Buscar

Relatório de estágio

Prévia do material em texto

4
13
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
KAROLINE LUCIANI
ANÁLISE DO PROCESSO DE QUALIDADE DO PRODUTO ACABADO 
JARAGUÁ DO SUL
2018
ANÁLISE DO PROCESSO DE QUALIDADE DO PRODUTO ACABADO 
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.
_______________________________
Karoline Luciani
Acadêmico
_______________________________
Professor orientador
_______________________________
Diviane Gessner
Profissional supervisor na empresa
_______________________________
Professor responsável de estágio curricular supervisionado obrigatório
Jaraguá do Sul, 
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
SUMÁRIO
1 	 INTRODUÇÃO	04 
1.1 JUSTIFICATIVA	04
1.2 OBJETIVOS	05
1.2.1 Objetivo Geral	05
1.2.2 Objetivos Específicos	05
2 	 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA	05
2.1 	 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA	06
2.2 	 APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO.....................................................06
3 	 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO................................07
3.1 PROCESSO DE QUALIDADE DO PRODUTO ACABADO................................07
3.1.1 Peças Acabadas................................................................................................07
3.1.1.1 Revisão................................................................................................................08
3.1.1.2 Inspeção..............................................................................................................08
3.1.1.3 Caseado..............................................................................................................08
3.1.1.4 Botão...................................................................................................................09
3.1.1.5 Ilhós....................................................................................................................09
3.1.1.6 Plaquinha............................................................................................................09
3.1.1.7 Cordão e Ponteira...............................................................................................09
3.1.1.8 Regulador de Alças.............................................................................................10
3.1.1.9 Etiqueta...............................................................................................................10
3.1.1.10 Manual..............................................................................................................10
3.2 SUGESTÕES E MELHORIAS	10
4 	 CONSIDERAÇÕES	16
ANEXOS	17
0
1 INTRODUÇÃO 
O Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, constando em seu processo produtivo desde o plantio do algodão até chegar às passarelas. Em 2017, o faturamento da cadeia têxtil e de confecção foi de US$ 51.58 bilhões, tendo um aumento de aproximadamente 20% em relação ao ano de 2016.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente buscando melhorias para o seu sistema de produção e processos para redução de custos. 
1.1 JUSTIFICATIVA
Para a empresa Gatos & Atos, assegurar a qualidade de suas peças é primordial para garantir que seu nome continue renomado, com isso, o tempo levado para a revisão das peças acaba sendo mais elevado do que o padrão das demais empresas do mesmo ramo. 
	Tendo metas diárias para bater e uma demanda grande e exigente para atender, o estudo e a análise do processo de qualidade são muito importantes para diminuir o tempo de produção e, consequentemente, gerar um menor custo agregado aos produtos ganhando mais poder competitivo.
1.2 OBJETIVOS
Apresentam-se a seguir, os objetivos que delinearam as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Engenharia de Produção. 
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar o processo de qualidade do produto acabado da empresa Gatos & Atos, visando aplicar possíveis melhorias diretas na produção de revisão das peças.
1.2.2 Objetivos Específicos
a) Analisar o processo atual de revisão de peças acabadas;
b) Propor sugestões e melhorias;
c) Aplicar melhorias encontradas;
d) Acompanhar o processo após implantadas as melhorias;
e) Comparar o processo pré e pós melhorias implantadas.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
	Abaixo apresenta-se um pequeno relato da empresa onde se realizou o trabalho de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.
2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	Em 01 de maio de 1992 o Sr. Ailso Schvambach e a Sra. Cecília Kamer Scvhambach iniciaram uma nova geração comercial e industrial em Jaraguá do Sul. A Gattos Confecções , como foi nomeada inicialmente, confeccionava camisas bordadas, pois desta forma era possível oferecer uma maior variedade de confecções a custos mais baixos junto aos consumidores. Estas peças fizeram com que a empresa ganhasse muito espaço no mercado, uma vez que itens bordados ainda eram pouco explorados. A Gatos & Atos então se tornou pioneira na confecção destes produtos, conquistando grande sucesso junto ao mercado.
	Hoje, com aproximadamente 200 funcionários, a empresa consta com dois Parques Fabris, o primeiro está localizado na Rua 25 de julho, 1856, Vila Nova, em Jaraguá do Sul, e o segundo, no mesmo bairro, Rua Ângelo Torinelli, 123. No Parque Fabril I se encontra toda a parte de confecção das peças, revisão, acabamento, passadoria, embalagem e expedição. Já no Parque Fabril II está a parte de desenvolvimento do produto e corte dos painéis. A empresa terceiriza os bordados e a estamparia.	 
	 
