Buscar

Resumo tcc andreia drogas e suas caracterizaçoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo:
Drogas e caracterizaçoes
.
O uso de drogas passou a representar uma maneira de enfrentar uma monotonia , a angustia, e a  busca de um " embrutecimento "para esquecer a realidade, usar drogas para a maioria dos jovens não constitui mais a busca de uma esperança e sim uma fuga da desesperança.
Porem novas drogas surgiram e os nùmeros de usuários continuam aumentando absurdamente ,mesma com toda a informação  que é fornecida sobre os perigos que o consumo exagerado de alcool e drogas pode causar e com muito tipo de tratamentos aos dependentes.
Cada tipo de droga tem uma reação unica em cada indivíduo, podendo causar mudanças fisiologicas  ou de comportamento.
São elas e suas reaçoes:
Drogas Perturbadoras:  Relacionam-se aos neuronios causam efeitos  de alterações de comportamento e cognição,como alucinações  visualmente  (Ex: maconha e Ecstasy).
Drogas Depressoras:    Causam o funcionamento lento dos organismo,diminuindo as atividades cerebrais (Ex: álcool e heroína).
Drogas Estimulantes:     Causam euforias, aumentando a atividade pulmonar de atenção e diminuindo o cansaço (Ex:Cocaína e Crack)
Segundo o autor Souza J. livro Crack e Exclusão Social Cap 1,nos relata e a chama como :Doença da humilhação , nos diz que a partir de 2010 o tema das drogas ganhou bastante destaque na mídia Brasileira e de todas elas o crack, variação fumada de cocaína , que ocupou o centro do cenário por ser atribuída responsabilidades por crimes violentos e pela suposta degradação moral de parte da juventude brasileira.
Lembrando que os riscos as doenças  estão maiores ,devido o fácil acesso á essas drogas,o que tem causado um numero maior de problemas como violencias, aids e acidentes,isso faz com que o diagnosticos para  abordagem de um tratamento sejam feitos  a cada momento em que o usuário decide pedir ajuda ou por intevençao familiar, amigo é ajudado, mas para isso é preciso a pessoa estar ciente e realmente querer realmente  a mudança.
Segundo Shirk(1999), o processo de conceitualização de caso oferece vários ingredientes incluídos em plano de tratamento.
E no nosso conceito o mais importante para que o tratamento tenha sucesso é a disposição do pasciente e o apoio familiar, com isso a propabilidade e mudanças são muito maiores.
Na internação o psicólogo primeiramente avalia o historico familiar do pasciente e com isso passa as entrevistas iniciais e os testes psicologicos, com isso o uso CID10, é o diagnostico feito para saber o tratamento adequado,a observação da evolução do pasciente e é  feita por abordagem terapeutica e estratégias a prevenção de recaidas,as mesmas podemos observar em situaçoes como as entrevistas motivacionais podendo ser individual, grupal, familiar ao qual são feitas certas estrategias sendo psicoterapeutica
para motiva-lo e para controle de sintomas psicóticos ou depressivos.
É muito importante que o tratamento terapêutico continua mesmo quando as mudanças são conquistadas tratamento com as técnicas psicossociais ,para aumento de motivação ,podendo assim voltar a vida social e o convívio familiar tendo a recuperação e prevenindo a recaída.
IMPORTANTE!  " UM DIA DE CADA VEZ",realmente quando o indivíduo opta por este caminho encontra muita dificuldade ,será um tratamento a longo prazo ,com inúmeras resistências ,portanto demandará um estado de alerta por toda a vida pois se em um passo ele escorregar ,poderá representar uma nova queda.
Bibliografia:
Livro: A Prática Clinica Cognitiva com crianças e adolescentes (Cap,22)
Autor: Robert D.Friedberg E Jessica M.McClure
Livro: Crak e Exclusão Social (Cap.1)
Autor: Jessé Souza

Continue navegando