos que se acredita serem artefatos fabricados por homens pré-históricos. Batizada de Parque Paleontológico de Itaboraí, a área antes praticamente restrita a pesquisadores e cientistas agora oferece visitas guiadas a qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.
Esse fóssil e de um xenungulado (Carodnia vieirai) encontrado no Parque Paleontológico de Itaboraí e foi transportado para ser estudado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O animal, com corpo e tamanho semelhantes ao de uma anta, viveu na época da formação da Bacia de Itaboraí, há cerca de 55 milhões de anos, e é o maior mamífero do período Paleoceno já localizado na América do Sul.
Em nota, a prefeitura de Itaboraí explicou que, pelo fato de os ossos se encontrarem em um calcário muito duro, seria preciso que eles desmembrassem da rocha apenas no Laboratório de Preparação de Macrofósseis, da UFRJ, para onde foi levado o material.
https://www.itaborai.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/09/VITALIS_Estudo-T%c3%a9cnico_Cria%c3%a7%c3%a3o-PNM-Paleontol%c3%b3gico-de-S%c3%a3o-Jos%c3%a9-FINAL-ilovepdf-compressed.pdf
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/mamifero-pre-historico-encontrado-em-itaborai-sera-levado-para-estudo-na-ufrj-13758170
https://www.sbpbrasil.org/revista/edicoes/2/ParquePaleontologico.pdf
Nome: Deborah Ferreira da Silva Vieira	
Matricula: 201702422071

Continue navegando