Buscar

Atividade Farmacologia AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA FARMACOLOGIA BÁSICA
Atividade Avaliativa para compor nota de AV1 – valor até 3,0 pontos
Nome: Jessica Jámilly Viana Almeida 	
Matrícula:01289799
Turma: 3MB
Regras
1. O prazo para envio da atividade respondida será até o dia 15 de Abril (quarta-feira), às 22h. Após essa data, cada dia de atraso no envio das atividades será descontado 1,0 ponto no valor máximo da atividade.
2. Cada aluno deverá enviar sua atividade individualmente através do email do professor: 011501761@prof.uninassau.edu.br
3. Ao anexar o arquivo com as respostas da atividade, o aluno deverá renomeá-lo da seguinte forma: FARMACOLOGIA+(3MB OU 3NB)+NOME COMPLETO
4. No assunto do email deve ser colocado o nome completo do aluno e a turma (3MB ou 3NB)
5. Os casos clínicos devem ser respondidos conforme o que se pede, de modo conciso e direto.
6. O aluno fica livre para escolher a forma como queira se preparar para a resolução desta atividade, podendo fazer consultada ou em grupos. Porém, vale ressaltar que o aprendizado referente aos assuntos desta disciplina é de extrema importância para a vida acadêmica e profissional. Logo, todos devem se esforçar para responder de modo a propiciar um melhor aprendizado.
Assuntos: Farmacocinética, Farmacodinâmica, Colinérgicos e Adrenérgicos
1. Para uma terapêutica segura e eficiente é necessário o conhecimento dos aspectos relacionados ao paciente e, também, ao medicamento para uma orientação precisa quanto ao seu uso. Explique a importância do monitoramento dos níveis plasmáticos de uma substância ativa no paciente e, de acordo com os princípios da farmacocinética, como os níveis plasmáticos podem sofrer alterações. (Valor: 0,5 pontos)
R- A farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME), ou seja, "o que o organismo faz com o fármaco". 
O processo de administração do fármaco pode ter impacto diretamente nos níveis plasmáticos influenciando em seu transporte distribuição e concentração, assim o mesmo chegara em seu local de ação tendo assim seu efeito esperado.
O fármaco chegando não corrente sanguínea ele fica em sua forma livre ou ligado a proteína, apenas os fármacos livre conseguem atravessar a barreira endotelial o fármaco tem uma alta afinidade pela proteína plasmática elas diminuem a distribuição, o metabolismo, com isso a um aumento do tempo da ação, o fármaco ira demorar mais a chegar em seu sitio de ação e assim demorar mais a ser eliminado do organismo esse termo deve ser distinguido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos.
As alterações que podem sofrer será influenciado pela: Idade do paciente, peso,sexo, genética, estilo de vida. 
2. Paciente A.C., 30 anos, dá entrada no hospital devido a uma infecção causada pela Chlamydia e lhe é receitado TETRACICLINA VO, 6,625-12,5 mg/Kg, 6/6 h. Porém, por ser uma droga que apresenta caráter ácido e, também, ação quelante acaba provocando grande ardência epigástrica e por isso foi pedido pelo paciente leite ou algum antiácido que pudesse ser utilizado. O seu pedido foi negado, por quê? Explique com base em princípios farmacocinéticos. (Valor: 0,5 pontos)
R. A Tetraciclina apresenta caráter ácido e o leite ou um antiácido apresenta caráter básico dessa forma iria haver interação entre ambos ocorrendo assim a ionização da Tetraciclina diminuindo a sua absorção, pois os medicamentos so são absorvidos na sua forma não ionizada além da formação de compostos insolúveis (quelatos). 
3. Para o tratamento de um paciente com tuberculose pulmonar, uma das drogas receitadas foi RIFAMPICINA, VO, com dose única. Ao ser apresentadas as interações medicamentosas, foi frisado bastante a necessidade de se utilizar outros tipos de prevenção sexual além anticoncepcional. Qual a relação entre um medicamento para tuberculose e a possibilidade de gravidez? Explique com base em algum princípio farmacocinético. (Valor: 0,5 pontos)
R- A Rifampicina é de uma classe de antibióticos que pode acelerar a capacidade do fígado para decompor moléculas e medicamentos, incluindo as pílulas anticoncepcionais, que são continuamente processadas pelo fígado que. Por esse motivo, qualquer pessoa que tome qualquer forma de contraceptivo hormonal, como a pílula, o adesivo, o anel, a mini pílula ou o implante, e que receba tratamento com a Rifampicina, deve estar consciente que o seu contraceptivo hormonal poderá não ser tão eficaz, o que pode aumentar a probabilidade de engravidar
4. Uma menina com 12 anos de idade da entrada no pronto socorro com febre e dor de garganta. Ela é diagnosticada com faringite estreptocócica do grupo A e é tratada com Penicilina IM. Alguns minutos após a injeção, a menina apresenta dispinea, taquicardia e hipotensão. Percebe-se que apresenta sibilo ao exame. Também queixa-se de disfagia. Adrenalina IM é administrada imediatamente para sua reação anafilática. (Valor: 0,5 pontos)
a) Que efeito a adrenalina terá no sistema vascular dessa paciente?
R- A adrenalina aumenta a força de contração cardíaca (efeito inotrópico positivo: ação β 1) e aumenta a frequência cardíaca (efeito cronotrópico positivo: ação β1). Estes efeitos levam a uma maior demanda de oxigênio no miocárdio. A adrenalina faz constrição das arteríolas da pele, das mucosas, e vísceras (efeitos α 1); e dilata os vasos que irrigam o fígado e a musculatura esquelética (efeitos beta 2). O fluxo sanguíneo renal é diminuído. Ocorre um aumento na pressão sistólica e uma pequena diminuição na pressão diastólica.
b) Que adrenoceptor divide primariamente a resposta vascular, explica seu mecanismo molecular de ação?
R- alfa-1 (α1). 
A ligação da adrenalina a α1-adrenoceptores ativa proteína G (proteína de ligação a GTP do tipo Gq [Gq]) para estimular a fosfolipase C, resultando na formação de 1,4,5-trifosfato de inositol (IP3) promove a liberação de Ca2+ a partir de depósitos intracelulares. A interação da adrenalina com adrenoceptores α2 ativa a proteína de ligação a GTP do tipo Gi (Gi) inibindo a atividade de adenilil-ciclase e diminuindo o monofosfato de adenosina cíclico intracelular (AMPc).
c) Que efeito terá a adrenalina em seu sistema respiratório?
R- A adrenalina causa uma potente broncodilatação por agir diretamente na musculatura lisa bronquial (ação beta 2). Esta ação alivia todos os sintomas alérgicos ou induzidos pela histamina que provocam broncoconstrição. Em casos de choque anafilático este efeito pode salvar uma vida. Em indivíduos que sofrem de ataque asmático agudo, a adrenalina alivia a dispneia (respiração forçada) e aumenta o volume de gases inspirados e expirados.
d) Que adrenoceptor divide primariamente a resposta no sistema respiratório, explica seu mecanismo molecular de ação?
R- Beta-2 (β2 aumentando uma estimulação mediada pela proteína-G da atividade de adenilil ciclase, aumentando, desse modo, os níveis intracelulares de AMPc e atividade de proteína cinases dependentes de AMPc
5. Uma mulher de 25 anos de idade chega ao consultório médico queixando-se de problemas de visão. Ela tem dificuldade em manter os olhos abertos, alega ter “visão dupla” e dia que esses sintomas oscilam durante o dia. Em exame médico, é verificado que a mulher possui ptose mais acentuada no olho esquerdo, mas que passa para o olho direito também e que sua ptose parece melhorar após descansar os olhos. Outra queixa da mulher é que nos últimos 2 meses tem tido dificuldades em executar seus exercícios físicos de rotina, alegando fadiga. O médico realiza o teste do edrofônio que deu positivo, podendo o médico fechar um diagnóstico (Valor: 0,5 pontos)
a) Como o teste do edrofônio ajudou o médico a diagnosticar a paciente e qual a doença a mesma possui?
R. O teste do edrofônio usa a administração intravenosa de cloreto de edrofônio para aliviar muito brevemente fraqueza em pessoas com miastenia gravis. A droga bloqueia a degradação (destruição) da acetilcolina e, aumenta temporariamente os níveis de acetilcolina na junção neuromuscular. 
Paciente apresentaMiastenia Gravis. 
b) Qual o mecanismo de ação do Edrofônio?
R- Ao inibir a enzima que degrada a acetilcolina(Ach), a colinesterase, permite que a Ach estimule por mais tempo os receptores nicotínicos na placa muscular.As ações do edrofônio são similares às da Neostigmina, mas é absorvido mais rapidamente e uma ação mais curta, de cerca de 10 minutos. É uma amina quartenária, não atravessa a barreira hemato-encefálica. Em pacientes com miastenia gravis uma injeção intravenosa causa um rápido aumento da força muscular.
6. Uma mulher de 53 anos de idade chaga para consulta médica de rotina. Ela tem viagem de cruzeiro marcada em duas semanas, mas está preocupada com a cinetose. A mulher relata que um amigo falou que existe um adesivo que ajuda nesse problema. O médico a examina, aparentemente está bem de saúde e prescreve o adesivo transdérmico de escopolamina para a paciente utilizar durante a viagem. (Valor: 0,5 pontos)
a) Qual o mecanismo de ação da escopolamina, detalhe sobre o mecanismo do receptor associado?
R- A Hioscina age bloqueando os receptores muscarínico M3 da acetilcolina (antagonista muscarínico) da musculatura lisa, impedindo a sua contração, diminuindo dor e desconforto gástrico. Pode ser associada com analgésicos como paracetamol ou dipirona a fim de otimizar a diminuição do estímulo da dor. Por possuir efeito semelhante à atropina (beladona), apresenta efeitos antidismenorréico, antiarrítmico (parenteral), antiemético e antivertiginoso. A Hioscina se diferencia da atropina por deprimir o SNC mesmo em doses terapêuticas, sem, contudo, estimular os centros medulares, não interferindo na frequência respiratória e pressão arterial. O efeito da Hioscina sobre os músculos ciliares do cristalino, esfíncter do olho, glândulas salivares, bronquiais e sudoríparas é mais intenso em relação à atropina. Sua eliminação é renal.
b) Quais são os efeitos colaterais comuns a essa medicação?
R- Podem ocorrer efeitos colaterais anticolinérgicos, incluindo sensação de secura da boca, disidrose, taquicardia e, potencialmente, retenção urinária; em geral, estes efeitos são leves, desaparecendo espontaneamente.
c) Quais seriam algumas contraindicações relativo ao seu uso?
R- Este medicamento é contraindicado em caso de miastenia grave e de megacólon. Ademais, o produto não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao butilbrometo de escopolamina ou a qualquer outro componente da fórmula. O produto não é indicado na diarreia aguda ou persistente da criança. O medicamento é contraindicado em pacientes com idade avançada especialmente sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária.

Outros materiais