Buscar

FEBRE AMARELA APRESENTAÇÃO 20%

Prévia do material em texto

FEBRE
AMARELA
Alunos: Camila Ribeiro
Eduarda Travassos
Iago Pires
Larissa Braga
Luis Davi Ribeiro
Mateus Dias
1
INTRODUÇÃO
 A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa causada por um vírus, podendo causar periodicamente surtos isolados ou epidemias de maior ou menor impacto em saúde pública.
 
INTRODUÇÃO
 Transmitida ao homem mediante a picada de insetos hematófagos da família Culicidae, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus (MONATH,2001).
HISTÓRICO
ONDE SE ORIGINOU? 
A febre amarela originou-se no continente Africano 
CHEGADA NO BRASIL? 
A febre amarela foi introduzida aqui no Brasil no século XVII, então os navios negreiros que vieram da África trouxeram consigo mosquitos como Aedes Egypti, Primeiro caso da doença aqui no Brasil foi no estado de Pernambuco (1685), ocasionando mortes durante anos e anos.
HISTÓRICO
Na década de 1900, surge o nosso cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz.A caça ao Aedes Egypti, aquela época Stegomia fasciata. A medida para combater era: pó da pérsia, folhas de eucalipto, enxofre ou fumo, limpavam lixo e terrenos e eliminavam recipientes q acumulavam águas.
Era Oswaldo cruz:
HISTÓRICO
Em 1930, Max Theiler, um médico sul-africano que se dedicava ao estudo da febre amarela nos Estados Unidos, conseguiu infectar camundongos, injetando diretamente no cérebro desses animais tecido hepático de macaco rhesus infectado. Perceberam q ficavam imune com a vacina.
Descoberta da vacina
CAUSAS
A febre amarela é transmitida por mosquitos, O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.
Como a febre amarela é transmitida?
CAUSA
 Existem dois ciclos da febre amarela.
Silvestre; em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat.
Urbana; em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.
CAUSA
DIAGNÓSTICO
No diagnóstico clínico o quadro caracteriza-se por início abrupto. Com sintomas semelhantes a uma gripe, com duração em torno de 3 dias. Após esse período, a doença pode evoluir para a cura ou agravamento do caso.
 
 
DIAGNÓSTICO
Diagnóstico laboratorial é realizado por isolamento do vírus, demonstração de anticorpos específicos IgM por técnica de ELISA, ou aumento significativo de anticorpos específicos em amostras pareadas de soro, pelas técnicas de fixação de complemento, inibição de hemaglutinação e neutralização. 
SINTOMAS 
PREVENÇÃO
 A vacina contra febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados (cepa 17D) apresentada sob a forma liofilizada em frasco de múltiplas doses, acompanhada de diluente, soro fisiológico.
 A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. A vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 80% da população sejam imunizadas contra o vírus para prevenir a doença nestas regiões.
 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada vale por dez anos. 
PREVENÇÃO
 Contraindicações
 Gestantes
 Mulheres que estão amamentando
 Crianças até seis meses
 Pessoas com mais de 60 anos
 Pessoas imunodepressivas(pacientes oncológicos)
 Portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la
TRATAMENTO
Não há um medicamento específico para combater a febre amarela. Os cuidados incluem administração de soro para combater a desidratação, prevenção de distúrbios metabólicos, prevenção de hipotensão (pressão baixa) e transfusão de sangue, quando necessário. É importante lembrar que casos suspeitos ou confirmados de febre amarela não devem tratados com derivados do salicilato, aumentando o risco de hemorragias 
15
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
CONCLUSÃO
 Tendo em vista os aspectos observados, a febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa com grau de severidade variável, a doença é causada por um arbovirus da família flaviviridade e é transmitida pela picada do mosquito fêmea. É importante alertar que em ambos os casos da doença é a mesma, o que se diferencia e o ciclo de transmissão. Os diagnósticos da doença podem ser feitos de duas formas, seja laboratorial ou clinico. Tendo como prevenção a vacinação, a qual é considerada a forma mais importante de se prevenir, e como forma de tratamento não há um medicamento específico para combater a febre amarela.
.
OBRIGADO!!! 
👏👏

Continue navegando