2.2 APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
Realizou-se o trabalho do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no setor do acabamento dentro da área produtiva da empresa Gatos & Atos. Atualmente o setor conta com vinte e quadro funcionários opera em dois turnos de produção. Além da revisão das peças pós costura, no setor também se encontra o departamento de acabamento das peças, que inclui caseados, botões, plaquinhas e ponteiras.
Durante a revisão das peças pós costura, o funcionário é responsável por cortar os fios soltos encontrados no avesso e direito da peça, e garantir a qualidade da mesma, dentro do padrão Gatos & Atos. Neste estágio, caso a peça encontre alguma deformidade, o funcionário encaminha ela para o conserto ou para a lavanderia, caso haja alguma sujeira para ser tratada. Depois da peça 100% dentro das normas de qualidade, a peça segue adiante para o setor do acabamento. 
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO
O projeto de estágio foi realizado no setor de revisão das peças pós costura da empresa Gatos & Atos e teve como objetivo analisar o processo de qualidade do produto acabado, visando avaliar e aplicar possíveis melhorias que reduzam o tempo de processo do trabalho de revisão de peças pós costura.
3.1 PROCESSO DE QUALIDADE DO PRODUTO ACABADO
	A primeira etapa do projeto de estágio firmou-se em conhecer o local de realização e também entender o processo de qualidade do produto acabado. Com isso, para que o objetivo de aplicar melhorias e comparar com o estado atual da empresa seja alcançado, é preciso em primeiro, descrever o processo atual do setor.
3.1.1 Peças acabadas
	As peças chegam ao setor do acabamento por duas vias: produção dentro do Parque Fabril I ou facções terceirizadas. 
	No decorrer do dia, conforme as células de produção de dentro da Empresa vão liberando peças acabadas, a facilitadora do setor do acabamento as recolhe e leva para uma área de espera dentro do setor. Nesta área ela prioriza as referências de acordo com as ordens de produção pré estabelecidas. Após a separação, a facilitadora encaminha as peças para a revisão. 
	Quando as peças chegam das facções terceirizadas, primeiramente elas são encaminhadas para o Controle, onde as peças são separadas por referência, tamanho e são contadas para que haja domínio daspeças que dão entrada na empresa. Após as peças serem baixadas no sistema, as peças são entregues para a facilitadora do setor onde irá fazer o processo semelhante das peças produzidas dentro da empresa.
3.1.1.1 Revisão
O setor da revisão conta com duas equipes de seis revisoras que são coordenadas por uma inspetora de qualidade. A facilitadora busca dividir uma mesma referência para duas revisoras de uma mesma equipe, diminuindo o tempo de processo do lote.
O processo de revisão pode ser executado em dois métodos, de acordo com a referência da peça: método de revisão em mesa ou em gabarito.
Na revisão, a funcionária cola seu selo de identificação dentro da etiqueta de composição da peça para que caso surja alguma inconsistência no processo de qualidade, a empresa saiba quem liberou o lote e possa estar orientando a funcionária para que tal situação não ocorra novamente.
3.1.1.2 Inspeção
	Após a revisora liberar o lote, ele é encaminhado para a inspetora responsável por aquela equipe. Cabe a inspetora fazer uma revisão por amostragem se certificando que as peças estão dentro do padrão de qualidade da Gatos & Atos.
	Quando encontrado irregularidade no lote, a encarregada do setor devolve o pacote para a revisora que o liberou, apresentando os defeitos encontrados e os encaminhando para a área de consertos. Todas as revisoras possuem uma pasta onde são registrados os pacotes devolvidos por inspeção e é descrito os consertos nele encontrados.
	O pacote estando 100% dentro do padrão de qualidade, seu próximo passo é o setor do acabamento onde será designado para seus devidos fins. 
3.1.1.3 Caseado
	
	Todas as peças que possuem caseados são feitas depois de total revisão da peça, pois uma vez caseada a peça é impossível voltar atrás da operação. Para a preparação do caseado, a peça passa por um manual onde é feito a marcação do caseado e, se necessário, é feito uma pré passadoria no local, após isso a peça é encaminhada para a máquina caseadeira.
	 
