Buscar

avaliandos

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201516135620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016/FCC/TRT - 23ª) Manoela foi irregularmente investida no cargo público de Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, tendo, nessa qualidade, praticado inúmeros atos administrativos. O Tribunal, ao constatar o ocorrido, reconheceu a validade dos atos praticados, sob o fundamento de que os atos pertencem ao órgão e não ao agente público. Trata-se de aplicação específica do princípio da Parte superior do formulário:
	
	
	eficiência
	
	publicidade
	
	legalidade
	
	motivação
	 
	impessoalidade
	Respondido em 15/04/2020 21:56:15
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201516135140)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
	
	
	O STF entende que não ofende o princípio do contraditório e ampla defesa a exigência de depósito prévio para admissão de recurso administrativo;
	
	A delegação é feita por lei ou ato administrativo e exige publicação para produção de efeitos.
	 
	O STF entende ser obrigatório a atuação de advogado no processo administrativo disciplinar;
	
	O STF entende ser obrigatório o depósito prévio do valor discutido para interposição de ação questionando o débito;
	 
	O STF entende que o princípio da igualdade não pode ser utilizado como critério para equiparação de remuneração;
	Respondido em 15/04/2020 22:18:38
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201516135053)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	DIREITO ADMINISTRATIVO. INAPLICABILIDADE DAS SANÇÕES POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ABAIXO DO MÍNIMO LEGAL. No caso de condenação pela prática de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, as penalidades de suspensão dos direitos políticos e de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios não podem ser fixadas aquém do mínimo previsto no art. 12, III, da Lei n. 8.429/1992. REsp 1.582.014-CE, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 7/4/2016, DJe 15/4/2016 (Informativo n. 581). Em razão do Acordão descrito o princípio que seria violado caso fosse aplicada penalidade abaixo do mínimo seria o da:
	
	
	Impessoalidade
	
	Eficiência
	
	Dignidade da Pessoa Humana
	 
	Coerência
	 
	Legalidade
	Respondido em 15/04/2020 22:17:10
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201516136448)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Chefe máximo de órgão público federal, concedeu de aposentadoria a um servidor público em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude, alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da
	
	
	razoabilidade
	
	imunidade parlamentar
	
	proporcionalidade
	
	presunção de inocência
	 
	autotutela
	Respondido em 15/04/2020 22:15:04
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201516135135)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diretor-geral de determinado órgão público exarou despacho concessivo de um direito ao contribuinte, mediante apresentação de documentos que corroboram o pedido. Os documentos eram ilegítimos, descoberta a fraude dos documentos que embasaram a concessão do ato um mês depois, a referida autoridade tornou sem efeito o ato administrativo. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato administrativo praticado é o da
	
	
	publicidade
	 
	autotutela
	
	moralidade
	
	finalidade
	
	impessoalidade
	
	
	1a Questão (Ref.:201516135482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(SENAC-SC/ Prefeitura Municipal de Concórdia/ Advogado/ 2007) Entendemos como direito administrativo:
	
	 
	Conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
	
	É o ramo do direito privado que tem por objeto o estudo das normas jurídicas relativas ao exercício da função administrativa.
	
	Conjunto de leis de corporação territorial dotada de um poder de mando originário.
	
	Grupo de normas que regem a comunidade de homens, fixada sobre um território, com potestade superior de ação, de mando e de coerção.
	
	Regulamenta a estrutura do Estado e suas atividades, repousando a organização e o funcionamento dos serviços públicos a serem prestados aos administrados.
	Respondido em 25/04/2020 12:04:03
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201516135297)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conselho diretor de uma autarquia federal baixou resolução disciplinando que todas as compras de material permanente acima de cinquenta mil reais só poderiam ser feitas pela própria sede. Ainda assim, um dos superintendentes estaduais abriu licitação para compra de microcomputadores no valor de trezentos mil reais. A licitação acabou sendo feita sem incidentes, e o citado superintendente homologou o resultado e adjudicou o objeto da licitação à empresa vencedora. Nessa situação, o superintendente
	
	
	agiu com desvio de poder.
	
	cometeu mera irregularidade administrativa, haja vista a necessidade da compra e o atendimento aos requisitos de validez expressos na Lei de Licitações.
	 
	agiu com excesso de poder.
	
	agiu corretamente, consoante recente decisão do STF.
	
	cometeu o crime de prevaricação, que consiste em praticar ato de oficio (a licitação) contra expressa ordem de superior hierárquico (a resolução do conselho diretor).
	Respondido em 25/04/2020 12:05:08
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201516135653)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ENADE 2009
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal
Com base na leitura dessa súmula, é CORRETO afirmar que o STF sedimentou o entendimento de que:
I. o patrimonialismo deve ser banido definitivamente da prática existente na Administração Pública.
 II. a proibição da prática do nepotismo não se estende às empresas públicas e às sociedades de economia mista.
 III. as nomeações de administradores públicos devem obedecer aos princípios da moralidade e da impessoalidade previstos na Constituição brasileira.
IV. o servidor concursado, detentor de função gratificada, uma vez que se enquadre nas hipóteses do enunciado, deve ser demitido do cargo efetivo a bem do serviço público.
V. as vedações previstas no enunciado sumulado impedem o exercício de cargo público provido por meio de concurso público de provas e títulos.
	
	
	II e IV.
	 
	I e III. B
	
	III
	
	I e V.
	
	II e V
	Respondido em 25/04/2020 12:05:34
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201516135147)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Senado brasileiro - órgão do Poder Legislativo - possui várias secretarias como, por exemplo, a de Administração, de Comunicação Social, de Finanças e Orçamento, de Gestão de Pessoas e de Patrimônio. À luz do Direito Administrativo, quando um agente público de qualquer dessas secretarias faz uma licitação para comprar material de expediente, que tipo de função ele está exercendo?
	
	
	Função Legislativa
	
	Função Normativa
	 
	Função Administrativa atípica
	
	Função Administrativa típica
	
	Função Jurisdicional
	Respondido em 25/04/2020 12:13:58
	
Compare com a sua resposta: Consiste na prerrogativa que detém a Administração, pautada no princípio da supremacia do interesse de público, de exercer controle interno sobre seus atos, anulando ou revogando seus atos. Segundo a súmula 473 e 346 do STF a Administração deve anular seus atos inválidos e pode revogar seus atosválidos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201516135165)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
	
	 
	d) A unipessoalidade pluriorgânica é a centralização desconcentrada.
	
	c) A multipessoalidade multiorgânica é entendida como a centralização concentrada.
	
	a) A multipessoalidade pluriorgânica é entendida como a descentralização concentrada.
	
	e) A unipessoalidade multiorgânica é entendida como a centralização descentralizada.
	 
	b) A unipessoalidade mono orgânica é entendida como a descentralização desconcentrada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes