Buscar

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A VIDA DE EPAFRODITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A VIDA DE EPAFRODITO
Referência Bíblica: Filipenses 2:25-29: “Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouviste que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse.”  
Introdução
Deus concedeu ao apóstolo Paulo, queridos irmãos e amados companheiros, como: o jovem Timóteo; o casal Aquila e Priscila; Lucas o médico amado e muitos outros. Dentre estes, Paulo tinha também em grande estima e amor, o querido irmão EPAFRODITO, cujo nome significa amável, simpático.
Os irmãos de Filipos receberam a noticia que o missionário e fundador da igreja estava preso e passava necessidade em Roma. Alguns irmãos tiveram a disposição para levantar uma oferta e enviá-la a Paulo. Mas, quem iria enfrentar os obstáculos de uma viagem tão longa e levar esta oferta?
Epafrodito, um dos irmãos daquela igreja se voluntariou como mensageiro das boas novas a Paulo, Filipenses. 4:18.
Chegando em Roma Epafrodito foi atingido por uma doença mortal. Os filipenses ficaram angustiados ao saber que ele estava doente. Paulo ao vê-lo às portas da morte, clama ao Senhor e sua saúde é restaurada. Paulo disse que Deus poupou Epafrodito, porque se ele tivesse morrido, Paulo teria sofrido tristeza. Paulo ordenou aos filipenses que honrassem homens como Epafrodito.
O que tornou este homem tão especial?
I. Primeira descrição de Paulo sobre Epafrodito era de Irmão (fraternidade)
Quando o apostolo Paulo se refere a Epafrodito chamando ele de: - Meu irmão, ele estava dizendo que eles eram irmãos não por que eram filhos carnais os da mesma mãe ou do mesmo pai,mas, sim que eles compartilhava a mesma fé redentora e  mesma visão da obra de Deus.
Agora, a grande verdade é que: somente irmãos verdadeiros se sacrificam uns pelos outros. Um irmão supre a necessidade do outro. Um irmão não guarda ressentimento porque é filho do mesmo pai.
Infelizmente tem muito crente por aí chamando o outro de irmão, mas vive em pé de guerra com este mesmo que chama de irmão. Existem crentes que vivem realmente como irmãos, como filhos do mesmo Deus, servindo a ele juntos e se preparando para morar no mesmo céu, mas infelizmente no meio do povo de Deus existem os falsos irmãos.
Versículos sobre amor aos irmãos: 1 Jo 3:14-15; 1 Jo 4:20-21.
Devemos amar os nossos irmãos de fé e este amor deve ser em todas as circunstâncias, por que existem pessoas que são amigas somente quando tudo vai bem, quando estamos em abundância. Existem amigos que são amigos pro churrasco, pro passeios, pras festas, mas quando vem a miséria eles estão prontos pra nos abandonar. Mas a bíblia nos ensina diferente.
- Em  todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Pv 17:17.
Epafrodito foi amigo e irmão de Paulo na hora da angustia. Quando Paulo esteve preso pode contar com ajuda do seu irmão Epafrodito.
Se queremos fazer a diferença na vida dos outros ... Se queremos ser o tipo de pessoas que os outros se preocupam, então precisamos ser irmãos (ou irmãs) para eles
Se formos como Epafrodito, não seremos amigos de tempos bons, amis irmãos que carregam os fardos uns dos outros.
II. Segunda descrição é que Epafrodito é ..um Cooperador (companheiro de trabalho)
O que é um cooperador? Um cooperador é um ajudador, é aquele que está sempre pronto para somar ao lado de seu líder.
Cooperador é aquele que trabalha sem aparecer. E se aparece não se ensoberbece. Infelizmente na obra de Deus existe muita gente que gosta aparecer, de ser o cabeça, o dirigente, o líder.
Existem pessoas que se for pra fazer a obra e ficar no anonimato; ele não faz, mas, Deus está nestes últimos dias a procura de cooperadores.
Até o apostolo Paulo que era um dos maiores lideres da igreja, quando os crentes de corinto começaram uma contenda, fazendo partidarismo na igreja, dizendo uns:- eu sou de Apolo e outros: - eu sou de Paulo; Ele  não teve nenhuma dificuldade  em dizer que nós somos cooperadores de Deus.
Como Devemos Cooperar (Trabalhar)?
· Devemos Cooperar com amor – (trabalhar com o coração)
· Devemos Cooperar com Fé
· Devemos Cooperar com prontidão; - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Rm 12:11
· Devemos Cooperar com alegria: Servi ao Senhor com alegria;  apresentai-vos a ele com cântico.  Sl 100:2
III- Epafrodito era um companheiro nos Combates (Lutas)
O que significa companheiro de combates?
Trata-se de um amigo e irmão nas horas mais difíceis. No momento em que a morte e a prisão rondavam o apóstolo Paulo, lá estava Epafrodito para animá-lo, consolá-lo e servir de apoio. Todos nós precisamos de um companheiro de lutas. Em todo tempo ama o amigo mais na angustia nasce o irmão. Pv 17:17.
A vida na Igreja não pode ser jamais uma competição: Competição de quem prega melhor, de quem canta melhor, de quem ora mais bonito, de quem lidera melhor um departamento; temos que subir juntos (Atos 3:1) E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. At 3:1.
Conclusão
Paulo no seu ministério teve vários amigos e ajudadores: Timóteo, Tito, Filemom, Priscila e Áquila e vários outros. Mas nestes poucos versículos no final da carta de filipenses, preso, aguardando sua sentença, ele não se esqueceu de honrar um grande amigo e irmão que na hora que ele mais necessitou ele lhe estendeu a mão.
Ao falar de Epafrodito  Paulo acabou por revelar suas grandes virtudes: irmão, cooperador, companheiro, e provedor.
Epafrodito é um exemplo a ser seguido por cada um de nós, que ao olhamos para o seu perfil possamos analisar a nós mesmos e perguntar-nos: E o que você temos feito pela obra de Deus na terra? Temos sido irmãos verdadeiros, cooperadores, companheiros de combate e provedores dos necessitados? 
Podemos ser um cristão que faz diferença. Que Deus nos abençoe!

Continue navegando