Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	O docente João Pereira e o tutor Alberto Magno começaram a trabalhar no Ensino Superior na modalidade a distância. Eles já tinham experiências lecionando no Ensino Superior presencial. Entretanto, quando foram contratados para trabalhar com EAD foi-lhes dito que teriam que aprimorar algumas capacidades específicas para obter resultados efetivos, lecionando nesta modalidade a distância. A respeito das características necessárias ao professor EAD, como no caso de João Pereira e Alberto Magno, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
	
	I- Uma das capacidades centrais que João e Alberto precisam desenvolver é obter o conhecimento dos perfis dos estudantes e, assim, mapear as suas características.
	
	PORQUE
	
	II- O conhecimento do perfil dos estudantes, associado ao planejamento pedagógico especializado para a educação on-line, permite personalização e interatividade, oferecendo aos alunos maior flexibilidade e autonomia.
	
	Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	fundo_transparente_16x16.png b)	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	Ícone representando resposta correta c)	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	fundo_transparente_16x16.png d)	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	2.	Podemos classificar as pessoas que vivem em nossa sociedade atual em dois grupos distintos de acordo com o tipo de contato que tiveram com a tecnologia digital. O primeiro grupo de pessoas são aquelas que nasceram antes da revolução destas tecnologias e tiveram que se adaptar as mesmas posteriormente. O segundo grupo de pessoas são aquelas que já nasceram em um mundo onde estas tecnologias digitais faziam parte do seu cotidiano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação atribuída a estes dois grupos respectivamente:
	fundo_transparente_16x16.png a)	Adaptáveis Tecnológicos e Tecnológicos Naturais.
	fundo_transparente_16x16.png b)	Geração Analógica e Geração Digital.
	fundo_transparente_16x16.png c)	Geração Z e Geração X.
	Ícone representando resposta correta d)	Imigrantes Digitais e Nativos Digitais.
	3.	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	Ícone representando resposta correta b)	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	fundo_transparente_16x16.png c)	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	fundo_transparente_16x16.png d)	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	4.	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	fundo_transparente_16x16.png a)	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	fundo_transparente_16x16.png b)	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	Ícone representando resposta correta c)	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	Ícone representando resposta incorreta d)	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	Ícone de cancelado, círculo vermelho com um traço linear	A história da educação a distância no Brasil tem seus marcos proporcionados por incentivos particulares e institucionais. Podemos perceber a evolução ocorrendo nesta modalidade de ensino acompanhando o surgimento de novas tecnologias de comunicação. Sobre esta evolução histórica da educação a distância no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	
	( ) O marco inicial no Brasil da EAD pode ser considerado os cursos por correspondência oferecidos pelas Escolas Internacionais no início do século XX.
	( ) Em meados da década de 1960, a EAD no Brasil cresce com a criação, pelo poder público, das TVs Educativas.
	( ) O lançamento do Programa de Educação Supletiva a Distância, o Telecurso 2º Grau, foi criado na primeira metade do século XX. 
	( ) O Decreto nº 5.773, de 25 de maio de 2005 é o último Decreto que regulamenta a EAD no Brasil, em que amplia a oferta de cursos superiores. 
	
	Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)	F - F - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)	F - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - F - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)	V - V - F - F.
	fundo_transparente_16x16.png *	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	6.	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	fundo_transparente_16x16.png a)	Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	Ícone representando resposta correta b)	Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	fundo_transparente_16x16.png c)	Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	fundo_transparente_16x16.png d)	Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	7.	As competências necessárias para um aluno obter sucesso acadêmico em uma graduação na modalidade a distância são diversas, e podem ser classificadas em graus de dificuldade. Desenvolver competências exige o entrelaçamento de três domínios cognitivo-comportamentais. A competência de fato emerge onde estes três domínios se sobrepõe. Sobre os três domínios cognitivo-comportamentais, assinale a alternativa INCORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)	Instinto.
	fundo_transparente_16x16.png b)	Habilidade.
	fundo_transparente_16x16.png c)	Atitude.
	fundo_transparente_16x16.png d)	Conhecimento.
	8.	A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)	É a modalidade de ensino
que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
	fundo_transparente_16x16.png b)	Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
	fundo_transparente_16x16.png c)	É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
	Ícone representando resposta correta d)	A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
	9.	O Decreto nº 5.622, que regulamenta em 2005 a Lei nº 9.394/96, foi um passo importante concernente a definições, ampliações e limites da Educação a Distância. Neste caso, mais uma evidência da necessidade de as legislações acompanharem a realidade expansiva e inclusiva desta modalidade de ensino. Este decreto caracteriza a Educação a Distância como a modalidade educacional com diversas peculiaridades. Referente às afirmações do Decreto nº 5.622 sobre a Educação a Distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	
	( ) Caracteriza a EAD como uma modalidade educacional que efetiva os processos de ensino e aprendizagem por diversos meios de comunicação em atividades educativas em lugares e tempos diversos.
	( ) Estabelece que não há a obrigatoriedade da realização de avaliações de estudantes na modalidade presencial. 
	( ) Preconiza que os estágios obrigatórios, previstos na legislação pertinente, devem ser presenciais.
	( ) Afirma que atividades de laboratório de ensino, quando for o caso para determinados cursos, podem ser híbridos, ou seja, a distância e presencial.
	
	Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	FONTE: BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília,
	DF, 20 dez. 2005.
	fundo_transparente_16x16.png a)	F - F - V - V.
	Ícone representando resposta correta b)	V - F - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png c)	V - V - F - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)	F - V - F - F.
	10.	São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
	fundo_transparente_16x16.png a)	Pessoas tecnológicas.
	fundo_transparente_16x16.png b)	Nativos digitais.
	fundo_transparente_16x16.png c)	Pessoas superdotadas.
	Ícone representando resposta correta d)	Imigrantes digitais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais