Buscar

Magnésio: Importância e Benefícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

I - Introdução: 
O magnésio vem ganhando maior reconhecimento por atletas e pessoas comum pela importância nutricional que apresenta. O magnésio é utilizado como suplemento alimentar para pessoas que tem deficiência do mesmo na sua dieta.
II- Histórico 
Os Alimentos com concentração de magnésio são muito comuns, e para obter os níveis adequados do mineral é fácil, desde que haja vontade. Porém quando não se obtém os níveis necessários, pode-se fazer uma suplementação para se atingir os níveis recomendados.
O Magnésio possui uma série de benefícios para o corpo humano, de modo que quando se tem a deficiência se torna bastante prejudicial.
III - Funções no organismo.
1.Saúde Cardiovascular 
Magnésio ajuda a manter a regularidade dos batimentos cardíacos, esse é o benefício mais essencial, pois sem o magnésio o coração sofre pela ausência de ritmo e traz sérias consequências e também exerce a função de proteger o coração do estresse muscular e colabora também no controle da pressão arterial. 
2.Saúde Óssea
O magnésio também desempenha importante função na manutenção da densidade óssea adequada, função que se faz importante para crianças e adolescentes, dos quais dependem da densidade correta dos ossos. Para os adultos e idosos, as propriedades do mineral ajudam a manter os ossos saudáveis ao longo do tempo.
3. Melhor Nutrição
Capacidade do magnésio na ativação de diversas enzimas, substâncias essenciais para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Concluímos então que quando o referido mineral é ingerido de maneira correta ele cria efeito benéfico sobre a nutrição em geral.
4. Digestão Adequada
Magnésio possui uma propriedade laxante, pois está presente em muitos processos digestivos, por conta disso quem ingere a quantidade correta de magnésio, não tem problemas como indigestão, dores abdominais, gazes, constipações e vômitos. 
5. Regulação dos Níveis de Açúcar
Ele possui também a função de reguladora que reage a ação da insulina em relação aos níveis de açúcar no sangue, mantendo assim constante e sob controle os referidos níveis. 
6. Saúde Mental e Nervosa
Podem ser evitados ansiedade, estresse, ataque de pânico ou agitação excessivas pelas pessoas que atinge as necessidades diárias do mineral. Ele é reconhecido por aliviar a intensidade das dores de cabeça, enxaquecas e reduzir sua frequência. 
7. Maior Produção de Colágeno
	A produção de colágeno é beneficiada de modo que as proteínas ficam mais abundantes nos tecidos fibrosos como ligamentos, tendões e pele. Os benefícios não se estendem apenas à saúde, mas a beleza e a boa forma, por ter o poder de manter a pele tonificada.
	
8. Sono Melhor
Quem sofre de insônia, deve usufruir de mais um dos benefícios do magnésio, que também tem a função de regular a produção de melatonina, que colabora para um descanso por mais tempo e com melhor qualidade.
9. Perda de Peso
O magnésio quebra o ciclo de alimentação excessiva, através da ativação de enzimas, com isso o corpo tem uma sensação de saciedade por mais tempo e com mais intensidade. Ele também promove a regulação do metabolismo dos níveis de açúcar e com isso evita que seu excesso provoque o acumulo de gorduras. Sensibilidade à Insulina que conduz a níveis mais baixos desse hormônio, responsável por estimular o acumulo de gorduras.
10. Ganho de Massa Muscular
As funções do magnésio na síntese proteica têm os benefícios de recuperação e desenvolvimento muscular. Na síntese de ATP, a molécula usa o corpo como fonte de energia, pessoas com baixos níveis de magnésio possuem menos disponibilidade energética, o que se nota durante a pratica de atividade física. Treinos de resistência muscular são beneficiados amplamente por níveis adequados deste mineral.
11. Saúde Durante a Gravidez
O magnésio tem o poder de aumentar a tolerância a dor, de modo que pode colaborar para um parto mais tranquilo, além de reduzir os riscos de osteoporose.
III – Efeitos de sua deficiência e de sua intoxicação
1.Deficiência = É um fator raro mas pode acontecer em pessoas com alimentação extremamente inadequada ou por pessoas que possuem doenças que afetam diretamente a absorção de minerais. Alcoolismo, envelhecimento e medicações também se enquadram nos fatores de risco, no que se trata de absorção. A falta do mineral traz a fadiga muscular e fraqueza. Regulações dos batimentos do coração e arritmia cardíaca também ocorrem na deficiência do mineral. O magnésio também mantém a densidade dos ossos, resultando num crescimento inadequado ou osteoporose. Falta de apetite, náuseas, vômitos e constipação, são problemas digestivos que aparecem com a quantidade inadequada de magnésio no organismo, que por sua vez se juntam com insônia, dores de cabeça, enxaqueca, ansiedade, irritação e irritabilidade.
2. Intoxicação = quando se tem uma overdose (superdose) de magnésio provoca diversos desconfortos, o mais perigoso é o efeito laxante, que dependendo da dose pode desencadear uma diarreia bem severa. Ainda pode-se ocorrer uma queda de pressão, câimbras, fadiga e fraqueza. 
IV – Fontes Alimentares
	O magnésio é encontrado em grande quantidade na castanha-do-pará e nas amêndoas, espinafres e grãos integrais. 
	Em quantidades significativas nos peixes, a cevada, alcachofra, batata doce e amendoins. 
Alimentos com magnésio extremamente comuns, como é o caso das farinhas de trigo e de milho, dos tomates, dos laticínios e do chocolate.
Apesar de desnecessária para pessoas saudáveis que podem obter o mineral naturalmente, a suplementação de magnésio pode ser muito benéfica para os idosos ou para pessoas cujas doenças ou medicação afetam a absorção de magnésio ou de minerais de uma forma geral.
V- Conclusão: 
VI - Referencias Bibliográficas:

Continue navegando

Outros materiais