Buscar

Relatório sobre o filme Rebeliões dos tubarões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
Disciplina: Linguagens e produção de texto
GABRIELLA OLIVEIRA GONÇALVES AUGUSTO
REBELIÃO DOS TUBARÕES
Salvador
2019
Atualmente, em jornais e revistas, são noticiadas inúmeros acontecimentos de ataques de tubarões em praias brasileiras. E as praias do nordeste por sua vez, na última década obteve cerca de 40 acidentes envolvendo tubarões e seres humanos. Então com objetivo de descobrir o real motivo destes ataques, o documentário: " Rebelião dos tubarões" mostra a união entre cientistas e mergulhadores para desvendar os segredos dos maiores predadores aquáticos do mundo.
O documentário se passa na cidade do Recife, capital do Pernambuco. Já a narração sensacionalista é feita por Lawrence Wahba e produzido pelo Discovery Channel.
Os "aspectos" ambientais que fazem interferência direta aos ataques de tubarões no litoral de Recife diz respeito à criação do porto do Suape ao sul da cidade e próximo as áreas de utilização dos banhistas, onde, com a chegada de embarcações acabam levando estes predadores às praias ao seguirem esses navios. Outra interferência é o principal deposito de Recife que fica ao lado de um riacho que deságua no rio Jaboatão, grande atrativo para os tubarões. Mas como se não bastasse foi descoberto um matadouro que descartava sangue e vísceras dos animais abatidos, Ou seja a interferência humana no meio ambiental tornou assim mais propício a chegada de tubarões na costa.
Para a diminuição de tais incidentes, seria necessário construir estruturas chamadas de “Quebra-mar” com a finalidade de proteger a costa, evitar rotas de navios que passem próximo ás praias usadas para banho, além de interditar trechos onde há a frequente incidência de tais fatos como no trecho da piedade em frente a igrejinha.
Por fim, como foi observado e tendo a conclusão de que o problema principal dos ataques do tubarão no Recife é o ecossistema desequilibrado e a partir desse fator é possível ter o verdadeiro comparativo entre os tubarões Recife e os tubarões acompanhados na região das Bahamas e Cuba por não atacarem os mergulhadores.
2

Outros materiais