Buscar

Atividade A busca da verdade HPF responder as questões 1 bimestre


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOLOGIA
QUESTIONÁRIO HPF 1 
· Qual é a principal preocupação dos filósofos pré-socráticos?
Foram os pré-socráticos que iniciaram o processo de desligamento entre a filosofia e o pensamento mítico. Enquanto nos relatos míticos a natureza era explicada a partir da geração dos deuses, os filósofos pré-socráticos investigavam essa origem de maneira racional. Para eles, o princípio (a arkhé, em grego) não se encontra na ordem do tempo mítico, mas trata-se de um princípio teórico, fundamento de todas as coisas. Relembramos que grande parte da obra dos primeiros filósofos foi perdida, deles nos restando apenas fragmentos e os comentários feitos pelos filósofos posteriores.
· Faça um paralelo entre Heráclito e Parmênides, por meio de um esquema comparativo de suas ideias.
	 Heráclito
	 Parmênides
	Heráclito procura entender a multiplicidade do real, mas ao contrário dos seus contemporâneos ele não rejeita as contradições e procura aprender a realidade nas suas mudanças. O ser é o múltiplo, não apenas no sentido de que há uma multiplicidade de coisas, mas por estar constituído de oposições internas. todas as coisas podem ser representadas pela metáfora do fogo, expressão visível da instabilidade.
	Para Parmênides filosófica influenciou de modo decisivo o pensamento ocidental. Criticou a filosofia heraclitiana: ao "tudo flui" de Heráclito. Para ele é um absurdo afirmar que uma coisa pode ser e não ser ao mesmo tempo. À contradição opõe o princípio segundo o qual "o ser é" e o "não ser não é". Parmênides, a partir do princípio estabelecido, conclui que o ser é único, imutável, infinito e imóvel, o movimento existe apenas no mundo sensível, e a percepção pelos sentidos é ilusória. 
· Qual foi a importância dos sofistas para a educação e a política?
A contribuição para a sistematização do ensino foi notável, pela elaboração de um currículo de estudos: gramática da qual são os iniciadores, assim os sofistas contribuíram na educação e na política. Elaboraram o ideal teórico da democracia, valorizada pelos comerciantes em ascensão cujos interesses passaram a se contrapor aos da aristocracia rural.
· "Só sei que nada sei": em que medida não se trata de simples conclusão psicológica, mas de uma atitude filosófica?
"só sei que nada sei", afirma uma atitude filosófica quando consiste justamente na sabedoria de reconhecer a própria ignorância, inicia a busca do saber.
· Em que medida a teoria das ideias de Platão pretende superar o pensamento de Heráclito e Parmênides?
Heráclito, que afirma a mutabilidade essencial do ser, e o de Parmênides, para quem o ser é imóvel. Assim Platão supera a oposição entre o pensamento deles não negando-os, mas unificando-os, afirmando que a "fluidez" das coisas é "captada e identificada" porque nos remetemos às formas inteligíveis.
· O que significa dizer que Aristóteles trouxe "as ideias do céu a terra"?
Aristóteles acredita que a razão é o fim da existência, não coloca o supremo bem como algo inalcançável para os seres humanos. Para Aristóteles através da ação racional o homem é capaz de alcançar o supremo bem. Aristóteles reuniu o mundo sensível e o inteligível no conceito de substância de cada ser que existe é uma substância, essência e acidente.
· Qual é a importância da metafísica no pensamento grego?
A importância da metafisica no pensamento grego e a origem das ideias é explicada pela abstração, pela qual o intelecto, parindo das imagens sensíveis das coisas particulares, elabora os conceitos universais. Os primeiros princípios da ciência são estabelecidos por percepção ou por indução, que conduz ao universal pela revisão de exemplos particulares. Depois, por dedução, são extraídas conclusões por um processo de raciocínio que progride do universal para o particular. Ou seja, todas as ciências referem-se continuamente ao ser e a diversos conceitos ligados diretamente a ele, como identidade, oposição, diferença, gênero, espécie, todo, parte, perfeição, unidade, necessidade, possibilidade, realidade etc.
· Interprete o "mito da caverna" de Platão do ponto de vista epistemológico.
A alegoria da caverna representa as etapas da educação de um filósofo, ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade.

Continue navegando