Buscar

AOL FINAL Linguística Básica

Prévia do material em texto

AOL FINAL
LINGUÍSTICA BÁSICA
1- Observe a seguinte expressão: Te procurei e num te achei. Onde tá tu? Qual a gramática que permite esse tipo de construção?
Resposta: Gramática Descritiva
2- Assinale a única alternativa correta sobre signos linguísticos e percepção do mundo.
Resposta: Alguns lingüistas vêem os signos lingüísticos como elementos que recortam a realidade de um modo que varia de uma língua para outra.
3-Leia as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta.
I. Pela visão da macrolinguística, as línguas devem ser analisadas em si mesmas e sem referência a sua função social, como o fazem as crianças. falsa
II. Saussure postulava que a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma. correta
III. Os sistemas de signo como um todo, sejam eles linguísticos ou não, são estudados por uma ciência geral que Saussure chamava de Semiologia. correta
IV. Em todos os continentes do planeta todos os agrupamentos sociais desenvolveram uma língua. correta
Resposta: Estão corretas as alternativas II, III e IV.
4-As teorias dos gramáticos de Port-Royal surgiram da comparação entre línguas distintas, como grego e latim. O século XIX foi considerado a época de ouro da linguística histórico-comparativa. Ao encontrar semelhanças entre elas (grego e latim), os estúdios atribuíam-nas ao fato de ambas as línguas espelharem o pensamento humano. Sobre esse método de comparar línguas, marque a alternativa incorreta.
Resposta: Os comparatistas do século XIX consideravam milhares de palavras, em dezenas de línguas e utilizavam os registros escritos e não regularidades das mudanças fonéticas.
5- Relacione as áreas de pesquisa da linguística ao seu conteúdo.
(A)Fonologia		(B)Morfologia			(C)Sintaxe
(B) Explica como as palavras deletar, escanear e tuitar foram criadas.
(A) Estuda fenômenos que pesquisam o porquê de alguém falar mortandela e não mortadela.
(B) Analisa aspectos segmentais e suprassegmentais.
(C) Analisa como as palavras se organizam para formar frases em cada língua.
Resposta: BABC
6-Os Estados Unidos foram um dos países que receberam de braços abertos o método de Saussure. O método estruturalista de análise passou a ser aplicado em outras áreas, como a antropologia e na sociologia. Dois nomes se destacaram nessse tipo de estudo: Franz Boas e Edward Sapir. Sobre a hipótese de Sapir-Whorf, marque a alternativa incorreta.
Resposta: Apesar da força do estruturalismo, o método de estudo que mais contemplava era a linguística histórica, já que queriam registrar as linguísticas indígenas norte-americanas.
7-Sobre a definição e o objeto da linguística, observe: Para Saussure, a linguística deveria estudar a _________, esse sistema supraindividual, abstrato, sistemático e _________, e não a _______, tida, opostamente, como individual, concreta, assistemática e __________. Quais palavras competam as lacunas?
Resposta: língua – homogêneo – fala – heterogêneo
8-Julgue as proposições abaixo com ( V ) para verdadeiras ou (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V ) As atitudes linguísticas dos falantes não costumam ser objetivas nem científicas. Elas se baseiam em ideias que essas pessoas têm, previamente, acerca dos grupos que usam tal língua ou variedade.
(V ) Preconceito linguístico é a referência feita às atitudes linguísticas dos falantes com base em prejulgamentos, sem questioná-los nem refletir sobre eles.
(F ) Podemos afirmar que no Maranhão se fala o português mais correto do Brasil, pois este é um fato científico comprovado.
(F ) Atitudes linguísticas preconceituosas são exclusividade da sociedade brasileira, pois temos uma gigantesca desigualdade social que é responsável por intensificar os preconceitos linguísticos.
A sequência correta é: 
Resposta: V – V – F –F .
9- Leia as frases a seguir e aponte o único objeto direto da frase: “O meu amigo Carlos encontrou um pote de ouro no final do arco-íris.”
Resposta: Pote de ouro.
10- Leia as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta.
I.Pela visão da macrolinguística, as línguas devem ser analisadas em si mesmas e sem referência a sua função social, como o fazem as crianças.
II.Saussure postulava que a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma.
III.Os sistemas de signo como um todo, sejam eles linguísticos ou não, são estudados por uma ciência geral que Saussure chamava de Semiologia.
IV.Em todos os continentes do planeta todos os agrupamentos sociais desenvolveram uma língua.
Resposta: As alternativas II, III e IV estão corretas.

Continue navegando