3.1.1.4 Botão
	Os botões são um aviamento muito utilizado em todas as coleções da Gatos & Atos, sendo para peças com peitilho caseado mas também para peças onde servirá apenas como adorno, sem função necessária. A marcação dos botões é feitas com a manual do setor, e encaminhada para a máquina botoneira.
3.1.1.5 Ilhós
	Para as peças com aplicação de ilhós, a área aplicada é previamente passada e marcada para que não haja nenhuma nervura após aplicação. Para aplicar o ilhós primeiro é necessário fazer um furo com a máquina de pressão, e depois com a mesma máquina, é aplicado o ilhós na peça.
3.1.1.6 Plaquinha
	A plaquinha é o único acabamento das peças onde não é necessário realizar uma marcação para aplicá-la. As operadoras da máquina de plaquinha possuem um gabarito na máquina onde elas conseguem localizar a posição correta da placa.
3.1.1.7 Cordão e Ponteira
	Referências onde se faz necessário o uso de cordão e ponteira são encaminhados diretamente para o manual. Primeiramente é passado o cordão em todas as peças, após é aplicado a ponteira manual. Há referências onde as peças saem da costura já com o cordão embutido, sendo necessária apenas a aplicação da ponteira.
3.1.1.8 Regulador de Alças
	Peças com alças reguláveis possuem medidas exatas para saírem da empresa. Essa regulagem é feito no manual após revisão das peças.	
3.1.1.9 Etiquetas
	Existem referências onde a sequência operacional pede que a etiqueta de tamanho seja pregada depois da peça estar inteira costurada. Para essas referências, após liberação da inspetora, os lotes são encaminhadas para as máquinas retas onde as etiquetas são costuradas.
3.1.1.10 Manual
	Todo acabamento feito nas peças é passado pelo setor do Manual, onde são revisados todos os adornos aplicados na peça durante o processo, garantindo a qualidade dos mesmo.
3.2 SUGESTÕES E MELHORIAS
No setor do acabamento há muitos pontos de melhorias básicas onde se possa enxergar um resultado rápido e eficiente. O primeiro passo foi a organização da arara onde se encontra as peças pilotos de cada coleção. Sempre que a facilitadora leva uma referência para a revisora, ela obrigatoriamente precisa entregá-la a peça piloto do modelo para que possa ser conferido se a peça está conforme criação. As araras das peças não possuíam organização por referência ou espécie de peça o que gerava um alto tempo de procura para a facilitadora. Separou-se então duas araras, a primeira com modelos de blusas, bodys e coletes, e a outra com bermudas, saias, calças e vestidos.
Nas peças pilotos encontrava-se as medidas de corte e a ficha técnica da peça, a sequência operacional não era disponibilizada para as revisoras. Após conversa com a gerente da empresa, foi anexado a sequência operacional em todas as peças para que haja mais informações para os funcionários, como medidas de bainha, aparelho de debrum, e poder identificar operações que ficam por vezes escondidas por outras costuras. Com isso, a qualidade das peças conforme criação está mais segurada.
Cada revisora dirige-se diretamente para sua inspetora quando surgem dúvidas para com o método de revisão da peça. Muitas dessas perguntas vinham de método de descarte da peça, método de revisão e medidas. Buscando padronizar o método para todos os funcionários e reduzir o tempo gasto com várias explicações durante o dia, criou-se um padrão de auxílio à revisora onde fica anexado à peça piloto, juntamente com sequência operacional e ficha técnica.
4 CONSIDERAÇÕES
O projeto de estágio tem como principal objetivo proporcionar o primeiro contato do acadêmico com o mercado de trabalho e oportunizar o conhecimento de uma diferente área de atuação profissional. É de muita importância para o acadêmico a experiência prática, tanto quanto o conhecimento absorvido no curto período em que se realiza o estudo.
O supervisor de campo apresentou a proposta inicial das atividades do estágio, aproveitando um período em que a Bograntex estava com mudanças de estruturas físicas dentro de algumas áreas da organização. Então, todas as atividades propostas inicialmente foram desenvolvidas e conseguiu-se alcançar os objetivos previstos.
Quanto à importância do curso de Engenharia de Produção na realização do projeto de estágio, destaco as disciplinas que mais auxiliaram no desenvolvimento da atividade. São elas: Estudo do Trabalho tendo em vista que os métodos de produção estão diretamente ligados a estrutura física dos setores, Logística pelo olhar de movimentação e Planejamento e Controle da Produção já que uma mudança física impacta em todo o processo produtivo da empresa.
ANEXOS
ANEXO A: MAPA DE FLUXO DO PROCESSO DE CORTE ATUAL
ANEXO B: MAPA DE FLUXO DO PROCESSO DE CORTE PROPOSTO
ANEXO A: LAYOUT ATUAL DO SETOR DE ACABAMENTO

Continue navegando